Comunidade Intermunicipal do Douro reuniu no Centro de Artes de Sernancelhe
A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) realizou, no dia 24 de outubro, no Centro de Artes de Sernancelhe, a 24ª reunião do Conselho Executivo. A iniciativa, integrada na estratégia descentralizadora daquele organismo, permitiu debater várias questões comuns aos 19 municípios que constituem a CIM Douro e definir estratégias de atuação de curto e médio prazo, determinantes para o desenvolvimento da região.
Tendo sempre presente a realidade sócio-económica do País, os autarcas foram unânimes em questões como a energia, a água, o território e o turismo. Exemplos positivos como a poupança na iluminação pública ou a maior eficácia no controle da faturação foram igualmente destacados. A sessão em Sernancelhe contou ainda com uma apresentação por técnicos da CCDRN da avaliação da visita da UNESCO ao Alto Douro Vinhateiro, que incidiu em particular no estado de conservação do bem Património Mundial.
Presidida por José Artur Cascarejo, Presidente da Câmara Municipal de Alijó, e com sede em Vila Real, a CIM Douro engloba os concelhos de Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real, representando uma população residente superior a 220 mil habitantes.