VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

SERNANCELHE NA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Sernancelhe foi uma das estreias da edição 80 da Volta a Portugal em Bicicleta. Ao acolher o arranque da 6ª etapa, com chegada em Boticas, a Terra da Castanha inscreveu o seu nome naquela que é a prova rainha do ciclismo português.

Com a Concentração junto ao Expo Salão e partida simbólica desse mesmo ponto, o pelotão da Volta a Portugal percorreu a Avenida das Tílias e seguiu em direção à Vila da Ponte, percorrendo a Estrada Nacional 226 até Lamego e daí até Boticas, em Trás-os-Montes.

SER+CULTURA

SER+CULTURA, CINCO DIAS DE FESTIVAL EM SERNANCELHE

Na Terra da Castanha o verão apresentou-se sob a forma de festival. Concertos, teatro, exposições, street art, literatura, multimédia e tasquinhas tomaram conta da Vila de Sernancelhe, este ano com a inovação de aproveitar o espaço do Expo Salão e o Centro Histórico. Mariza, no dia 1, e D.A.M.A, a 2, foram os cabeças de cartaz, concertos a que assistiram cerca de cinco mil pessoas. Nos dias 3, 4 e 5, o Ser+Cultura regressou às origens, ao Centro Histórico, e, tirando proveito de sete palcos, mais de três centenas de momentos culturais dominaram as noites quentes deste mês de agosto.

GRANDE ESPETÁCULO DOS D.A.M.A. NO SEGUNDO DIA DE SER+CULTURA, EM SERNANCELHE

GRANDE ESPETÁCULO DOS D.A.M.A. NO SEGUNDO DIA DE SER+CULTURA, EM SERNANCELHE

Aquela que é uma das bandas nacionais do momento prometia um espetáculo de grande qualidade em Sernancelhe, e cumpriu. Os D.A.M.A., criados em 2008, foram protagonistas de uma hora e meia de música, animação e uma empatia excecional com o público. Momentos vividos intensamente pela assistência, maioritariamente jovem, que marcou presença no Expo Salão. Antes dos D.A.M.A. decorreu o desfile de moda, que elegeu a Miss Távora 2018. O Ser+Cultura muda-se, ate domingo, dia 5, para o Centro Histórico de Sernancelhe, onde 7 palcos receberão dezenas de artistas de todo o País.

MARIZA ABRIU O SER+CULTURA FUSION 2018

MARIZA ABRIU O SER+CULTURA FUSION 2018

Três mil pessoas assistiram ao concerto de Mariza, no Expo Salão, naquele que foi o primeiro momento de abertura do evento Ser+Cultura Fusion, que decorre até 5 de agosto, em Sernancelhe. Mariza, uma das artistas mais aplaudidas do circuito mundial da World Music, proporcionou um espetáculo de quase duas horas, muito aplaudido pelo público. Segue-se, no dia 2, os DAMA, a banda do momento em Portugal.

6ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta arranca em Sernancelhe, no dia 8 de agosto

6ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta arranca em Sernancelhe, no dia 8 de agosto

Sernancelhe vai receber, pela primeira vez na sua história, o arranque de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. Serão 165,4 km que os ciclistas da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta terão pela frente quando partirem de Sernancelhe, no dia 8 de agosto, para chegarem a Boticas.

Recorde-se que no dia anterior, a 7 de agosto, é o dia de paragem da caravana, depois de terem chegado a Viseu no dia 6 de agosto à avenida Europa.

 Concluída a recuperação da igreja Românica de Sernancelhe                         

CONCLUIDA A RECUPERAÇÃO DA IGREJA ROMÂNICA DE SERNANCELHE

Está concluída a recuperação do interior da Igreja Românica de Sernancelhe. Por iniciativa do Município de Sernancelhe, o imóvel foi alvo de uma operação de conservação e restauro, no valor de 288.367,35 Euros, comparticipados em 85% pela União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Norte2020 – Programa Operacional Regional Norte, permitindo salvaguardar os elementos patrimoniais daquele templo, que contemplou ainda o Museu Paroquial Padre Cândido, a colocação de informação turística e a criação de material promocional.

Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira comemora 10 anos 

Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira comemora 10 anos

Foi precisamente em 26 de julho de 2008 que a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira abriu ao público. Aproveitando o edifício da antiga Escola Primária, o Município fez nascer naquele local um espaço de cultura e batizou-o com o nome de um dos mais destacados sernancelhenses, Abade Vasco Moreira, célebre pelos seus estudos arqueológicos, etnográficos e históricos em Sernancelhe e no Concelho de Tarouca, onde foi pároco em São João de Tarouca. Dez anos depois, a Biblioteca quis assinalar a data com várias atividades, que juntaram crianças e seniores do concelho para uma jornada de alegria e encontro de gerações.

Sernancelhe na rota do moto turismo nacional com a 6ª Concentração Motard Os Amigos Binantes

Sernancelhe na rota do moto turismo nacional com a 6ª Concentração Motard Os Amigos Binantes

Cerca de três centenas de motards de todo o País estiveram presentes na 6ª Concentração “Os Amigos Binantes”, que decorreu no fim-de-semana de 20 a 22 de julho, na margem direita do Rio Távora, na Vila da Ponte, Sernancelhe. Convívio, boa gastronomia e uma paisagem deslumbrante foram as recompensas que estes visitantes levaram no regresso. A iniciativa deste ano culminou com um passeio moto-turístico pelo Concelho, onde o Santuário da Lapa e a beleza da aldeia da Faia estiveram nos pontos obrigatórios de passagem e paragem.

Apresentado plano para combater alterações climáticas nos 19 concelhos da CIM Douro

Apresentado plano para combater alterações climáticas nos 19 concelhos da CIM Douro

O território da CIM Douro, de que Sernancelhe faz parte com mais 18 municípios, está preocupado com as alterações climáticas e os impactos que as mesmas poderão representar para o futuro da região. Por isso a CIM candidatou-se ao Plano de Ação Intermunicipal para as Alterações Climáticas do Douro e está a desenvolver uma estratégia com o objetivo de criar soluções para que permitam responder de forma sustentável a fenómenos como as profundas mudanças provocadas por secas extremas, falta de água, incêndios florestais e chuvas intensas. Este plano, que deverá ser adotado por todos os municípios da CIM, foi apresentado no dia 19 de julho, em Tabuaço, à margem de um Fórum que traz à região alguns dos maiores especialistas da matéria.

Pág. 1 de 15