“Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos

“Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos. Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Bertrand Editora juntam-se para reeditarem a obra

No ano em que a obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos, os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva juntam-se à Bertrand Editora e reeditam a obra, que recupera para a capa a pintura de Abel Manta. A apresentação, que decorrerá no dia 11 de maio, às 17h30, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, será o primeiro momento comemorativo do centenário do livro. Durante o mês de maio e junho vai ser cumprido um programa de iniciativas, que se inicia nas “Terras do Demo” e terá continuidade em Lisboa e Aveiro, e do qual se dará conhecimento em breve.

1º Trail e Caminhada deram colorido à freguesia de Escurquela

1º Trail e Caminhada deram colorido à freguesia de Escurquela

A Associação de Melhoramentos da Freguesia de Escurquela, com o apoio do Município de Sernancelhe, levou a efeito no domingo, dia 7 de abril, o 1º Trail e Caminhada denominado “Rota do Cabeço de São Tiago”, que foi um êxito, tendo inclusive superado as expectativas da organização.

segunda-feira, 08 abril 2019 13:42

"À mesa da amante fiel"

À mesa da amante fiel

“Manuel de Lima Bastos é uma figura icónica de Sernancelhe”

O antigo Ministro da Agricultura Arlindo Cunha, convidado para apresentar a obra “À mesa da amante fiel”, da autoria de Manuel de Lima Bastos, foi claro na sua apreciação: “Quando um dia se falar das pessoas que dedicaram o seu trabalho à promoção de Aquilino Ribeiro, Lima Bastos estará em lugar destacado”. Reconhecendo que o autor é “uma figura icónica de Sernancelhe”, elogiou o livro, a sua qualidade e felicitou o Município por persistir no apoio à literatura e à cultura. “À mesa da amante fiel” foi apresentado no Auditório Municipal ao final da tarde de 6 de abril.

À Mesa da Amante Fiel, de Manuel de Lima Bastos

Gastronomia, cozinha rural portuguesa e Aquilino Ribeiro na obra “À mesa da amante fiel”, de Manuel de Lima Bastos

O escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro é presença assídua na obra literária de Manuel de Lima Bastos, que lhe dedicou, desde 2009, quase uma dezena de trabalhos sobre os lugares, os roteiros, a caça, a pesca e o “mundo” das Terras do Demo. Desta feita, o livro “À mesa da amante fiel”, que será apresentado em Sernancelhe no dia 6 de abril, pelas 18:30 horas, no Auditório Municipal, continua no encalce de Aquilino, mas tem como móbil a culinária e os prazeres da mesa, relatando as experiências gastronómicas de Lima Bastos durante 70 anos.

EXPO JARDIM E ANIMAIS

EXPO JARDIM E ANIMAIS ENCANTOU AS CRIANÇAS DO CONCELHO

As crianças deliraram com a Expo Jardim e Animais. Naquela que foi a sexta edição deste evento de primavera, confirmou-se a vertente pedagógica, sentido educativo e a importância que tem para os mais novos perceberem a natureza, com os seus animais e plantas, cheiros e cores, com as culturas e, no fundo, conhecerem o meio que as rodeia. Foram essas sensações que a organização procurou transmitir durante a tarde de 29 de março às cerca de duas centenas de crianças do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Casa da Criança e Santa Casa da Misericórdia que passaram pelo Expo Salão. O evento prolongou-se pelo fim-de-semana, com a realização de workshops, demonstrações e muitos momentos de lazer.

Diretores de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda escolhem Sernancelhe para reunião de trabalho e visita turística

Diretores de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda escolhem Sernancelhe para reunião de trabalho e visita turística

O ano letivo em curso e as medidas a apresentar no conselho nacional de diretores de escola para o próximo ano letivo foram duas das temáticas abordadas pelos 23 responsáveis dos agrupamentos de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda, reunidos em Sernancelhe no dia 19 de março. Aquela que foi a primeira reunião dos diretores do QZP2 (Quadro de Zona Pedagógica) em Sernancelhe, foi também uma oportunidade para proporcionar aos responsáveis educativos uma visita pelo Concelho, com passagem obrigatória pelo Santuário da Lapa, Pátio de Aquilino Ribeiro, no Carregal, Convento de Nossa Senhora da Assunção, na Tabosa, e Hotel Rural Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho.

NATUREZA, LITERATURA E DESPORTO PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

NATUREZA, LITERATURA E DESPORTO PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

Sernancelhe preparou um programa de atividades para assinalar a chegada da primavera. Natureza, literatura e desporto são as temáticas em destaque, com a realização da VI Expo Jardim e Animais, a apresentação da obra literária “À mesa da amante fiel”, de Lima Bastos, e ainda a estreia da caminhada Rota Cabeço de Santiago. Entre 29 de março e 7 de abril, a Terra da Castanha vai aliar a jardinagem à bricolage e agricultura, as experiências ao ar livre com os livros ao redor de Aquilino Ribeiro e proporcionar momentos de convívio à descoberta da extraordinária paisagem do Vale do Távora.

 FESTAND_ANDEBOL4KIDS JUNTOU ALUNOS DO 1ºCEB DE SERNANCELHE

FESTAND_ANDEBOL4KIDS JUNTOU ALUNOS DO 1ºCEB DE SERNANCELHE​

O Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou no dia 15 de março, no pavilhão desportivo municipal, o primeiro Festand de Andebol do ano lectivo 2019/2020.

SERNANCELHE ESTEVE NA BTL A PROMOVER A CASTANHA, AQUILINO RIBEIRO E O SANTUÁRIO DA LAPA

SERNANCELHE ESTEVE NA BTL A PROMOVER A CASTANHA, AQUILINO RIBEIRO E O SANTUÁRIO DA LAPA

Sernancelhe esteve pelo segundo ano consecutivo na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, enquadrado no espaço de exposições da CIM DOURO, no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, para promover a Castanha, Aquilino Ribeiro e o Santuário da Lapa, as referências que o posicionam, cada vez mais, no País e no Mundo. O Cantor Paulo de Carvalho e o ex-futebolista Simão Sabrosa foram duas das muitas figuras nacionais que participaram, ao fim da tarde de 15 de março, no momento dedicado ao Concelho.

Pág. 1 de 18