Sernancelhe recebeu mais de 200 atletas na 8ª Concentração de Escolas de Natação

A Piscina do Complexo Desportivo Municipal de Sernancelhe recebeu, no dia 17 de maio, mais de 200 atletas em representação de 19 Escolas de Natação dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra para a 8ª Concentração de Escolas de Natação. Considerada a prova mais importante da natação distrital, a iniciativa reflete a aprendizagem ao longo da época e o trabalho árduo dos municípios na promoção da modalidade.

Nesta Concentração coube a Sernancelhe a missão de acolher os atletas, os pais e familiares, os treinadores, os técnicos dos municípios e preparou uma festa de grande nível. Com a Piscina decorada a rigor, o tanque foi rodeado por bandeiras de todos os municípios participantes, a bancada permitiu à assistência acompanhar todas as provas, garantiu o conforto dos atletas, e o exterior funcionou como espaço de preparação e lazer.

Durante quase quatro horas, de forma sequencial e devidamente programada, decorreram as provas. Pela primeira vez, esta edição contou com a colaboração de Patrícia Marques, natural de Arnas, Concelho de Sernancelhe, membro do quadro nacional da arbitragem da natação pura desportiva, que deu um precioso contributo a esta iniciativa. Por escalões e por idades, cada atleta realizou duas provas, sendo que no final decorreu a competição por equipas, ou seja estafeta, em que o sentido individual da modalidade deu lugar ao espírito de equipa e de grupo. Por isso, esta foi a prova mais ansiada por todos, já que os nadadores sentiram a importância de competirem em representação das diversas equipas.

O evento, enquadrado no Circuito Municipal das Escolas de Natação, foi o oitavo da temporada. Envolvendo os Municípios e os seus complexos desportivos, esta competição é o resultado do trabalho dos técnicos da área do desporto, refletindo a ação que diariamente desenvolvem junto das crianças e jovens de cada concelho na promoção do desporto como forma de educar.

Sernancelhe integra o projeto do Circuito Escolas de Natação desde 2008/2009, conseguindo, ano após ano, classificações entre os dez primeiros. Ao longo destas seis épocas de competição, obteve seis prémios de grande relevância desportiva, como por exemplo nadadora do ano, recorde de escalão e recorde de circuito.

Com atletas de idades entre os 10 e os 18 anos, o Circuito de Escolas de Natação tem conseguido promover a modalidade como desporto de reconhecidas valias para a formação e capacitação dos jovens, dinamizar os espaços municipais, profissionalizar os trabalho dos seus técnicos, promover os concelhos na sua vertente turística e cultural mas também como locais de oferta desportiva e contribuir para que os jovens desenvolvam o sentido de partilha, de grupo, responsabilidade e cresçam com valores.

Armando Mateus, Vereador do Pelouro da Cultura, Desporto e Educação, assistiu a este Encontro de Escolas de Natação, tendo entregue os recordes de natação e as lembranças do Município aos representantes das escolas, clubes e associações que integram a competição. Lembrou, a propósito do Circuito Municipal das Escolas de Natação, o trabalho que vem sendo realizado pelos Municípios e os seus técnicos, a colaboração e envolvimento dos pais e encarregados de educação, o reconhecimento da importância da modalidade e o sentido educativo e pedagógico da prática desportiva regular, em particular entre as crianças e os jovens.

podio

Classificação final