Feira Aquiliniana, o evento que promove a Lapa e Aquilino Ribeiro, dois símbolos de Sernancelhe

Feira Aquiliniana, o evento que promove a Lapa e Aquilino Ribeiro, dois símbolos de Sernancelhe

A Lapa e Aquilino Ribeiro são duas marcas incontornáveis de Sernancelhe. Com mais de cinco séculos, a Lapa é reconhecido como um dos principais centros de romagem em Portugal, mantendo até hoje um sentido religioso notável; Aquilino é um dos mais reconhecidos escritores portugueses do século XX, que mereceu honras de Panteão Nacional, em 2007. Nos dias 17 e 18 de junho, na Lapa, o Município de Sernancelhe recriou, com rigor histórico e etnográfico, as romarias da Lapa do tempo de Aquilino Ribeiro, proporcionando aos milhares de visitantes um “regresso” ao passado, uma “viagem” pela identidade das nossas terras e das nossas gentes.

 Piscina de Sernancelhe completou 25 anos. Momento evocativo lembrou a ação pioneira do concelho em 1992

Piscina de Sernancelhe completou 25 anos. Momento evocativo lembrou a ação pioneira do concelho em 1992

O Boletim Informativo da Câmara Municipal de Sernancelhe, do primeiro trimestre de 1992, dava conta, pela primeira vez, de que a Piscina já funcionava, acolhendo crianças de 21 escolas, 40 professores e cerca de 466 alunos. As aulas de natação eram ministradas pela Direção Geral dos Desportos de Viseu e eram definidos os objetivos centrais para aquele equipamento, ao qual foi associada a máxima “vamos aprender a nadar”. Poucos meses depois, mais concretamente em 13 de junho desse mesmo ano 1992, a Piscina Municipal era inaugurada pelo Diretor Geral dos Desportos e pelo Governador Civil de Viseu, sendo Presidente da Câmara José Mário de Almeida Cardoso.

 Chosendo inaugura Capela de São Miguel, o padroeiro da freguesia

Chosendo inaugura Capela de São Miguel, o padroeiro da freguesia

A freguesia de Chosendo inaugurou, na tarde de 11 de junho, na antiga Escola Primária, a Capela dedicada a São Miguel, o padroeiro da Freguesia. Ainda que a Igreja Paroquial, do século XVIII, lhe seja dedicada, e até o pequeno curso de água que atravessa a aldeia seja conhecido como Ribeiro de S. Miguel, Chosendo evidencia-se pela festa em Honra de Santa Bárbara, no inverno, e Sra. do Calvário, no terceiro domingo de agosto. Agora, e depois da requalificação do antigo espaço escolar, a aldeia vai passar a assinalar o S. Miguel na nova Capela, uma obra realizada através da parceria entre a Câmara e a Junta de Freguesia, que teve um custo de aproximadamente 60 mil euros.

 Município oferece ambulância no dia em que a Corporação homenageia Bombeiros

Município oferece ambulância no dia em que a Corporação homenageia Bombeiros

A Corporação de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, a menos de um ano de completar 60 anos de existência, homenageou, no dia 10 de junho, os Bombeiros Alberto Loureiro e José Araújo, que passam para Quadro de Honra, depois de 49 anos de voluntariado e dedicação ao concelho. O Município de Sernancelhe acedeu a que o momento acontecesse no Salão Nobre dos Paços do Concelho e procedeu à entrega da nova ambulância de transporte de doentes, a oitava viatura que oferece aos bombeiros nos últimos 17 anos.

Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assinalou Dia Mundial da Criança

Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assinalou Dia Mundial da Criança

O Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues assinalou, com um dia repleto de atividades, o Dia Mundial da Criança. No dia 1 de junho, data que o calendário reserva para os mais novos, a escola sede, em colaboração com o Município, a Escola Profissional e a Biblioteca Abade Vasco Moreira, e o apoio da Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários, GNR e Associação de Pais organizaram uma jornada memorável para as crianças, em que, na maior parte das atividades, as crianças foram verdadeiramente as grandes promotoras.

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança: Bombeiros realizam simulacro no Agrupamento de Escolas. GNR e crianças desenvolvem ação de sensibilização dos condutores

O Dia Mundial da Criança está a ser assinalado em Sernancelhe, no Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, com várias atividades recreativas e culturais que ocupam todo o dia 1 de junho e que envolvem o Município de Sernancelhe, a Escola Profissional, a Biblioteca Abade Vasco Moreira, contando ainda com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários, GNR Escola Segura e Associação de Pais.

 Praça Aquilino Ribeiro está a ser construída na principal entrada da freguesia de Carregal

Praça Aquilino Ribeiro está a ser construída na principal entrada da freguesia de Carregal

Em maio, mais exatamente no dia 27, assinala-se a morte do escritor Aquilino Ribeiro. Este ano, nas Terras do Demo, a principal homenagem foi a reedição de mais uma das obras, no caso “O Homem da Nave”, mas a sua terra natal, o Carregal, iniciou, na principal entrada da aldeia, a construção de uma praça dedicada ao Mestre Aquilino Ribeiro, que deverá estar concluída dentro de dois meses e terá um custo de 137.825 euros. A obra é promovida pelo Município de Sernancelhe e Freguesia de Carregal.

Municípios apostados na reedição das obras de Aquilino Ribeiro. Depois de “Cinco Réis de Gente”, foi agora a vez de “O Homem da Nave”

Municípios apostados na reedição das obras de Aquilino Ribeiro. Depois de “Cinco Réis de Gente”, foi agora a vez de “O Homem da Nave”

As autarquias das Terras do Demo, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, no âmbito das parcerias estabelecidas com a Bertrand Editora e com a família do escritor sernancelhense, continuam a promover a reedição de obras emblemáticas do escritor Aquilino Ribeiro. Depois do lançamento da reedição de “Cinco de Gente”, no Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal, no dia 17 de setembro de 2016, com o patrocínio do Município de Sernancelhe, desta vez coube à autarquia de Moimenta da Beira a responsabilidade da reedição de “O Homem da Nave”, livro apresentado publicamente na tarde de 27 de maio, no Senhor da Aflição, em Soutosa, precisamente no dia em que se assinalavam 54 anos da morte do escritor. Estiveram presentes o neto do escritor, Aquilino Machado, o diretor da Bertrand Editora, Eduardo Boavida, Álvaro Domingues, que prefaciou a obra, e Henrique Monteiro, jornalista do Expresso.

 humanitar

“Aldeias Humanitar” em destaque no País Positivo, suplemento do Jornal de Notícias e Diário de Notícias, edição de hoje, 25 de maio

O projeto “Aldeias Humanitar”, considerado pioneiro ao disponibilizar cuidados de saúde de proximidade às populações dos concelhos de Sernancelhe e Penedono, foi apresentado oficialmente em Sernancelhe no dia 19 de maio. Desenvolvido pela Rede Social e de Saúde, e tendo como instituição âncora a Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe e o alto patrocínio da Presidência da República, o projeto “Aldeias Humanitar” merece destaque no suplemento País Positivo, edição de hoje, 25 de maio, distribuído com o Jornal de Notícias e Diário de Notícias em todo o País.

Página 1 de 9