Cantar as janeiras, uma tradição que Sernancelhe sabe manter

Cantar as janeiras, uma tradição que Sernancelhe sabe manter

Preservar as tradições é um exercício difícil. Respeitar a identidade de um povo, o rigor dos seus rituais e manifestações é possível se conseguirmos obedecer a duas premissas essenciais: recolher e inventariar quadras e cantorias; e apelar aos anciãos para subirem ao palco e interpretarem temas que guardam nas suas memórias de infância e dos tempos de cultura das suas terras. É esta a fórmula em que assenta o Encontro de Cantadores de Janeiras, iniciativa organizada pelo Município de Sernancelhe, na tarde de 7 de janeiro, no Expo Salão, marcada pela presença de centenas de pessoas do concelho e da região e por uma festa da tradição, um momento de garantia da preservação do legado cultural que define o Concelho.

Mensagem de Natal

Caros amigos,

O Natal é uma das mais belas datas do nosso calendário, tanto pelo seu simbolismo como pelo tempo de reflexão que a todos desperta.

Porque mais um ano está a chegar ao fim e mais um ciclo se fecha, é tempo de olharmos para trás e evidenciarmos o caminho percorrido, confirmarmos as metas e objetivos cumpridos e, com a chegada do novo ano, desenharmos as linhas que serão orientadoras do futuro do nosso Concelho.

Por isso, não quero deixar de, nesta quadra natalícia, e na qualidade de Presidente da Câmara, endereçar uma mensagem de paz, de amizade e estima a todos vós, munícipes de Sernancelhe.

Neste Natal redobra também a saudade. Principalmente de tantos concidadãos nossos que passam o Natal nos países onde estão emigrados.

Cumprimento igualmente todos os sernancelhenses emigrantes e os residentes em qualquer ponto do nosso País que têm oportunidade de nos visitar neste Natal, desejando boa viagem e ótima estada por Sernancelhe, junto das vossas famílias.

A todos envio um forte abraço, desejando que a saúde e as realizações pessoais estejam sempre presentes nas vossas vidas.

Votos de Santo e Feliz Natal e um Ano Novo pleno de saúde e sucesso.

O Presidente da Câmara

Carlos Silva Santiago

 

Concerto de Natal

Conservatório Regional de Música de Ferreirim realizou Concerto de Natal no Expo Salão

O Conservatório Regional de Música de Ferreirim protagonizou um Concerto de Natal no Expo Salão de Sernancelhe, na tarde de domingo, 17 de dezembro, assistido por mais de três centenas de pessoas. Depois de terem realizado, no dia anterior, uma iniciativa semelhante, mas de cariz solidário, no salão dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, as crianças e jovens que frequentam o Conservatório mostraram os ensinamentos adquiridos ao longo do ano e recolheram merecidos aplausos do público.

 Lima Bastos apresentou “No Adeus à Sombra de Mestre Aquilino” e “O Retrato de Aquilino II”

Lima Bastos apresentou “No Adeus à Sombra de Mestre Aquilino” e “O Retrato de Aquilino II”

Manuel de Lima Bastos apresentou, na tarde de 16 de dezembro, no Auditório Municipal de Sernancelhe, as obras “No Adeus à Sombra de Mestre Aquilino” e “O Retrato de Aquilino II”. Com sala cheia, o autor que tem dedicado a sua pesquisa e escrita ao escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, ouviu palavras elogiosas de todos os oradores, destacando-se as intervenções do médico Jaime Milheiro, do editor fonográfico Arnaldo Trindade, e do Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago.

Sernancelhe celebra o Natal com as crianças das escolas

Festa de Natal das crianças assinalada com filmes, teatro e música

A poucos dias do Natal, e já com o fim do primeiro período escolar a acabar, as crianças das escolas do Concelho rumaram ao Expo Salão, no dia 15 de dezembro, para participarem na Festa de Natal. Esperava-os o Pai Natal, um filme alusivo à quadra, um concerto pelos professores e alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular, uma peça de teatro pela Filandorra e, por fim, uma prendinha de Natal para todos.

 Sernancelhe rende homenagem aos seniores com o “Natal Sem Idade”

Sernancelhe rende homenagem aos seniores com o “Natal sem Idade”

O “Natal sem Idade” é uma iniciativa única na região e que, a cada ano, ganha redobrado simbolismo pois pretende homenagear os seniores, a geração de pessoas que foram os obreiros do Concelho. Este ano, mais exatamente no dia 14 de dezembro, cerca de 1200 pessoas, de todas as freguesias, encheram o Expo Salão e participaram numa jornada de grande alegria, com boa disposição, em que a missa foi o momento mais marcante e vivenciado, antecipando a quada natalícia.

CLDS 3G E Esproser preparam peça de teatro “Sonho de Uma Noite de Natal” para os utentes dos Centros Lúdicos e Projeto Integrar

CLDS 3G E Esproser preparam peça de teatro “Sonho de Uma Noite de Natal” para os utentes dos Centros Lúdicos e Projeto Integrar

O Natal chegou mais cedo para os utentes dos centros lúdicos e do projeto Integrar do Concelho de Sernancelhe. Por iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-3G), em colaboração com a Escola Profissional de Sernancelhe (ESPROSER), cerca de duas dezenas de alunos daquela instituição de ensino levaram à cena, no Auditório Municipal, na tarde de 12 de dezembro, a peça de teatro “Sonho de uma noite de Natal”.

 Chosendo inaugurou a requalificação da fonte do Adro e paragem de autocarro no dia de Santa Bárbara

Chosendo inaugurou a requalificação da fonte do Adro e paragem de autocarro no dia de Santa Bárbara

Há muito que a comunidade de Chosendo vem cumprindo a tradição de celebrar, nos primeiros dias de dezembro, a Santa Bárbara. Ao longo dos anos a festa tem-se mantido fiel ao ritual religioso de subir, em procissão, até ao monte onde está a Capela e aí celebrar a missa, mas este ano, mais exatamente, no dia 10, a Junta de Freguesia aproveitou o momento para inaugurar a requalificação da fonte e paragem de autocarro.

 Centro de Artes acolheu o Mercado de Natal

CENTRO DE ARTES ACOLHEU O MERCADO DE NATAL

O Centro de Artes de Sernancelhe acolheu o Mercado de Natal, uma organização do Município, incluída nas várias propostas para esta quadra e que juntou dezenas de comerciantes, entre produtores e associações locais, numa mostra que permitiu aos visitantes adquirirem prendinhas, decorações de Natal, provar os doces natalícios e confraternizar. Durante os dias 9 e 10 de dezembro, o Centro de Artes, em tempos conhecido como a casa dos artistas, e hoje sede de várias associações culturais, educativas e empresariais, ganhou um colorido marcadamente natalício, com a Aldeia Natal, as casas temáticas para a crianças e a sempre aguardada presença do Pai Natal.

Pág. 1 de 12