RTP vai estar em direto da Festa da Castanha de Sernancelhe

RTP VAI ESTAR EM DIRETO DA FESTA DA CASTANHA DE SERNANCELHE

No ano em que comemora 25 anos, a Festa da Castanha de Sernancelhe vai estar novamente em grande destaque no País e no Mundo através da RTP, com o Aqui Portugal, no dia 28 de outubro. Das 14:00 às 20:00 horas, o Expo Salão será uma janela para o mundo, a partir de onde Catarina Camacho, Joana Teles e Hélder Reis darão a conhecer a castanha, o património, o artesanato, a história, a gastronomia, a cultura e o turismo que define o nosso Concelho. Catarina Camacho já esteve por cá em reportagem, tendo registado o melhor da nossa terra, que será mostrado pela RTP no dia 28.

ação promocional da castanha em Lisboa

Sernancelhe organiza ação promocional da castanha em Lisboa, no dia 24 de outubro

A Festa da Castanha de Sernancelhe chega a Lisboa no dia 24 de outubro e traz à capital os sabores típicos da região, onde a castanha é a rainha. A iniciativa é da Câmara Municipal de Sernancelhe e tem como objetivo promover a Festa da Castanha de Sernancelhe, marcada para os dias 27, 28 e 29 de outubro neste concelho do distrito de Viseu.

 Órgãos Autárquicos tomaram posse no dia 15 de outubro

ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS TOMARAM POSSE NO DIA 15 DE OUTUBRO. PRESIDENTE DA CÂMARA, CARLOS SILVA, GARANTIU MANDATO DE RIGOR, RESPONSABILIDADE E VERDADE

Os órgãos autárquicos do Concelho de Sernancelhe, eleitos no dia 1 de outubro, tomaram posse no dia 15 de outubro, em cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Carlos Silva Santiago (PSD) foi empossado na qualidade de Presidente da Câmara e José Agostinho Aguiar (PSD) Presidente da Assembleia Municipal. Num concelho onde a participação eleitoral foi de 72 por cento, o Presidente da Câmara elogiou o povo e prometeu trabalho, rigor, responsabilidade e verdade.

Órgãos autárquicos tomam posse no dia 15 de outubro

Órgãos autárquicos tomam posse no dia 15 de outubro

Os órgãos autárquicos do Concelho de Sernancelhe, eleitos no dia 1 de outubro, tomam posse no dia 15 de outubro, pelas 15:30 horas, em cerimónia que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Depois de verificada a conformidade dos resultados eleitorais pela Assembleia de Apuramento Geral, na referida cerimónia serão instalados os membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, que iniciam um mandato de quatro anos à frente dos destinos do Concelho. Carlos Silva Santiago (PSD) é o Presidente da Câmara e José Agostinho Aguiar (PSD) o Presidente da Assembleia Municipal.

 Exposição “Breve História do Parlamentarismo Português”

Exposição “Breve História do Parlamentarismo Português”

A Biblioteca Abade Vasco Moreira acolheu a exposição “Breve História do Parlamentarismo Português”, pertencente ao espólio da Assembleia da República.

A exposição vai estar aberta ao público até dia 30 de outubro, mediante o horário da Biblioteca.

Bispo D. Manuel da Silva Martins morreu este domingo

Bispo D. Manuel da Silva Martins morreu este domingo, 24 de setembro. Concelho de Sernancelhe distinguiu-o em 2014 com a Medalha de Honra do Concelho


D. Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu este domingo, aos 90 anos. Conhecido pela sua ação de denúncia das situações de fome e de injustiça social, foi distinguido, em 2014, pelo Concelho de Sernancelhe, durante as comemorações do 25 de abril, com a Medalha de Honra, tendo mantido com Sernancelhe uma relação de grande proximidade e amizade materializada pelas inúmeras vezes que nos visitou e nas diversas manifestações culturais em que deu o seu extraordinário contributo. Ficou célebre para nós a sua frase: "Nunca vi o Dia da Liberdade celebrado com tanta fidalguia e verdade como em Sernancelhe".

Apresentação do livro “Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”

MAIS DE DUAS CENTENAS DE PESSOAS NA APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA

Mais de duas centenas de pessoas assistiram, ao fim da tarde de 8 de agosto, no Largo da Junta de Freguesia de Macieira, à apresentação do livro “Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”, obra da autoria de José Maria Caria. Considerado um trabalho de grande valia etnográfica, o livro retrata a pequena comunidade de Macieira, a aldeia conhecida como a “Pérola da Zebreira”, que exibe marcas diferenciadoras a altitude a mais de 900 metros, o granito amarelo, a paisagem de montanha, as gentes e uma cultura rural muito peculiar.

13.º Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra

David Carreira trouxe milhares de pessoas ao 13.º Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra

O conhecido artista David Carreira fez convergir para Sernancelhe milhares de pessoas, protagonizando uma enchente nesta 13ª edição do Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra de Sernancelhe. O certame, que começou no dia 3 de agosto com as atuações de Augusto Canário, Adriana Lua, no dia 4, e Anjos, no dia 5, manteve a fórmula que o carateriza, associando o conceito de evento de verão à vertente comercial, com perto de uma centena de expositores, stands, tasquinhas, automóveis, artesanato e diversões.

LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA

LIVRO “MACIEIRA, ALDEIA, GENTE E IDENTIDADE”, DA AUTORIA DE JOSÉ MARIA CARIA, VAI SER APRESENTADO NO DIA 8 DE AGOSTO

“Macieira, Aldeia, Gente e Identidade”. É este o título do livro da autoria do macieirense José Maria Caria, que retrata a pequena comunidade de Macieira, a aldeia conhecida como a “Pérola da Zebreira”, que exibe como marcas a altitude a mais de 900 metros, o granito amarelo, a paisagem de montanha, as gentes, os ritos e rituais e uma cultura rural muito peculiar. O livro conta o prefácio do Dr. Juiz Rui Manuel Ataíde de Araújo e vai ser apresentado, no dia 8 de agosto, pelas 19 horas, no largo da Junta de Freguesia de Macieira.

Página 1 de 10