A Lapa, candidata a Maravilha de Portugal, em reportagem do Porto Canal

A Lapa, as lendas, o santuário, e a fé merecem destaque na reportagem do Porto Canal, exibida hoje, 22 de março, e que mostra uma localidade de grande importância cultural e patrimonial, um centro religioso de referência no nosso País. A Lapa é igualmente testemunho da presença dos Jesuítas, centro de irradiação da fé pelo Mundo e foi neste planalto que o escritor Aquilino Ribeiro aprendeu as primeiras letras.

Lapa, a aldeia Santuário com mais de cinco séculos, é candidata a Maravilha de Portugal 

Lapa, a aldeia Santuário com mais de cinco séculos, é candidata a Maravilha de Portugal

Começa hoje a escolha dos candidatos que serão pré-finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Sernancelhe concorre com a Lapa, a aldeia Santuário com mais de cinco séculos, símbolo de fervoroso culto religioso no nosso País, exemplo de riqueza patrimonial, história e tradição, reconhecida como Aldeia de Portugal pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA).

A Lapa, que durante mais de 500 anos, soube preservar vivos os valores, a simplicidade e a autenticidade que lhe moldaram a identidade, é uma terra modelo pela sobriedade como alia religião, tradição, eventos, gastronomia e turismo.

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos, Lares e IPSS do Concelho de Sernancelhe

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos, Lares e IPSS do Concelho de Sernancelhe

No âmbito do Programa de Atividade Física Sénior “Mexa-se”, dinamizado pelo Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou-se no dia 9 de Março, nas instalações do museu do Centro Municipal de Artes de Sernancelhe o baile Sénior direcionado para a faixa etária da terceira idade do Concelho.
Esta iniciativa que contou com cerca de 200 utentes dos centros lúdicos, Lares e IPSS, permitiu potenciar a manutenção das capacidades, habilidades e destreza da população sénior, motivando-a para uma vida ativa, participativa e útil ao seu meio social.

Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, a festa da cultura e da tradição, em Sernancelhe

O Festival de Sopas de Sernancelhe ganhou lugar no calendário nacional de eventos. Aliando a vertente gastronómica à etnografia, a tradição da sopa ao espetáculo dos ranchos folclóricos de todo o País, o evento foi visitado por milhares de pessoas e mereceu rasgados elogios pela forma autêntica como valorizou as gentes e a cultura de Sernancelhe.

Escolas, Centros Lúdicos e Instituições Sociais Festejam o Carnaval em Sernancelhe

ESCOLAS, CENTROS LÚDICOS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS FESTEJAM O CARNAVAL EM SERNANCELHE

O Carnaval é uma festa onde as fantasias e os disfarces são o elemento dominante, seja nas crianças seja nos mais velhos. Máscaras, trajes coloridos e muitas brincadeiras são permitidas e partilhadas por todos, como aconteceu na tarde de 24 de fevereiro, onde centenas de foliões, de escolas, centros lúdicos e instituições sociais do Concelho de Sernancelhe desfilaram pela Vila, envergando fatos de Carnaval alusivos a profissões, cinema e desenhos animados. Foi assim o desfile de Carnaval organizado pelo Município de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, CLDS-3G e com o apoio da Associação de Pais, Academia de Música de Sernancelhe e Conservatório Regional de Música de Ferreirim.

Autarcas das “Terras do Demo” determinados na reedição de “O Homem da Nave”, de Aquilino Ribeiro

Autarcas das “Terras do Demo” determinados na reedição de “O Homem da Nave”, de Aquilino Ribeiro

Na continuidade da senda da divulgação de obras de Aquilino Ribeiro em parceria do Grupo Bertrand com as autarquias das Terras do Demo, depois da re-edição de “Cinco Réis de Gente” em cooperação com a Câmara Municipal de Sernancelhe, José Eduardo Ferreira, autarca de Moimenta da Beira, conjuntamente com o seu congénere Carlos Silva Santiago, Aquilino Machado, o neto do escritor e Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, reuniram em Lisboa, na sede do grupo com Eduardo Boavida, director da Bertrand Editores para acertar a re-edição da obra “O Homem da Nave” (1954), que irá ser patrocinada pela autarquia moimentense.

Mais de 3000 litros de sopa confecionados durante o IV Festival de Sopas de Sernancelhe

Mais de 3000 litros de sopa confecionados durante o IV Festival de Sopas de Sernancelhe

Em apenas quatro edições, o Festival de Sopas de Sernancelhe ganhou lugar no calendário nacional de eventos de inverno. Durante três dias foram confecionados pelas 16 associações presentes mais de 3000 litros de sopa e foi contabilizada a presença de milhares de visitantes. Um sucesso inquestionável de um evento que alia a vertente gastronómica à etnografia, que consegue juntar, no Expo Salão, a tradição da sopa como elemento explicativo da cultura beirã ao espetáculo dos ranchos folclóricos de todo o País. Este ano, e como complemento, Sernancelhe integrou no Festival de Sopas a apresentação do livro “A Doçaria Portuguesa”, da autoria de Cristina Castro, trabalho que confirma o concelho como terra de doces conventuais e de grande riqueza gastronómica.

VIIª Montaria ao Javali – Stº. Estevão – Sernancelhe

VIIª Montaria ao Javali – Stº. Estevão – Sernancelhe

por Rua Direita | 2017.02.18 - 18:44

Juntaram-se 150 armas e 30 batedores para uma montaria ao javali organizada pelo Clube Madrugadas, na aldeia de Sto. Estevão, freguesia do Carregal, concelho de Sernancelhe.

Vindos dos mais diversos pontos do país, os monteiros cedo se congregaram num “afaga palatos” proporcionado pela Organização, no salão da Forca, os chamados “tacos”, que acautelaram os atiradores para as longas 6 horas que tinham pela frente.

Centenas de praticantes de Karaté Shukokai no Estágio de inverno em Sernancelhe

Centenas de praticantes de Karaté Shukokai no Estágio de inverno em Sernancelhe

O Expo Salão de Sernancelhe recebeu no dia 4 de fevereiro, cerca de 320 karatecas, provenientes das escolas de karaté dos distritos de Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra, que participaram no estágio de inverno das Escolas de Karate Shukokai. O encontro, organizado pelo Clube de Escolas de Karaté Shukokai, trouxe à Terra da Castanha muito público e contou com os apoios institucionais do Município de Sernancelhe, Expo Salão Multiusos, União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda e ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe. Em Sernancelhe funciona, há vários anos, na sede da Junta de Freguesia, uma Escola de Karaté Shukokai, tendo como instrutor Flávio Pereira.

Página 1 de 8