Sernancelhense José da Fonseca e Silva recebeu título honorário "Amicus Romaniae" pelo Instituto Cultural Romeno

José da Fonseca e Silva, tradutor e investigador de Língua e Literatura Romenas, natural de Penso, Sernancelhe, a residir em Braga, foi distinguido, em Lisboa, no dia 11 de fevereiro, com o título honorário "Amicus Romaniae" 2014, pelo Instituto Cultural Romeno.

Reconhecendo o trabalho e o contributo que tem dado à promoção da cultura romena no espaço lusófono, aquele instituto considerou que "a cultura romena beneficiou de promoção mediante apoio institucional bem como através de esforços individuais. Desta forma, graças ao tradutor José da Fonseca e Silva, um dos maiores escritores romenos, Ion Creanga (1837-1889), conta com mais uma tradução lusófona".

O Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, e o Vereador Carlos Manuel Ramos dos Santos, estiveram presentes na cerimónia, tendo demonstrado ao homenageado o "orgulho de contar, entre os nossos ilustres, com personalidades do meio cultural como José da Fonseca e Silva". O edil sernancelhense ofereceu uma réplica da Igreja Românica de Sernancelhe e disse ainda que "é com reconhecida admiração que entendemos o título que agora lhe é atribuído, um justo merecimento por tantos anos de dedicação à compreensão e integração da comunidade romena, afinal tão expressiva e importante nas últimas décadas do século XX português".

s2smodern