Sernancelhe premeia os seus melhores alunos

Cerimónia no Exposalão contou com perto de meio milhar de pessoas

Sernancelhe premeia os seus melhores alunos de todos os ciclos escolares e da ESPROSER

Os melhores alunos de todos os ciclos escolares do Concelho de Sernancelhe e da ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, foram distinguidos, no dia 9 de Setembro de 2011, no Exposalão Sernancelhe, com a entrega de prémios de mérito e menções honrosas, numa cerimónia organizada pelo Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Associação de Pais, Escola Profissional de Sernancelhe e apoio do Município de Sernancelhe, Caixa de Crédito Agrícola de Sernancelhe e Caixa Geral de Depósitos de Sernancelhe.

Perto de meio milhar de pessoas assistiu à cerimónia, coordenada pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, e que marcou um momento decisivo para o projecto educativo de Sernancelhe, já que, pela primeira vez na história do Concelho, todas as instituições de ensino uniram-se para destacar os alunos que melhor prestação educativa tiveram ao longo do ano transacto. O momento marcou também o arranque oficial do ano lectivo 2011/2012.

Do 1º ciclo foram premiados alunos do pólo escolar de Carregal, Ferreirim, Sernancelhe e Vila da Ponte. Do 2º Ciclo foram igualmente destacados alunos do 5º A, 6º A, 6º B e 6.º C. Do 3º Ciclo foram agraciados alunos do 7ºA, 7.º B, 8.º A, 8.º C e 9.A. No total, 65 alunos receberam prémios de mérito, a que se juntaram cinco alunos da Escola Profissional de Sernancelhe a quem foram entregues diplomas de fim de curso.

Numa cerimónia interactiva, recheada de bons momentos culturais e de forte pendor pedagógico, foram as crianças que assumiram todo o protagonismo. Não só pelos prémios arrecadados, mas também porque participaram activamente quer na leitura de poemas, quer na animação do evento. A colaboração dos professores da Academia de Música de Sernancelhe foi igualmente decisiva, bem como as mensagens que os pais endereçaram a todos os presentes, despertando as consciências para a importância da educação, o sentido da família, a escola e a participação na sociedade.

Palavras sentidas e que acolheram aplausos rotundos, interpretadas pelo Presidente da Associação de Pais, João Aguiar, como "sábias" e "certeiras", num tempo em que a responsabilidade dos pais na educação dos filhos é cada vez maior e mais decisiva. Agradeceu a todos quantos participaram na organização da cerimónia, aos alunos, às escolas e à autarquia pelo momento, garantindo que, da parte dos pais, o apoio a estas iniciativas será sempre inequívoco.

Por seu turno, Ana Faria, Directora do Agrupamento Vertical de Escolas, referiu-se à cerimónia como "o resultado do bom entendimento entre as instituições de educação de Sernancelhe". Lembrando que estão "conscientes da necessidade de distinguir o mérito e premiar o esforço individual na busca do conhecimento", a responsável educativa disse que "estes exemplos devem ser reconhecidos e distinguidos pela comunidade. Parabéns aos alunos que são a razão de ser desta festa. Parabéns pelo êxito do vosso percurso escolar. Parabéns aos pais que, em parceria com a escola, participaram no sucesso escolar dos seus filhos".

Ana Chaves, Directora da Escola Profissional de Sernancelhe, enalteceu o facto de, "este ano, pela primeira vez, quatro entidades com responsabilidades directas no ensino, unirem esforços para reconhecerem o mérito dos seus alunos". "Se o reconhecimento do mérito é simbólico, estes momentos são importantes para contrariar o facilitismo que se tem instalado no ensino e na formação", atirou a Directora da Esproser, revelando que "na Esproser decidimos distinguir os melhores alunos de cada curso". Alunos que observaram qualidades como "trabalho, interesse, esforço e empenho", máximas aliás da ESPROSER, que a direcção faz questão de exibir como bandeira: "O maior prémio para a Escola Profissional virá quando o mercado de trabalho reconhecer a estes alunos as competências que aqui adquiriram".

O Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, José Mário de Almeida Cardoso, não escondeu o seu contentamento pela cerimónia e pela importância que a mesma tem para pais e alunos. "Defendo há muito que a sociedade tem de ser capaz de distinguir quem é melhor. Criar uma cultura de mérito, em que se recompense o trabalho, o esforço, a dedicação é fundamental para que possamos evoluir como povo", garantiu. Reforçando que esta cerimónia permite também dar a conhecer o trabalho e os projectos das escolas, já que se abrem à comunidade, o Presidente da Câmara não deixou de alertar para "uma perigosa atitude de alguns pais que matriculam, não respeitando a lei, os filhos em escolas de concelhos limítrofes. Mais do que um desenraizamento forçado, já que as crianças saem do seu meio natural, não as estão a beneficiar em nada, já que têm de se levantar cedíssimo e são sujeitas a 12, 15 e mais quilómetros quando têm escolas no seu concelho a apenas quatro ou cinco quilómetros, dotadas de todas as condições e com inúmeros equipamentos desportivos de grande qualidade".

No final, e antecipando o lanche, a Academia de Música pôr o Exposalão de Sernancelhe a dançar, literalmente. Miúdos e graúdos dançaram e cantaram um tema popular português, alegria que antecipa um ano escolar pleno de realizações educativas.

Lista de alunos premiados do 1º, 2º e 3º Ciclo

Lista de alunos premiados da Esproser

 


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca