Sernancelhe distingue 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet no cartaz das comemorações

Sernancelhe distingue 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet no cartaz das comemorações

Sernancelhe distingue 18 presidentes de junta no 25 de abril. André Sardet no cartaz das comemorações

Quarenta e quatro anos depois do 25 de abril de 1974, o Município de Sernancelhe vai distinguir, durante as comemorações desta data, com a Medalha de Serviço Público, 18 obreiros do poder local concelhio: os presidentes de junta que estiveram ao serviço das freguesias pelo menos durante dois mandatos consecutivos. Mantendo o figurino das comemorações anteriores, a cerimónia decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho e culminará com o concerto de André Sardet no Expo Salão.

Casa da Música esgotada para o concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Casa da Música esgotada para o concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim

Os mil lugares da Sala Suggia, da Casa da Música do Porto, estão já esgotados para o Concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim no dia 22 de abril de 2018. Depois de anunciada a atuação da Orquestra de Sopros e Percussão desta escola de música, e que conta também com alunos do polo de Penalva do Castelo, em pouco mais de uma semana os bilhetes foram todos reservados e adivinha-se uma atuação memorável para os jovens músicos e para o Concelho de Sernancelhe.

Sons da primavera chegaram a Sernancelhe pela mestria do pianista André Cardoso

Sons da primavera chegaram a Sernancelhe pela mestria do pianista André Cardoso

André Cardoso é um pianista de classe mundial. O concerto “para uma destra mão esquerda”, que proporcionou a cerca de 200 pessoas no Auditório Municipal de Sernancelhe, na noite de 7 de abril, comprova a qualidade deste jovem músico do nosso concelho, licenciado pela Universidade de Aveiro e com passagem pela École Normale de Musique de Paris, França. Regressado ao nosso País, assinou o evento “Lições dos Jovens Mestres”, onde Sernancelhe foi epicentro de manifestações musicais de grande nível, e dedica-se agora à pedagogia, sendo docente de piano na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, Açores.

Sernancelhe comemora Dia Mundial da Atividade Física com uma Caminhada & Corrida

Sernancelhe comemora Dia Mundial da Atividade Física com uma Caminhada & Corrida

O Setor de Desporto do Município de Sernancelhe realizou, no dia 6 de Abril, uma caminhada e corrida guiada, com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade da prática regular de exercício físico e do combate ao sedentarismo.

Apesar das condições climatéricas adversas, os participantes marcaram presença e a correr ou a caminhar percorreram as ruas de Sernancelhe.

 “Tons de Primavera”, de 6 a 14 de abril, com desporto, música, teatro e literatura

“Tons de Primavera”, de 6 a 13 de abril, com desporto, música, teatro e literatura

O Município de Sernancelhe estreia, entre 6 e 13 de abril, o formato cultural “Tons de Primavera”. Desporto, música, teatro e literatura completam um cartaz que alia uma caminhada/corrida noturna a um recital de piano; uma peça de teatro a uma conversa literária e ainda com uma campanha solidária e favor dos direitos das crianças. São várias as opções culturais e recreativas, para todos os públicos, que acontecerão em Sernancelhe, tendo como “palcos” o Auditório Municipal e a Biblioteca Abade Vasco Moreira.

Tendo como propósito oferecer ao público, em especial às crianças e jovens, opções culturais diversas, enquadradas nos seus currículos, e assinalar efemérides importantes do nosso calendário, os “Tons de Primavera” contarão com seis eventos distintos, três diurnos e três noturnos.

No dia 6 de abril, pelas 19:30 horas, em frente à Câmara Municipal, terá lugar a corrida/caminhada enquadrada no Dia Mundial da Atividade Física. No dia 7, pelas 21:00 horas, no Auditório Municipal, o pianista sernancelhense André Cardoso, mentor de “As Lições dos Jovens Mestres”, protagonizará o recital de piano “Para uma destra Mão Esquerda. No dia 10 de abril, pelas 21:00 horas, o Grupo de Teatro Filandorra representará no palco do Auditório a peça “A Farsa de Inês Pereira”.

Ao início da tarde de 12 de abril o Auditório Municipal assistirá à conversa com o escritor Francisco Bolila a propósito do livro “Que exagero!”, “a história de um menino aventureiro e sonhador. Onde os adultos veem perigo, ele só vê diversão e alegria. É a imaginação que lhe permite voar e sonhar, mas sem exagero”, como se lê na sinopse do livro no portal da Leya.

