Centro Histórico de Sernancelhe renasce com Festival Ser+Cultura

O Centro Histórico da Vila de Sernancelhe foi palco de um festival cultural que juntou mais de duas centenas de artistas, distribuídos por vários palcos, protagonizando dezenas de espetáculos em diferentes pontos do recinto. Designado SER+Cultura, decorreu nos dias 27, 28 a 29 de junho e conseguiu os objetivos delineados pelo Município: ser dinâmico, impulsionar o comércio local e dar vida ao núcleo antigo da sede de Concelho.

Tirando natural partido do cenário formado por monumentos como a Igreja Românica, a Casa da Câmara e o Pelourinho, os solares dos Carvalhos e dos Condes da Lapa, a Biblioteca Municipal, a Casa da Comenda de Malta, o Auditório Municipal, o Museu Padre Cândido Azevedo e o edifício do antigo Quartel dos Bombeiros, a organização do SER+Cultura apostou na decoração e na criação de cenários inovadores, transformando, por exemplo, as ruinas do Solar dos Condes da Lapa numa galeria de arte ao vivo. Ou o primeiro piso do Museu Cândido Azevedo em galeria de arte, acolhendo três exposições de fotografia e uma de pintura.

A isto juntou um programa com intérpretes de música popular, começando pelas filarmónicas, ranchos, concertinas, até derivar para concertos de guitarra clássica e piano. A envolver os sons que tomaram conta da vila nestes três dias, muita animação de rua, com cuspidores de fogo e com "O insólito e o invisível", da responsabilidade do grupo Tribal. Os paladares também não saíram defraudados graças às tasquinhas que tiveram as mesas sempre cheias de comensais, naturalmente atraídos pelos petiscos locais.

Para a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira foi reservada a função literária do evento, tendo recebido três iniciativas, sendo que a figura de Aquilino Ribeiro, a sua vida e obra, mereceram especial destaque e notoriedade. Para os mais novos foi também nesta casa da cultura que as alunas da Escola Profissional de Sernancelhe instalaram os seus ateliers de pinturas faciais e artes plásticas para as crianças.

Ao Centro Histórico, por estes dias vedado à circulação automóvel, os visitantes chegavam apenas de comboio turístico, transporte de grande utilidade que viveu jornadas de constante vai e vem, sempre lotado.

EVENTO DE CONCEÇÃO SIMPLES MAS MUITO ADMIRADO
A abertura do SER+Cultura aconteceu ao final da tarde de 27 de junho, no Auditório Municipal. Numa apresentação simples, condimentada com as descrições aquilinianas de Paulo Neto, a música do pianista Jorge e da acordeonista Nancy, da Academia de Música, da animação "Blue family", pelo grupo Tribal, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, deu por aberto o Festival, que justificou com o facto de Sernancelhe ter um Centro Histórico de excelência, de inquestionável valia, que merece ter vida e ser reconhecido.

E foi o que realmente sucedeu, graças a todos os intervenientes neste SER+Cultura: Grupo Tribal, Academia de Música de Sernancelhe, Miguel Amori, Fernando Paulo Batista, Ar de Rastilho – Fanfarre Band, Quarteto de Guitarras de Viseu, DJ Emanuel Rainho, Paulo Campos – Karaoke, as aulas de zumba da professora Magda Requeijo, Centros Lúdicos do Concelho de Sernancelhe, Manuel de Lima Bastos, Filandorra – Teatro do Nordeste, Banda Filarmónica de Riodades, fadista Carla Linhares, Paulo Neto, banda Musical 81 de Ferreirim, Terno de Copos, pianista André Cardoso e trompetista Duarte Alves, Reportório Osório com Luís Fernandes na voz e Sónia Sobral (da Sarzeda, Sernancelhe) no acordeão, Concertinas Terras do Demo, Cucos Malandros, fadista Karmitta, Concertinas Terra da Castanha, Rancho Folclórico de Arnas, António Santos Gama, Grupo Coral do rancho Folclórico de Sernancelhe, Ús Sai de Gatas, Realizador da curta metragem rodada em Sernancelhe "Deus providenciará", Grupo Coral de São Pedro, Alberto Correia e Rancho Folclórico de Sernancelhe. Participaram ainda com exposições de fotografia e pintura: Olavo Azevedo, Paulo Neto, Valdemar Fonseca e Rui Lourosa, Christine Marques, Elsa Faria, Mariline Ricardo e Maria Caetano. Decorreu ainda uma exposição coletiva de escultores do Concelho de Sernancelhe no Solar dos Condes da Lapa.

Destacar ainda a caminhada e trail solidário, denominado "Castanheiro em flor", que decorreu na manhã de 29 de junho, proporcionado aos visitantes a oportunidade de conhecerem os soutos dos montes que envolvem a Vila. Todos os produtos arrecadados fazem parte agora de um banco de bens e serão distribuidos pelas familias referenciadas como carenciadas no Concelho.

s2smodern