sao martinho

Iniciativa do Agrupamento de Escolas perdura há décadas e interage com toda a comunidade

Feira de São Martinho 2011

A trégua dada pelo célebre "verão de São Martinho", que fez raiar o sol no pico do outono, foi o maior aliado da iniciativa Feira de São Martinho, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, no dia 10 de Novembro, e que é uma das tradições de maior longevidade da comunidade escolar da "Terra da Castanha".

Aproveitando o amplo espaço da frontaria da escola e o belo enquadramento das árvores de folhas largas, a organização abriu à comunidade a feira com ares de princípio de século XX. Comprova-o o traje envergado pelos alunos, o estilo das barraquinhas, a animação da concertina, as quadras de São Martinho e até o bulício típico das feiras dos meios rurais.

Meses e meses de trabalho de professores, alunos e pais, muita dedicação e gosto nos detalhes ficaram patentes nos pormenores. Doces, compotas, bolos, batatas, castanha, galinhas e couves, feijão, abóboras e cebolas, maçãs e nozes preencheram as bancas, as mesmas que ficaram vazias pouco tempo depois, tal o sucesso comercial do certame.

Com cada vez mais visitantes, a Feira de São Martinho ganhou tons de feira de ano, onde cada barraca fazia uso das suas cantilenas como chamariz para a clientela. Aos mais novos, os professores ensinam os truques e estimulam a interagir com os visitantes.

O som da concertina ajudou ao sucesso das modas interpretadas pelos alunos. Ao fundo espetava-se a cavilha num cepo e um grupo de jovens media forças, pontaria e destreza. Com um gesto decidido, um deles espetou a cavilha à primeira. Os jogos tradicionais são o forte da Escola, dinamizados também pelos professores, e um grupo de corajosos alunos experimentou encaixar os pés numa argola de borracha pregada a uma tábua. O objectivo passava por estimular a coordenação entre todos e andar mais rápido. Mas, regra geral, dá tombo! E deu. De qualquer forma, foi divertido.

A Feira de São Martinho é provavelmente o evento com maior tradição em Sernancelhe. Desde sempre ligada à Escola, tem sabido manter estreita a relação com a comunidade, nomeadamente com os pais, as instituições e com todos os elementos que compõe a sociedade sernancelhense. O sucesso é evidente e, na "Terra da Castanha" todas as iniciativas representam um grande contributo para a valorização da castanha de Sernancelhe, mas também para que o conhecimento e a ligação dos jovens à terra sejam cada vez maiores.


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca