Lares de Carregal e Lamosa e Centros Lúdicos de Sarzeda e Vila da Ponte participaram nos jogos que fazem bem à mente e ao físico
CLDS e Município de Sernancelhe organizam Convívio de Boccia no Exposalão
"Dar vida aos anos com o boccia" é o tema do "Programa Mexa-se" dinamizado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Sernancelhe, na tarde de 15 maio, no Exposalão, e que juntou perto de uma centena de seniores provenientes das instituições sociais de Carregal, Lamosa e Centros Lúdicos de Sarzeda e Vila da Ponte. O convívio de boccia, como foi designado pelos organizadores, foi o culminar de dezenas de ações nas freguesias, onde o CLDS, a Biblioteca Municipal, as juntas de freguesia e a Câmara Municipal têm reunido esforços para realizar ações benéficas à saúde física e psíquica dos mais velhos.
O Exposalão foi o local escolhido para desenvolver a ação. Vestidos com roupa desportiva, pontuando a tradicional t-shirt branca e os sapatos mais adaptados para jogos, os seniores chegaram preparados para um tarde de competição, mas também muito para o convívio e a alegria. Isso mesmo foi lembrado por Carlos Silva Santiago, Vice-Presidente do Município de Sernancelhe, ao dirigir-se aos presentes no Exposalão. Reconhecendo ser "um gosto muito grande podermos receber-vos, ver o entusiasmo com que participam nestas ações", o autarca não esqueceu o investimento que o Município continua a fazer no social, no desenvolvimento destas e de outras iniciativas, a aposta no apoio à compra de medicamentos, a Unidade Móvel de Saúde, a recuperação de centro lúdicos, entre tantos outros investimentos para que surjam as condições indispensáveis ao convívio e à prática desportiva".
Entusiasmo e muita vontade em jogar uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais se destaca o bowling e a petanca. Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).
As vertentes do jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica. O objetivo deste desporto é colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo (Campo de Boccia).
E porque esta modalidade não estabelece limites de idade, todos podem jogar contra todos. É um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. Os recursos materiais, assim como as Regras de Boccia foram adaptados(as), de forma a possibilitar a prática a pessoas que tenham dificuldades motoras. A habilidade, agilidade e inteligência tornam-se fundamentais no desenvolvimento das jogadas, assistindo-se muitas vezes a um verdadeiro espetáculo de alternância da vantagem, através da aplicação de técnicas e táticas adequadas a cada circunstância. Portugal conta com vários atletas de reconhecido mérito e valor internacional, e fruto disso mesmo é a presença nos tops dos Rankings Mundiais da modalidade.