Federação Portuguesa de Canoagem organizou Taça Regional no Açúde do Távora, em Vila a Ponte
Mais de 150 atletas e várias centenas de espetadores assistiram, na manhã de 8 de julho, no Açúde do Távora, na freguesia de Vila da Ponte, às etapas da Taça Regional Centro Maratona/Esperanças de Canoagem, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Associação de Canoagem de Aveiro, Núcleo Desportivo e Cultural Vila da Ponte e Conselho Nacional de Arbitragem, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila da Ponte e Município de Sernancelhe.
O Concelho de Sernancelhe e o espelho de água do Rio Távora, cujo custo de construção, incluindo a escada de peixes, rondou os três milhões de euros, estrearam-se assim em competições oficiais de desportos náuticos e receberam os elogios de especialistas da modalidade, como por exemplo de Hugo Gomes, co-organizador desta taça, Presidente da Associação de Canoagem de Aveiro e Árbitro Internacional de Canoagem, que evidenciou as qualidades técnicas do Açúde, a regularidade do nível de água, a possibilidade de as equipas treinarem aqui durante todo o ano e as inegáveis potencialidades pela beleza natural do lugar.
O sucesso desta primeira iniciativa, que contou com equipas de Aveiro, Vila do Conde, Montemor-o-Novo, Ovar, Marco de Canaveses, foi o "fermento" para o que se deseja venha a ser a dinâmica do Rio Távora no futuro. Foi aliás esse o pensamento transmitido pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, José Mário de Almeida Cardoso, após a cerimónia de entrega de prémios, aos elementos da organização, a quem reafirmou a disponibilidade do Município para continuar a apostar no Rio, nas suas margens e nas suas potencialidades.
Estando já a ser preparada, com a ajuda prestimosa da Associação de Canoagem de Aveiro e em especial do seu Presidente Hugo Gomes, uma prova de âmbito nacional, unem-se esforços para que, dentro de algum tempo, outros equipamentos de apoio a modalidades náuticas possam nascer nas margens, dotando este espaço de todas as condições para receber, por exemplo, equipas e clubes em estágio.
ma manhã desportiva diferente, amiga do ambiente, em contacto direto com a natureza, foi o que esta etapa da Taça Regional de Canoagem proporcionou aos competidores, jovens em grande número, mas também à muita assistência que quis ver de perto no que se transformou o seu Rio Távora.
Divulgar a canoagem e incentivar os jovens para a prática da modalidade foram objetivos que o Núcleo de Vila da Ponte assumiu nesta primeira fase. Depois pretendem reunir as condições para a criação de uma escola de canoagem, que deverá ser certificada e reconhecida, poderá competir nos diversos campeonatos nacionais, e dará à Vila da Ponte e o Concelho de Sernancelhe um lugar de destaque no desporto nacional.