Escritor sernancelhense Miguel Amori doa livros da sua autoria à Biblioteca Abade Vasco Moreira

Escritor sernancelhense Miguel Amori doa livros da sua autoria à Biblioteca Abade Vasco Moreira

O escritor sernancelhense Miguel Amori, professor de Educação Moral Religiosa Católica, doou à Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, no dia 15 de abril de 2013, oito livros da sua autoria, exemplificativos de uma carreira bibliográfica recente e que espelha "a alegria de escrever e a vontade de refletir" que o escritor assume como máxima de vida.

"Entre a poesia, o ensino e as páginas da história surgem os livros do escritor que deseja sonhar acordado e anseia partilhar com todos nós as suas descobertas e as suas reflexões", lê-se no blog http://miguelamori.no.comunidades.net/, frase que explica a verdadeira motivação para a criação de obras tão diversas como "Bombeiro como nós", "Ao acaso sem ocaso", "Uma História repleta de estórias", "Nas margens da fé", "Parceria Escola-Família: uma relação vital", "O olhar de um peregrino", "Cinco castanheiros e uma castanha" e "Realidades de um sonho".

Do conjunto das suas obras, algumas de reconhecida importância para a compreensão da relação vital entre a escola e a família, várias tiveram como epicentro Sernancelhe, como é o caso do livro "Cinco Castanheiros e Uma Castanha", editado em Maio de 2004, e que o autor descreve como "uma homenagem à capital da castanha: Sernancelhe; pretende-se com esta obra mostrar a realidade dos homens que dedicam a sua vida à apanha da castanha. Mais que um livro com uma escrita poética, é sem dúvida um relato histórico narrado pelos olhos de um poeta". O mesmo sucede com o livro "O olhar de um peregrino", edição de Junho de 2004, uma visão diferente do segundo santuário mariano mais visitado por peregrinos em Portugal" e contou com prefácio de D. António dos Santos, Bispo de Aveiro. Nesta obra, Miguel Amori pretendeu mostrar "a realidade de um santuário, de um povo, de uma cultura e dos peregrinos que acorrem ao alto da serra da Lapa para visitar Nossa Senhora e para pedir proteção ou simplesmente agradecer um milagre".

A Vila da Ponte e o seu Santuário de Nossa Senhora das Necessidades mereceram também destaque considerável, e talvez único, na obra "Nas margens de uma fé", que "relata a história de uma aldeia situada no distrito de Viseu", nas margens no monte sobranceiro ao Rio Távora, procurando o autor transmitir a perceção de "um peregrino que deposita a sua fé nas mãos de Nossa Senhora, a Mãe do Cristo Redentor".

"Bombeiros como nós" é um livro "realista que nos mostra o espírito solidário, a entrega gratuita, a disponibilidade permanente e os riscos vividos pelos Soldados da Paz. Retrata vivências inamovíveis que prendem o leitor a um universo textual de emoções e sentimentos. Na sua afirmação, as atitudes, os gestos, os pensamentos, o sentir do narrador convergem para uma partilha emocional unificadora com o leitor". É a própria vivência de Miguel Amori que se descortina nas páginas deste livro, uma homenagem assinalável à Corporação de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, de que sempre fez parte.
Carlos Silva Santiago, Vice-Presidente do Município de Sernancelhe, recebeu as obras doadas pelo escritor, tendo agradecido a distinção e destacado o facto de Miguel Amori contribuir para o engrandecimento do acervo literário da Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira. O autarca demonstrou ainda o quanto é importante o "exemplo e as publicações de Miguel Amori, quer como registos da história, da cultura e do nosso património, mas também como incentivos ao despoletar da leitura entre os mais jovens".

Da entrega foi lavrado um auto que registou o momento e marcou o início de uma relação literária muito próxima entre o escritor Miguel Amori e a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, um espaço de cultura que tem as suas portas sempre abertas aos escritores, em especial aos que são naturais do Concelho.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca