Festival das Sopas em Sernancelhe

Festival das Sopas de Sernancelhe, uma montra da cultura e da tradição da Terra da Castanha

Sopa de gravanços com bacalhau, sopa de javali, caldo de castanha, sopa de feijoca à Zebreira, sopa de cogumelos ou sopa da matança do porco são algumas das iguarias que serão recriadas no 1º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, que decorrerá no próximo fim de semana, 14, 15 e 16 de fevereiro, no Expo Salão de Sernancelhe.

Catorze sopas, confecionadas por outras tantas associações do Concelho, podem ser provadas gratuitamente durante os três dias do evento. A única condição imposta pela organização é que os visitantes utilizem a tigela de barro que poderá ser adquirida à entrada e que dará livre acesso e sopas gratuitas durante os três dias.

A iniciativa do Município de Sernancelhe, que envolve as associações culturais e recreativas do Concelho, é também uma montra cultural e etnográfica, já que estarão presentes artesãos, responsáveis pela criação de produtos como o queijo da Lapa, as cavacas de Freixinho, o pão, o vinho, a cestaria, entre tantas outras atividades que explicam a nossa história.

Em simultâneo, e também durante os três dias, decorrerá no palco do Expo Salão uma manifestação etnográfica digna de registo, já que nove Ranchos Folclóricos, de diferentes concelhos, mostrarão os seus trajes, as suas danças e as músicas que explicam a riqueza e a diversidade cultural do Norte do País.

A organização do certame teve ainda a preocupação de trazer para este Festival das Sopas a essência e a ruralidade que caracteriza Sernancelhe e que explica a identidade deste povo. Sejam as artes e os ofícios de antigamente, os cenários que recriam as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas, de 14 a 16 de fevereiro pretende-se proporcionar aos visitantes um Festival de sabores mas também de sensações. Contamos consigo.

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca