Inauguração do Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe

Ministro da Administração interna elogiou quem concluiu a obra do Quartel e não deve dinheiro pela obra que fez

"O exemplo da Câmara de Sernancelhe e dos Bombeiros é muito inspirador para este cabo das tormentas que temos pela frente".

O Concelho de Sernancelhe recebeu, no dia 16 de Dezembro de 2012, a visita do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que inaugurou o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários e homologou o protocolo assinado entre a Direção-Geral de Infraestruras e Equipamentos e o Município de Sernancelhe, que permitirá requalificar o edifício onde funciona o Posto da Guarda Nacional Republicana. Impressionado com o rigor como são encarados os investimentos no concelho, o governante reconheceu que "o exemplo da Câmara Municipal e dos Bombeiros de Sernancelhe é muito inspirador para este cabo das tormentas que temos pela frente".

Num dia em que o mau tempo não deu tréguas, o que obrigou a que os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe apresentassem guarda de honra ao Ministro Miguel Macedo debaixo de chuva, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, José Mário de Almeida Cardoso, destacou que, tanto o Quartel dos Bombeiros como o Protocolo para a recuperação do Posto da GNR, são obras que refletem a forma como é gerido este Município e "são mérito duma descentralização de poderes e deveres, que embora tardem no modelo de organização do País, foram, neste caso, concretizadas de uma forma espontânea".

Lembrando que para construir o novo Quartel "não foi preciso recorrer ao crédito e não houve o desvio de um cêntimo em relação ao projetado", José Mário Cardoso evidenciou o sentido responsável e responsabilizador da Associação Humanitária de Bombeiros como um exemplo da forma de trabalhar em Sernancelhe.

Referindo-se, em particular, ao Protocolo assinado com a Direção Geral de Infra-estrutras e Equipamentos para a recuperação do Posto da GNR, o edil lembrou que é o primeiro do género a ser assinado no nosso País, e que "não exige esforço financeiro ao Município", tendo expressado agradecimento especial pela colaboração do Coronel Seixas, do Comando Territorial de Viseu e do Professor José Alberto Correia, da Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos.

Concluiu a sua intervenção no Salão Nobre enfatizando a importância dos valores na recuperação e crescimento do País e deu como exemplo a equipa jovem que o acompanha: "o Dr. Carlos Silva, Vice-Presidente, e ao Dr. Carlos Santos, Vereador com o pelouro das Obras e Urbanismo, que, nesta recta final do meu mandato, de uma forma esforçada e dedicada, têm realizado um notável trabalho que vai deixar marcas no Concelho", recordando as obras e financiamentos que têm conseguido para Sernancelhe.

A cerimónia no Salão Nobre ficaria marcada pela assinatura do Protocolo para recuperar o atual posto da GNR de Sernancelhe. José Alberto Correia, Diretor Geral de Infra-estruturas e Equipamentos, disse que "é com enorme satisfação que está presente para a celebração do protocolo que irá oferecer melhores condições aos militares que ali prestam serviço à população". Antes de proceder à leitura do documento, formulou o desejo de que "tudo se realize com a maior celeridade, de como é exemplo esta Câmara Municipal na concretização de todo este processo".

OBRAS DESCENTRALIZADAS

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, constatou que o "momento difícil que vivemos deve ser encarado como um momento para encontrarmos outras soluções. Este protocolo simboliza exactamente isso: com o QREN, o Governo e as autarquias locais conseguimos lançar um conjunto de obras descentralizadas, com poupança de dinheiro".

"Esta inspiração de com tostões podemos fazer obras de milhões é uma boa inspiração que o poder local dá à administração central. Nós não estamos em tempos de fazer obras faraónicas, mas podemos fazer bem garantindo funcionalidade e operacionalidade". É muito gratificante para mim que seja perante si e perante o seu Município que seja dado o pontapé de saída deste programa", concluiu o Ministro da Administração Interna.

UM QUARTEL MODERNO E CONSTRUÍDO COM RIGOR

A cerimónia oficial de inauguração do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe ocorreu com o descerrar da placa evocativa do momento. Seguiu-se uma visita rápida pelas instalações e, por fim, a sessão no salão principal, onde o Ministro da Administração Interna era aguardado por centenas de pessoas.

António Varela Roque, Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, lembrou o percurso da corporação e a memória de todos quantos dela fizeram parte, garantindo que esta nova casa está concluída, está paga, graças ao contributo de toda a comunidade, mas em especial ao Município de Sernancelhe, que ajudou com 447.802, 27 Euros, sendo 295.100, 27 Euros para a obra, 66 mil euros para o terreno, 40 mil euros para o projecto e 45 mil euros para a fiscalização.

Interveio ainda o Presidente da Federação dos Bombeiros de Viseu, Rebelo Marinho, que mostrou o seu júbilo por ver melhoradas as condições da corporação de Sernancelhe, exortando à missão do voluntariado, para que cada quartel de bombeiros seja "uma oficina de cidadania, uma corporação geracional, com mais jovens, mais qualificados".

Por seu turno, o Presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Soares, confessou-se "muito feliz porque quem desenvolve atividade nesta área da protecção civil em Portugal dá felicidade e alegria aos seus responsáveis. Não posso deixar passar o momento sem felicitar a direção e o comando dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, que são a expressão do serviço prestado ao povo e da salvaguarda das suas vidas e dos seus haveres".

UMA OBRA BELA E BARATA

José Mário Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, agradeceu ao Ministro da Administração Interna pela "solenidade que quis dar a esta ato". Endereçando uma palavra especial para os bombeiros, para o projetista, para o empreiteiro e para todos quantos contribuíram para esta obra, não esqueceu o agradecimento particular a Miguel Giestal, que era Governador Civil, e que incluiu a obra do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe na lista de obras prioritárias. Por fim, deixou "uma palavra de exortação para que continuemos assim. Estamos perante uma obra bela e barata, que reúne o esforço de muita gente".

"Registamos com satisfação a inauguração deste edifício, que tem duas singularidades: conheço bem o País e este tipo de arquitectura não é muito usual, mas os cidadãos de Sernancelhe podem orgulhar-se desta bela obra; a segunda singularidade é de se ter concluído esta obra e não se dever dinheiro pela obra que se fez. É uma boa lição para o País. E mais: de se ter concluído a obra gastando menos do que aquilo que estava orçamentado", disse Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna.

Remetendo para a obra do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, lembrou que "o ensinamento deste projecto é importante para todos nós. Se eu tenho 100 não vou empenhar-me em 120. Se eu tenho 100, vamos gastar com critério 100, tentando ser criteriosos na escolha das prioridades".

A finalizar, dirigindo-se ao Presidente da Direcção dos Bombeiros de Sernancelhe, reconheceu: "Sem espalhafato, com critério, com rigor, escolhendo bem os projectos em função das necessidades, com parcerias com todos, com as câmaras municipais, tentando que com tostões faça obras de milhões, poupando o mais possível... Eu quero por isso dizer que o exemplo da Câmara Municipal de Sernancelhe e dos Bombeiros são muito inspiradores para este cabo das tormentas que temos pela frente".

Neste dia em que os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe estiveram em grande evidência, foi ainda apresentada uma VUCI (Viatura Urbana de Combate a Incêndios), no valor de cerca de 200 mil euros, que vem colmatar uma lacuna da corporação e que é o resultado da poupança conseguida com a boa gestão da obra de construção do quartel.

 


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca