Universidade Fernando Pessoa, do Porto, visita a Rede Natura de Lamosa

Universidade Fernando Pessoa, do Porto, visita a Rede Natura de Lamosa

Um grupo de alunos do Curso de Engenharia do Ambiente da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, visitou, no dia 2 de abril, a Rede Natura de Lamosa com o objetivo de contactar com a especificidade ambiental daquela área protegida, estudar as espécies de fauna e flora e conhecer o Centro Pedagógico e o Centro Interpretativo daquela localidade.

A visita de estudo decorreu no âmbito das unidades curriculares de Ecologia e de Biologia daquela academia, tendo sido coordenada pela professora Teresa Jesus, que acompanhou e explicou, ao longo do trilho de Lamosa, o que torna especial este pedaço de território, demonstrando a importância que os animais e as plantas desempenham no equilíbrio deste ecossistema.

Ao longo do Rio Paiva foram ainda recolhidas amostragens de organismos macroinvertebrados bentónicos, tidos entre a comunidade científica como indicadores da qualidade da água dos cursos de água. Para além da componente prática, os alunos puderam ainda visitar o Centro Pedagógico, onde decorreu uma explicação sobre o que pode ser contemplado, estudado e ensaiado por quem visitar Lamosa, e também o Centro Interpretativo, onde visitaram a exposição permanente e de onde partiram para a realização do percurso pedestre de 6.5 quilómetros.

Este conjunto de valências em torno da Rede Natura de Lamosa foi uma aposta do Município de Sernancelhe, concretizada em 2013, e que resultou da operação financiada pelo QREN, ON2., União Europeia, no valor de 764.682,10 Euros, permitindo requalificar espaços sociais e apetrechá-los com material didático e informativo elaborado exclusivamente para este tema, bem como definir percursos pedestres de promoção da natureza e das espécies, edição de guia interpretativo dos Percursos de Lamosa e DVD com documentário sobre a fauna e a flora daquele local. A intervenção permitiu ainda a criação de um centro pedagógico na antiga Escola Primária e de um centro interpretativo no Moinho de Vento, que serve como ponto de partida ao Trilho de Lamosa.

O sentido pedagógico deste projeto é servir a comunidade escolar do concelho, mas também de todo o país, do ensino básico e secundário, as universidades e politécnicos, disponibilizando para o efeito o Centro Pedagógico e materiais didáticos adequados ao tema da natureza e da biodiversidade.

Todos os interessados por esta temática poderão também agendar visitas e passeios pedestres, bastando para tanto contactar o Município de Sernancelhe, quer por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. quer pelo telefone 254598300


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca