SERNANCELHE RENDE HOMENAGEM A JEAN-MARCEL CASTET
Faleceu em dezembro de 2012 o antigo Presidente da Câmara Municipal de Jacou, Jean-Marcel CASTET, um dos impulsionadores da geminação entre Sernancelhe e Jacou. Foi um exemplo de vida para todos nós, pelo seu empenho e dedicação à causa pública, contribuindo em muito para o desenvolvimento da geminação entre os nossos dois municípios.
Tido sempre como um autarca modelo, cujo nome se inscreve entre os políticos visionários da sua geração, Jean-Marcel CASTET conseguiu o feito de colocar a pequena vila de Jacou entre as mais destacadas de França em matéria de desporto, nomeadamente na modalidade de râguebi, e foi igualmente pioneiro ao criar uma região de L´Herault forte e capaz de promover o desenvolvimento homogéneo de todas as comunidades.
Este homem, com quem tivemos o privilégio de conviver durante perto de duas décadas, era detentor de uma personalidade moldada por um caráter forte, de enorme seriedade e um sentido de abertura a outras culturas, a outros países e a outros povos verdadeiramente admirável.
Foi este autarca que Sernancelhe teve a honra de conhecer e admirar quando o destino quis que nos juntássemos e nos geminássemos como concelhos irmãos. Foram bons anos de convivência testemunhados por centenas de sernancelhenses, pelas associações educativas, culturais, recreativas e desportivas. As famílias de acolhimento, conceito trazido por Monsieur CASTET, promoveu um intercâmbio que criou amizades profundas entre as gentes de Sernancelhe e as gentes de Jacou.
Temos que reconhecer que Sernancelhe beneficiou deste modo de estar na vida pública do Monsieur CASTET, já que o exemplo de Jacou potenciou, em diversos momentos da história da geminação, encontros culturais, desportivos e educativos que muito contribuíram para a formação da personalidade de dezenas de jovens sernancelhenses.
Lembrar também, a este propósito, as oportunidades que se abriram para os estudantes da Escola Profissional de Sernancelhe, que beneficiaram do intercâmbio proporcionado pela Geminação, nomeadamente a oportunidade de estagiarem em empresas sediadas em Montpellier, a que pertence administrativamente a vila de Jacou.
Jean Marcel CASTET olhou sempre para o mundo lusófono com admiração e quis, desde o primeiro momento, associar-se também à geminação tripartida que une desde 1999 os Municípios de Paúl, (Ilha de Santo Antão - Cabo Verde) Sernancelhe e Jacou.
Tendo sido autarca de um concelho cujos munícipes guardam ainda os horrores e os traumas dos efeitos da 2º Guerra Mundial, Jean Marcel CASTET prezava, como ninguém, conceitos como a Paz e a Liberdade. Por isso, Sernancelhe rendeu-lhe homenagem, ainda em vida, no dia em que se assinala o dia da Liberdade em Portugal: o dia 25 de abril de 1974. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 25 de Abril de 2012, foi homenageado pelo Município de Sernancelhe com a Medalha Municipal de Mérito, um reconhecimento de todo o Concelho de Sernancelhe pelo trabalho, pelo mérito, pela bondade e pelo exemplo que, tantas vezes, Sernancelhe admirou e seguiu rumo ao seu desenvolvimento.
A sua morte representa pois uma grande perda para Sernancelhe. Por esse motivo, queremos, neste momento, render-lhe homenagem e assegurar-lhe que a obra que empreendeu com a Geminação perdurará.