obras1

Qualidade de vida e desenvolvimento homogéneo do concelho de Sernancelhe

CÂMARA INVESTE 700 MIL EUROS NAS FREGUESIAS DE FAIA, FREIXINHO, LAMOSA, MACIEIRA, ESCURQUELA E VILA DA PONTE

 

Dentro de apenas alguns dias deverão arrancar, em diversas freguesias do Concelho de Sernancelhe, sete obras de grande importância para assegurar a qualidade de vida das respectivas populações e garantir o desenvolvimento homogéneo de todas as localidades.

Com um custo total aproximado de 700 mil euros, as obras nas freguesias de Escurquela, Faia, Macieira, Freixinho, Lamosa e Vila da Ponte reflectem o planeamento estratégico e a capacidade financeira do Município de Sernancelhe, performance evidenciada, aliás, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses (documento avalizado pelo Tribunal de Contas), editado este ano, e que destaca Sernancelhe como o 3º melhor Município no que respeita à eficiência financeira e dos melhores no pagamento a fornecedores.

Do conjunto das obras que vão agora ser executadas, destaque para a Repavimentação da Estrada Municipal 533 - Faia, cujo custo total é de 138.150 Euros, pela importância que a mesma tem para a projecção turística de veraneio daquela aldeia ribeirinha, para a valorização do seu património e para a dinamização da crescente actividade agrícola.

Igualmente importante, já que abre as portas do Concelho de Sernancelhe para o Douro, a Repavimentação da Estrada Municipal 506-1 Troço Macieira/Limite de São João da Pesqueira, cujo custo total é de 97 mil euros, vem trazer excelência à rede viária municipal e aproximar populações e concelhos historicamente ligados.

Ainda que o Concelho de Sernancelhe disponha de uma moderna rede de abastecimento de água e tratamento de saneamento básico, com uma cobertura a rondar os 100 por cento, é um facto que o crescimento de algumas comunidades tem sido uma realidade. É assim em Lamosa, obrigando agora à Ampliação da Rede de Água e Esgotos da Zona Sul (79.900 Euros) e também à Ampliação da Rede de Água e Esgoto da Zona Norte da freguesia (com um custo de 143.600 Euros).

O mesmo sucede em Freixinho, já que o aglomerado populacional foi acompanhando a estrada municipal, sendo agora necessário proceder à Ampliação da Rede de Água e Esgotos, com um custo estipulado de 97 mil Euros. Igual cenário acontece em Vila da Ponte, outra aldeia ribeirinha do Távora, que tem registado um aumento populacional e de construção que obriga a que o Município invista 120 mil Euros na Ampliação da Rede de Águas e Esgotos, garantindo a qualidade no abastecimento de água e segurança no tratamento dos esgotos. Referir que, para além do bem-estar das populações agora beneficiadas, o Município de Sernancelhe não esconde que os investimentos têm um forte sentido ambiental, promovendo a qualidade de vida e a preservação do meio envolvente.

A obra com menor custo é o Alargamento do Cemitério de Escurquela (21 mil euros), mas nem por isso é menos importante. Sinal da preocupação da população com a exiguidade daquele espaço, denota igualmente a preocupação com a criação de condições que garantam o respeito pela memória dos membros da comunidade já falecidos.


Veja aqui todas as obras

Qualidade de vida e desenvolvimento homogéneo do concelho de Sernancelhe

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca