Sernancelhe paga em média em 9 dias e é dos 30 melhores do país em termos de eficiência financeira

Sernancelhe paga em média em 9 dias e é dos 30 melhores do país em termos de eficiência financeira

Sernancelhe paga em média aos seus fornecedores em nove dias e é dos 30 melhores municípios do País em termos de eficiência financeira. Quem o diz é o 10º Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente ao ano 2013, elaborado pelo NEAAP (Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas, da Universidade do Minho) e o CICF (Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), Tribunal de Contas e Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, que analisou as contas dos 308 municípios, 225 empresas municipais e 27 serviços municipalizados.

Os dados apresentados no presente estudo "foram obtidos através da consulta dos sites das entidades, onde nos termos da lei devem ser disponibilizados, e a consulta da plataforma do tribunal de Contas". Tiveram por base as contas de todos os municípios do país, designadamente os mapas da caracterização da entidade, os balanços, as demonstrações de resultados, os mapas da execução orçamental da receita e da despesa, os planos plurianuais de investimento, os mapas do fluxo de caixa, os orçamentos e os relatórios de gestão.

O Anuário Financeiro, que analisa o exercício de 2013, confirma Sernancelhe no 29º lugar entre os municípios de pequena dimensão em termos de eficiência financeira, referindo os autores do estudo que "estes municípios são, em termos financeiros, os melhores dos melhores, em termos de uma boa gestão dos dinheiros públicos".

Sernancelhe paga em média em 9 dias e é dos 30 melhores do país em termos de eficiência financeira

O nosso Concelho destaca-se igualmente quanto ao tempo que demora a pagar a quem fornece serviços ao Município, apresentando um prazo médio de pagamento de apenas nove dias.

Sernancelhe paga em média em 9 dias e é dos 30 melhores do país em termos de eficiência financeira

O nosso Concelho surge ainda destacado como o 23º município do País com menor endividamento líquido, entre os 28 municípios que não recorreram a empréstimos bancários de médio e longo prazo no período entre 2009 e 2013, o 34º Município do País com menor volume de juros e encargos financeiros pagos em 2013 e entre os municípios cujas entidades do setor empresarial local (ESCOLA PROFISSIONAL DE SERNANCELHE) não apresenta endividamento no final do exercício de 2013.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, os dados divulgados pelo Anuário Financeiro merecem toda a credibilidade e "este Documento é olhado já por todos os Municípios como uma análise respeitada da situação económica e financeira das contas dos municípios, servindo os rankings como forma de perceber a evolução ou regressão verificadas em cada setor, a cada ano, e também como medidor do serviço publico quer prestamos aos nossos munícipes".

Por fim, o edil, que deu a conhecer à Câmara e Assembleia Municipal as principais conclusões do Anuário, reconheceu, com satisfação, que desde que se iniciou a publicação dos Anuários Financeiros, "Sernancelhe surge sempre entre os melhores concelhos do país no que respeita à eficiência financeira, ao pagamento a fornecedores, no cumprimento das metas do endividamento líquido, dos mais preocupados com os empréstimos de médio e longo prazo e dos mais reconhecidos quanto ao resultado económico por habitante".

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca