Padre Lucas Ribeiro assinalou 70 anos de sacerdócio na Igreja de Vila da Ponte, onde foi ordenado em 1942
A Igreja Matriz de Vila da Ponte, Sernancelhe, foi o local escolhido para assinalar, no dia 27 de julho, 70 anos de sacerdócio de Padre Lucas Ribeiro Pedrinho. No mesmo templo onde, no ano de 1942, foi ordenado presbítero pelo Bispo de Lamego e Porto, Dom Agostinho Jesus e Sousa, Padre Lucas celebrou missa e agradeceu pela homenagem que o Concelho de Sernancelhe lhe quis prestar. Dezenas de ex-paroquianos de Carregal assistiram à eucaristia e cumprimentaram o sacerdote que, durante cerca de 50 anos, dirigiu espiritualmente as freguesias de Carregal e Lamosa.
Padre Lucas Ribeiro Pedrinho, atualemente a residir em Lamego, onde aos 93 anos de idade cumpre com a sua missa diária das 9:30 horas na Sé, deixou uma marca indelével no Concelho de Sernancelhe, nomeadamente nas freguesias onde foi pároco.
Não só no campo religioso, mas também na melhoria assinalável das condições da população, a ele se deve o nascimento do Centro Social e Paroquial de Lamosa, hoje instituição de prestígio no cuidado aos mais idosos, mas também foi sua a ideia de criar, no Carregal, o Centro Social, que hoje se encontra a funcionar com perto de 50 residentes e apoio domiciliário.
A construção da Igreja da Aldeia de Santo Estêvão, da Igreja de Lamosa e o melhoramento gerar de vários templos das paróquias por onde passou são também obras suas e que deixou para a comunidade.
Nesta visita a Sernancelhe, onde reviveu os momentos da sua entrada na vida religiosa, não deixou de recordar que foi ordenado aos 23 anos de idade, tendo para isso obtido dispensa de idade à Santa Sé. E que foi concedida, o que lhe permitiu ser ordenado naquele ano de 1942, juntamente com os presbíteros Anselmo Fernandes de Freitas, Armando Rodrigues Silveira e José Cardoso de Almeida.
Depois da missa, Padre Lucas Ribeiro Pedrinho visitou o Centro Social e Paroquial do Carregal, onde foi recebido com uma visita guiada às instalações e onde decorreu o jantar. Em sinal de homenagem e reconhecimento pelos serviços prestados ao Concelho de Sernancelhe, o Município ofereceu a Padre Lucas um Cristo, com a data da homenagem que lhe foi prestada neste dia 27 de julho de 2012.