Natal Sem Idade 2018

SERNANCELHE ORGANIZA CEIA DE NATAL ANTECIPADA PARA MIL SÉNIORES DO CONCELHO

Mais de um milhar de pessoas do Concelho de Sernancelhe celebraram antecipadamente o Natal com o encontro "Natal Sem Idade", organizado pelo Município de Sernancelhe, no dia 12 de dezembro, no Expo Salão. "Natal sem Idade" é o nome desta iniciativa que há 18 anos reúne no mesmo espaço as pessoas com 60 ou mais anos de idade e a todos oferece um dia diferente, de animação, de convívio e muita alegria, preservando sempre o sentido religioso representativo da quadra de Natal.

Chosendo celebra Santa Bárbara com uma festa comunitária

Chosendo celebra Santa Bárbara com uma festa comunitária

Há pelo menos quinze anos que Chosendo mantém viva a tradição de celebrar a Santa Bárbara. Fá-lo sempre em dezembro, no primeiro domingo do mês, e por norma é uma aventura subir a aldeia em procissão e aguentar a celebração no monte sobranceiro, tal é o frio e a chuva. Mas este ano foi o sol que marcou presença. Bonito, quente e convidativo a uma manhã de convívio, deu o mote para a festa que a freguesia cumpriu, com grande sentido religioso e muito envolvimento de toda a comunidade. Para além da missa e procissão, a Festa a Santa Bárbara é conhecida pelo almoço do povo para o povo, em que são as pessoas da aldeia que confecionam o repasto e criam todas as sobremesas que são servidas.

“LAMOSA, HISTÓRIA DE UMA ALDEIA SERRANA” É UMA MONOGRAFIA QUE ORGULHA O CONCELHO DE SERNANCELHE

“LAMOSA, HISTÓRIA DE UMA ALDEIA SERRANA” É UMA MONOGRAFIA QUE ORGULHA O CONCELHO DE SERNANCELHE

Sernancelhe é um concelho que tem entre as suas figuras mais ilustres o escritor Aquilino Ribeiro. Deste município é natural também o inigualável historiador Abade Vasco Moreira, que dá nome à Biblioteca Municipal. O elo que liga estas duas personalidades, para além do invulgar recorte literário, é a ligação à terra, a vontade em perpetuarem a identidade e as origens do povo. Porém, são ainda hoje, fonte de inspiração para outros autores, como sucede com João Carlos Pina da Costa e Carlos de Oliveira Silva, que apresentaram, na tarde de 8 de dezembro, na Casa da Compradeira, em Lamosa, o livro “Lamosa, História de uma Aldeia Serrana”.

Sernancelhe já elegeu os alunos que participarão na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 

Sernancelhe já elegeu os alunos que participarão na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Francisca Pais e Fabrício Justino, do 1º Ciclo, Madalena Santiago e João Vitorino, do 2º Ciclo, e Maria São José e José Pedro Almeida, do 3º Ciclo, vão representar o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e o Concelho de Sernancelhe na final Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, um projeto promovido pelo Plano Nacional de Leitura – Ler+, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com a Rede das Bibliotecas Escolares e RTP, que conta no nosso concelho com o apoio do Município de Sernancelhe, Biblioteca Abade Vasco Moreira e Agrupamento de Escolas.

ATAM - ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL REUNE EM SERNANCELHE

ATAM - ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL REUNE EM SERNANCELHE

Sernancelhe foi o concelho escolhido pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM) para a realização da Reunião de Aperfeiçoamento Profissional (RAP) dirigida aos associados dos Distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu. O Centro Municipal de Artes acolheu a iniciativa, no dia 30 de novembro, numa ação que contou com mais de 60 participantes para debateram 15 questões fundamentais para as autarquias, nomeadamente recursos humanos, eleitos locais, regime financeiros das autarquias, regime jurídico da urbanização e edificação e contratação pública.

 Revista Literária “aquilino” é uma homenagem ao Mestre das Terras do Demo

Revista Literária “aquilino” é uma homenagem ao Mestre das Terras do Demo

Nasceu há oito anos o projeto Revista Literária “aquilino”. Tendo como propósito homenagear o escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, promover a sua obra de mais de cinco décadas e cativar novos leitores, um novo número foi apresentado na tarde de 24 de novembro, na Sala Museu do Centro de Artes. O número 4 da Revista Literária “aquilino” é dedicado aos prefácios de Aquilino Ribeiro em obra alheia, reunindo mais de três dezenas de textos com assinatura do Mestre, confirmando a capacidade literária, a cultura e a dimensão nacional e internacional do escritor das Terras do Demo. A edição da “aquilino” é da responsabilidade do Município de Sernancelhe, tendo como Diretor Paulo Neto, e na cerimónia de apresentação estiveram Maria Eugénia Pereira, da Universidade de Aveiro, e os autarcas de Sernancelhe, Carlos Silva, de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e de Vila Nova de Paiva, José Morgado.

SERNANCELHE PAGA EM MÉDIA EM 4 DIAS, ESTÁ NO RANKING DOS 7 MELHORES DO DISTRITO E ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS DO PAÍS COM MELHOR EFICIÊNCIA FINANCEIRA

SERNANCELHE PAGA EM MÉDIA EM 4 DIAS, ESTÁ NO RANKING DOS 7 MELHORES DO DISTRITO E ENTRE OS 100 MUNICÍPIOS DO PAÍS COM MELHOR EFICIÊNCIA FINANCEIRA

O Município de Sernancelhe paga em média aos seus fornecedores em quatro dias, está entre os sete melhores municípios do Distrito de Viseu e destaca-se nos 100 com melhor eficiência financeira em Portugal. Quem o diz é o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente ao ano de 2017, apresentado em outubro, um trabalho realizado por especialistas da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. O Anuário da Ordem dos Contabilistas Certificados foi elaborado em colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Universidade do Minho.

 Concelho de Sernancelhe no roteiro dos carros clássicos do distrito de Viseu

Concelho de Sernancelhe no roteiro dos carros clássicos do distrito de Viseu

Sernancelhe, Lapa, Tabosa do Carregal, Freixinho, Fonte Arcada e Ferreirim foram as localidades do Concelho que receberam, durante o dia 17 de novembro, a visita de 60 carros clássicos, numa iniciativa organizada pela casa do pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e Grupo Visiense dos amigos dos clássicos, com a colaboração do Município de Sernancelhe e juntas de freguesia.

festa da castanha IMG 0570 31

SERNANCELHE, TERRA DA CASTANHA

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpriu este ano 26 edições. É o evento com maior longevidade do Concelho, uma festa da tradição e da identidade, um evento que alia a cultura à economia, o saber ancestral às novas dinâmicas do sector agrícola, promovendo o Concelho como um espaço de referência na produção de castanha da variedade Martinha no nosso País. A edição de 2018, que decorreu nos dias 26, 27 e 28 de outubro, voltou a afirmar Sernancelhe como a Terra da Castanha, e foram vários os momentos altos: apresentação do livro “Sernancelhe, o Castanheiro e a Castanha”, um projeto em parceria com a UTAD a abertura do evento pelo Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Norte, Freire de Sousa, os passeios BTT e Pedestre pela Rota da Castanha e do Castanheiro, e uma extraordinária cobertura pela Comunicação Social, onde não faltou a transmissão do programa “Aqui Portugal”, da RTP.

Pág. 1 de 16