A 13 de abril, na Biblioteca Abade Vasco Moreira, a partir das 10:00 horas, decorrerá a campanha “Laço Azul” – Prevenção dos Maus Tratos na Infância. No mesmo dia, e também para o público infanto-juvenil, o Auditório Municipal assiste à conversa com a escritora Teresa Barranha a propósito do livro “Regal, defesa da aldeia”.

“Tons de Primavera” é um evento organizado pelo Município de Sernancelhe, com os apoios da Biblioteca Abade Vasco Moreira, Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sernancelhe e Aproximar – CLDS-3G, de Sernancelhe.

A Beleza da Primavera na 5ª Expo Jardim e Animais, no Expo Salão de Sernancelhe

A BELEZA DA PRIMAVERA NA 5ª EXPO JARDIM E ANIMAIS, NO EXPO SALÃO DE SERNANCELHE

Ao fim de cinco edições, a Expo Jardim e Animais encontrou a sua verdadeira “vocação”: a pedagogia. Por outras palavras, esta iniciativa, que acontece na primavera, logo depois do Dia da Árvore, é claramente uma oportunidade para as crianças e os jovens das escolas virem ao Expo Salão conhecer a natureza, com as suas plantas e os animais, os sons, as cores, e toda a vida que só esta estação do ano traz. Foi precisamente o que aconteceu no dia 23 de março, durante a tarde, naquela que foi a abertura do evento. Mais de duas centenas de alunos das escolas do Concelho passaram pelo certame e foram brindados com um espaço primaveril e, sem dúvida especial, com demonstrações da arte da falcoaria, proporcionadas pela Vivarte. Momentos muito especiais, sem dúvida marcantes, que garantem à Expo Jardim e Animais o rótulo de evento pedagógico, onde se mostra a natureza e se confirma a importância de todos aprendermos a preservá-la.

Sernancelhe recebeu ação de esclarecimento sobre prevenção de acidentes com tratores e máquinas agrícolas

Sernancelhe recebeu ação de esclarecimento sobre prevenção de acidentes com tratores e máquinas agrícolas

Portugal é o terceiro país da União Europeia com mais acidentes com tratores. Segundo dados da GNR, citada pelo jornal “Voz do Campo”, em 2017 morreram 61 pessoas ao volante de tratores. E entre 2013 e 2017 morreram em Portugal 358 pessoas em acidentes com tratores. Esta realidade, confirmada pela Autoridade Para as Condições do Trabalho (ACT) durante a sessão de esclarecimento realizada no Auditório Municipal de Sernancelhe, na manhã de 15 de março, justifica a tomada de medidas e comprova que no nosso País os acidentes de trabalho estão a aumentar, o que exige mais informação, mais prevenção e mais fiscalização por parte das autoridades.

 Equipa de Sapadores Florestais de Sernancelhe está já a trabalhar na floresta para proteger o Concelho

Equipa de Sapadores Florestais de Sernancelhe está já a trabalhar na floresta para proteger o Concelho

O Concelho de Sernancelhe é um território de montanha, extenso nos seus mais de 220 quilómetros quadrados de área, metade dos quais dominados por floresta. Ainda que o pinheiro e o carvalho preencham esta paisagem verde, na última década Sernancelhe viu a área de castanheiro duplicar e nos mosaicos das encostas e do planalto convivem árvores diversas que obrigam a cuidados especiais, que passam pela limpeza dos acessos florestais estratégicos, junto aos pontos de água, e ainda pela proteção e vigilância florestal nos períodos mais sensíveis. Foi esta a justificação para a criação da equipa de sapadores florestais, com cinco elementos, que começou a trabalhar já no terreno no dia 12 de março.

Milhares de visitantes e mais de 4 mil litros de sopa confecionados marcaram o 5º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos de Sernancelhe 

Milhares de visitantes e mais de 4 mil litros de sopa confecionados marcaram o 5º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos de Sernancelhe

O 5º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos de Sernancelhe, que decorreu no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de fevereiro, ficou marcado pela afirmação como um evento gastronómico de referência no norte do País. Mais de quatro mil litros de sopa foram confecionados por 17 associações, cerca de dez mil visitantes passaram pelo certame e o Concelho demonstrou estar à altura de preservar tradições, impulsionar a economia local através da promoção dos produtos da terra e promover Sernancelhe como território de cultura.

Pág. 1 de 13