Comunidade educativa recebida no Salão Nobre da Câmara de Sernancelhe

Comunidade educativa recebida no Salão Nobre da Câmara de Sernancelhe

A comunidade educativa de Sernancelhe, que compreende todos os ciclos escolares e a Escola Profissional, foi recebida, na manhã de 13 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela Presidente da Assembleia Municipal e pelo Presidente da Câmara e vereadores. A poucos dias do início do ano letivo 2012/2013 cumpriu-se a tradição de dar as boas-vindas aos docentes e dar a conhecer o Concelho de Sernancelhe, espaço onde vão trabalhar durante o ano.

Tendo como pano de fundo um país em crise, um presente inconstante e um futuro incerto, as mensagens do dia foram, ainda assim, de esperança em quem ensina e forma as crianças e jovens e em quem prepara para a vida os adultos de amanhã. O papel da escola, o lugar central da comunidade e o sentido participativo que os dias de hoje exigem a todos os atores no processo educacional, foram entendidos como solução para que se possam inverter tendências dos tempos atuais.

A coordenação entre instituições é igualmente saudável e desejável, facto enaltecido quer pela Diretora do Agrupamento de Escolas, Ana Faria, quer pela Diretora da Escola Profissional, Ana Chaves, que acreditam que o sucesso passa pela aposta na qualidade do ensino e na boa preparação dos jovens que passam por ambas as escolas.

Responsabilizar e ser responsabilizado é o que se pretende também no capítulo do ensino, recordou José Mário de Almeida Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, que defende esta forma de trabalhar "transparente e eficaz" há muitos anos. Mas nem só nas instituições se pretende que assim seja. O autarca acredita que a solução está na família e na formação cívica das crianças e adultos, também para que "se poupem milhares de euros aos municípios, por exemplo se a prática de atirar lixo para o chã acabar".

Desta vez, e coincidindo com a data em que o escritor Sernancelhe Aquilino Ribeiro completaria 127 anos, a recepção teve como momento alto a conferência de Paulo Neto, professor, diretor do Jornal do Centro, Diretor da Revista Aquilino e um dos mais ferverosos e qualificados estudiosos de Mestre Aquilino. A obra infanto-juvenil de Aquilino foi o tema da conferência, tendo merecido especial ênfase as obras "Romance da Raposa", "Arca de Noé" e "Marianinha".

Paulo Neto e a sua sensibilidade pedagógica revelaram aos docentes um Aquilino Ribeiro incomparável, uma figura genial, um escritor único na forma de perscrutar e escrever as terras e as gentes destas paragens. Lançando o desafio para que as salas de aula não se fechem a Aquilino Ribeiro, o conferencista exortou à divulgação e conhecimento da vasta obra de quem, nascido no Carregal, Concelho de Sernancelhe, mereceu honras de Panteão Nacional. E foi precisamente para o Pátio que guarda a casa onde Aquilino nasceu que foram em seguida os professores. Paulo Neto foi novamente o anfitrião e os seus amplos conhecimentos do lugar arrebataram a atenção dos presentes.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca