
Banda Musical 81 de Ferreirim comemorou 30 anos
Três décadas depois de, pela primeira vez, ter tocado nas ruas de Ferreirim, a Banda Musical 81 assinalou, no dia 24 de Julho, no Largo de Nossa Senhora da Consolação, a data histórica com um Encontro de Bandas em que participaram a Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense e a Banda Musical de Gouviães.
A Banda Musical 81 de Ferreirim e as bandas que se quiseram associar ao evento, protagonizaram um espectáculo que se prolongou pela tarde e que teve como ponto de encontro o Largo do Arrabalde, de onde desfilaram até ao recinto de Nossa Senhora da Consolação, local onde actuaram perante as gentes de Ferreirim, de todo o Concelho e da região.
O sonho que em 1981 foi tornado realidade é encarado hoje como uma missão de toda a comunidade de Ferreirim, que continua a dar os seus filhos mais talentosos, mais estudiosos, mais empenhados e mais interessados à Banda Musical da terra.
A formação musical que a Banda Musical 81 de Ferreirim dá a dezenas de jovens músicos de todo o Concelho de Sernancelhe é, efectivamente, um importante contributo para o enriquecimento cultural, para o desenvolvimento saudável e consolidação da personalidade daqueles que amanhã serão chamados a contribuir activamente para o desenvolvimento do Município e do País. Neste momento, são perto de meia dezena de escolas de música que formam mais de cem crianças e jovens, que depois de um percurso de aprendizagem ingressam na Banda.
O sentido de missão com que a Banda Musical 81 de Ferreirim encara a sua actividade constata-se pelas inúmeras solicitações que lhe chegam todos os anos. Verifica-se igualmente quando lhe é pedido que participe numa recepção oficial a um membro do Governo ou do Estado e quando assinala o dia do Município ou ainda quando anima uma inauguração oficial. A título de exemplo, destacar a recepção oficial ao então Presidente da República Mário Soares, em 1988, em Aguiar da Beira, Distrito da Guarda; ou aquando da inauguração da Escola C+S de Sernancelhe, em 1992, e que contou a com a visita do Primeiro-Ministro Aníbal Cavaco Silva; ou ainda, em 2004, na recepção, em Sernancelhe, ao Presidente da República Jorge Sampaio.
Como momentos históricos a Banda Musical 81 de Ferreirim exibe a imagem da Rotunda de características únicas a nível nacional, constituída por músicos em granito da nossa região, cujo porte de cada escultura ascende a 2 metros de altura, e que marcou a comemoração dos 20 anos daquela agremiação; a participação no Festival Internacional de Música de Moudon, Suíça, em 2006, em que protagonizou diversos concertos que mereceram rasgados elogios de músicos e especialistas helvéticos, impressionados com a capacidade e qualidade da agremiação sernancelhense; a organização do Concerto Pedagógico, destinado aos jovens da Banda Musical 81 e da Orquestra de Tarouca; e a participação no Festival da Amizade, em Sernancelhe. Em 2006, a Banda gravou o seu CD/DVD, no Auditório Municipal de Sernancelhe, compilando toda a história musical da agremiação e os seus protagonistas. No ano passado, protagonizou mais um momento alto com o convite para as comemorações do 14 de Julho em Jacou, França.