Comemorações do 25 de Abril em Sernancelhe

Paulo de Carvalho, Orquestra das Beiras, André Cardoso e Academia de Música nas Comemorações do 25 de Abril, em Sernancelhe

O Concelho de Sernancelhe prepara-se para assinalar, de forma memorável, o 25 de abril. Com um programa que pretende distinguir o mérito de pessoas e instituições que têm dado um importante impulso ao Concelho e homenagear Aquilino Ribeiro com a apresentação de um livro inspirado na sua vasta obra literária, personalidades de relevo a nível nacional como D. Manuel da Silva Martins, Miguel Veiga e o antigo Presidente da Assembleia da Republica, Barbosa de Melo, estarão presentes no evento, que ficará completo com um momento musical pelos alunos da Academia de Música de Sernancelhe e um concerto da Orquestra das Beiras com o renomado pianista sernancelhense André Cardoso e o músico Paulo de Carvalho, um símbolo do 25 de abril.

Na cerimónia, que contará com uma sessão solene evocativa do 25 de abril no salão Nobre dos Paços do Concelho, vão ser distinguidos com a Medalha Municipal de Mérito a Banda Musical 81 de Ferreirim, agremiação com mais de 30 anos de atividade em prol da cultura e da arte no Concelho de Sernancelhe, responsável por formar centenas de jovens músicos e cultivar uma escola de civismo, de sentido comunitário, de partilha e entreajuda, e o Dr. Paulo Neto, professor, diretor da Revista Literária "Aquilino", um dos mais convictos seguidores e divulgadores do Mestre Aquilino Ribeiro e da sua obra, a quem o Município reconhece a persistente luta para que Aquilino Ribeiro não caísse no esquecimento e a sua obra fosse considerada e reconhecida pela importância que realmente tem.

O programa das comemorações contempla ainda a apresentação do livro "À Sombra de Mestre Aquilino na Casa Grande de Romarigães, da autoria de Manuel de Lima Bastos, no Auditório Municipal, pretendendo-se assim homenagem o sernancelhense que foi um símbolo da luta pela liberdade: Aquilino Ribeiro.

A propósito da apresentação desta obra, Sernancelhe recebe a visita de figuras ilustres da sociedade portuguesa como Dr. Miguel Veiga, Dom Manuel da Silva Martins, Bispo Emérito de Setúbal, e o Professor Barbosa de Melo, antigo Presidente da Assembleia da República. Caberá a Miguel Veiga, advogado e escritor, a apreciação da obra, ficando as restantes intervenções a cargo de Dom Manuel Martins, do autor, Manuel de Lima Bastos, e do Presidente da Câmara, José Mário Cardoso, que encerrará a cerimónia.

A evocação do 25 de abril passa depois para o Expo Salão, onde, por volta do meio-dia, acontecerá o momento musical pelos alunos da Academia de Música de Sernancelhe, que antecede o Concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, na primeira parte com André Cardoso, e na segunda com Paulo de Carvalho.

 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca