quinta-feira, 11 julho 2019 14:11

BÁRBARA XAVIER É CAMPEÃ DE NATAÇÃO

BÁRBARA XAVIER É CAMPEÃ DE NATAÇÃO

BÁRBARA XAVIER É CAMPEÃ DE NATAÇÃO

Faltava apenas a confirmação oficial: Bárbara Xavier, jovem atleta da escola de natação de Sernancelhe, é a nadadora do ano do Circuito Municipal das Escolas de Natação, época desportiva 2018-19, referente ao escalão de Cadetes A Femininos (11 anos) com um total de 3681 pontos.

A regularidade e as qualidades técnicas evidenciadas, ao longo das nove concentrações do CMEN proporcionaram à nossa jovem nadadora um prémio que espelha a sua dedicação à modalidade e que acima de tudo premeia e distingue também a nossa escola de natação.

quarta-feira, 10 julho 2019 14:42

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.​

DAR VIDA AOS ANOS COM O BOCCIA

MUNICÍPIO DE SERNANCELHE PROMOVE DESPORTO SÉNIOR COM A INICIATIVA "DAR VIDA AOS ANOS COM O BOCCIA"

O Convívio de Boccia juntou, no dia 28 de junho, cerca de 300 seniores dos centros lúdicos de Sernancelhe, Sarzeda, Seixo, Vila da Ponte, Macieira, Tabosa da Cunha, Granjal, Cunha, Penso, Chosendo, Centros Sociais de Lamosa, Carregal, Lapa, Lar do Sagrado Coração de Maria, de Ferreirim e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe. Pelo terceiro ano consecutivo o convívio contou com a presença de Penedono e de Moimenta da Beira.

Projeto “Lamosa Natural” apresentado em direto para a Praça da Alegria, da RTP

Projeto “Lamosa Natural” apresentado em direto para a Praça da Alegria, da RTP

O Projeto Lamosa Natural foi apresentado hoje, 21 de junho, em direto para o programa “Praça da Alegria”, da RTP https://www.rtp.pt/play/p5284/e414097/praca-da-alegria-2019. Tendo como protagonistas as crianças do 1º ciclo do Concelho e os seniores dos Centros Lúdicos, a repórter Rita Belinha brindou o País com três momentos únicos de encontro com a natureza e celebração da chegada do verão: uma caminhada com início no Centro Interpretativo, uma visita ao observatório de aves e várias ações no Centro Pedagógico foram igualmente mostradas, naquela que foi uma iniciativa marcante para Lamosa, pois mereceu também a visita do Delegado Regional de Educação do Norte, confirmando assim a valia educativa do projeto Lamosa Natural. O responsável educativo dedicou a tarde a visitar o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, em particular o Laboratório de Ciências Experimentais e a Sala de Futuro, onde encerrou formalmente o ano letivo.

 Ciclo de eventos comemorativos do Centenário das “Terras do Demo” culmina com exposição inédita sobre Aquilino Ribeiro na Universidade de Aveiro

Ciclo de eventos comemorativos do Centenário das “Terras do Demo” culmina com exposição inédita sobre Aquilino Ribeiro na Universidade de Aveiro

Pela primeira vez na história dos municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, os legítimos guardiões das Terras do Demo, o legado histórico, cultural e identitário de Aquilino Ribeiro foi celebrado com dezenas de iniciativas, em vários pontos do País. A última ação calendarizada foi formalmente apresentada, na tarde de 14 de junho, na Universidade de Aveiro, com uma exposição inédita, imponente, e que desvenda a dimensão literária do Mestre das Letras Portuguesas. O acervo pessoal de Paulo Neto, Diretor da Revista “aquilino”, com mais de 350 objetos, entre bibliografia ativa, passiva, revistas e jornais, medalhas e muitas curiosidades, estará patente na Sala Hélène de Beauvoir até 17 de julho, naquela que é reconhecida como uma das maiores exposições jamais dedicadas a Aquilino.

LAPA E AQUILINO. DOIS SÍMBOLOS, DUAS REFERÊNCIAS NACIONAIS QUE SERNANCELHE HOMENAGEIA COM A FEIRA AQUILINIANA

LAPA E AQUILINO. DOIS SÍMBOLOS, DUAS REFERÊNCIAS NACIONAIS QUE SERNANCELHE HOMENAGEIA COM A FEIRA AQUILINIANA

O concelho de Sernancelhe é dono de dois símbolos da cultura e da história de Portugal: Aquilino Ribeiro e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Aquilino é o mestre das letras portuguesas, uma das personalidades nacionais distinguidas com lugar no Panteão; a Lapa, Aldeia de Portugal, é detentora do Santuário mais antigo do nosso País, uma referência ibérica, um marco na evangelização mundial, despoletada pelos Descobrimentos. Ora, quando os elementos Aquilino Ribeiro e Lapa se juntam o resultado é a Feira Aquiliniana, uma viagem única, imperdível, que mergulha na obra literária de Aquilino, recupera rituais, tradições, trajes, atividades, modas e momentos e procura recriá-los de forma fiel. Foi isso que a Lapa mostrou nos dias 1 e 2 de junho, com o rigor histórico que se exige a um evento de época, merecendo a visita de milhares de pessoas, de vários pontos do País.

 Dia do Livro e da Criança

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FESTEJOU DIA DO LIVRO E DA CRIANÇA COM DEZENAS DE ATIVIDADES E COM ESCRITORES DO CONCELHO

O Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues comemorou, no dia 31 de maio, o Dia do Livro e da Criança. Numa jornada em que as salas de aula foram ocupadas com exposições, ateliers e atividades recreativas, foi no exterior que a animação e o desporto foram aproveitados ao máximo pelos alunos da escola. A grande novidade deste ano foi o convite a escritores do Concelho para o projeto “Histórias com palavras dentro”, desafiando os autores José Maria Caria, de Macieira, e Afonso Dias, de Lamosa, a criarem textos com as palavras indicadas pelos alunos dos diversos ciclos escolares. O resultado final foi surpreendente, dinâmico, e serviu para mostrar aos mais novos que as criações literárias sobre o Concelho são importantes para mostrar o que nos distingue e para dar a conhecer as aldeias, as tradições e as gentes.

ALUNOS DO 1º CEB DE SERNANCELHE PARTICIPARAM NO ENCONTRO DISTRITAL DE ANDEBOL4KIDS

ALUNOS DO 1º CEB DE SERNANCELHE PARTICIPARAM NO ENCONTRO DISTRITAL DE ANDEBOL4KIDS

No âmbito do Projeto Andebol4Kids, os alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º CEB de Sernancelhe participaram no Encontro Distrital de Andebol, realizado no passado sábado, dia 25 de maio, em Tondela.

Esta iniciativa contou com a presença dos alunos de 20 concelhos do Distrito de Viseu (Armamar, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Viseu e Vouzela).

FEIRA AQUILINIANA: A LAPA E AQUILINO NUMA VIAGEM ÚNICA PELA HISTÓRIA E CULTURA

FEIRA AQUILINIANA, 1 E 2 DE JUNHO: A LAPA E AQUILINO NUMA VIAGEM ÚNICA PELA HISTÓRIA E CULTURA NO NOSSO POVO

A Lapa, terra erguida no século XV, é palco este fim-de-semana, dias 1 e 2 de junho, de mais uma edição da Feira Aquiliniana, um evento que promove o reencontro com os tempos antigos, onde a romaria de fé combina harmoniosamente com a festa, a animação, o comércio e a feira tradicional, plena de artes e ofícios, sonorizada pelos ranchos folclóricos e pelas concertinas. A vertente cénica é igualmente condimento deste evento de época, com os trajes, os ofícios recriados, os pregões anunciados, no recorte gastronómico que domina barraquinhas e tascas, e na alegria contagiante que só a Feira Aquiliniana proporciona, levando os visitantes a participarem em todos os momentos recreativos.

Pág. 1 de 20