Município de Sernancelhe conseguiu recriar um mercado de Natal para contrariar a crise e dinamizar o comércio local
Feira de Natal no Exposalão Sernancelhe foi um sucesso
O Natal chegou antes do tempo para os comerciantes que se associaram ao evento Feira de Natal, organizado pelo Município de Sernancelhe, no Exposalão, nos dias 9, 10 e 11 de Dezembro. O sucesso comercial da iniciativa, reconhecido por todos, contrariou a ideia generalizada de crise e ajudou a dinamizar o comércio local, demonstrando que, afinal, o poder de compra existe e o espírito de Natal não esmoreceu.
Durante os três dias da Feira de Natal em Sernancelhe, visitada por cerca de três mil pessoas, estiveram à venda eletrodomésticos, roupa e calçado, vinhos e azeite, artesanato, decoração, bacalhau, bijuteria, cabazes, brindes, flores e arte. Muitas compras de Natal foram realizadas por estes dias graças à Feira de Natal no Exposalão. Cumpriu-se, aliás, o objectivo do Município de Sernancelhe, anunciado na abertura do certame pelo Presidente da Câmara, José Mário de Almeida Cardoso, quando elogiou os comerciantes locais, "a sua capacidade de resistir, de teimarem em apostar no interior e em contrariarem as adversidades próprias do meio".
Referindo-se ao estudo do Instituto Nacional de Estatística sobre o Poder de Compra per capita, explicou que os dados são reveladores de que "Sernancelhe afinal tem mantido a sua população", evidenciado que "é um concelho que participa para os impostos do Estado com muito mais impostos do que alguns concelhos do litoral, tidos como industrializados. Basta consultar os dados da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Isso diz bem da nossa dinâmica", concluiu o Presidente da Câmara, desejando a todos os comerciantes "bons negócios e sucesso comercial nesta iniciativa que agora se estreia no calendário de eventos no Exposalão".
O desejo formulado pelo Presidente da Câmara cumpriu-se nos três dias da Feira. E o Exposalão revelou-se um espaço propício a negócios. E a Feira uma boa oportunidade de fazer as compras de Natal, escolher os cabazes para oferecer aos amigos e familiares, as prendas para por no "sapatinho", comprar o bacalhau para a noite de consoada, ou adquirir aquela peça decorativa que há tanto tempo desejava para a casa. Mesmo para quem estava decidido a fazer frente ao frio do inverno, foi possível apreciar a gama de roupa e calçado, não faltando bons motivos para que bons negócios se proporcionassem.
Divertimento e muita animação não faltaram. A cantora Micaela subiu ao palco na noite de 10 de dezembro e atraiu centenas de visitantes à Feira, gerando mais uma oportunidade para os comerciantes. Durante cerca de uma hora interpretou os temas musicais que a lançaram para a cena nacional e animou o certame até horas mais tardias. Já no domingo, dia 11, a tarde foi preenchida pela manifestação etnográfica do Rancho Folclórico de Folgosinho, Concelho de Gouveia, que atuou durante uma hora.
Ao longo dos três dias da Feira de Natal também não faltaram os petiscos locais do Restaurante Flora, a gastronomia local e muita diversão. Foi assim para os mais novos, com os insufláveis, as pinturas faciais pelos alunos da Escola Profissional de Sernancelhe e a grande inovação que esta instituição de ensino trouxe à Feira: uma recriação de uma cidade em miniatura, onde o comboio percorria as linha por entre túneis e montanhas pejadas de neve. Ainda a pensar nos mais novos, o Pai Natal deixou-se fotografar com dezenas de crianças e, para aqueles que quiseram pedir ao Pai Natal um presente especial, o marco de correio colocado à entrada do presépio construído pelos funcionários da Câmara, recebeu dezenas de cartas que lhe darão, certamente, muito trabalho a ler e a responder.