recep professores

Docentes do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional de Sernancelhe foram recebidos no Salão Nobre e realizaram uma visita guiada pelas 7 Maravilhas patrimoniais do Concelho

"Os professores não devem ter medo de ensinar aos mais novos valores fundamentais da nossa sociedade como família ou pátria"

As portas do Salão Nobre dos Paços do Concelho abriram-se, no dia 1 de Setembro de 2011, para dar as boas-vindas aos professores que iniciam funções no ano lectivo 2011/2012 no Agrupamento de Escolas e na Escola Profissional de Sernancelhe. Pela primeira vez na história do Concelho, os professores de ambas as instituições de ensino do Concelho apresentaram-se no mesmo dia e participaram numa cerimónia que contou ainda com a visita guiada pelas 7 Maravilhas do Concelho de Sernancelhe.

Numa sessão coordenada pela Presidente da Assembleia Municipal, Adélia Sobral, que deu as boas-vindas aos professores, José Mário Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, elogiou a iniciativa e o trabalho dos professores na formação dos homens de amanhã: "Temos perfeita noção da velocidade a que se processam as mudanças na nossa sociedade. As crianças e jovens são muito permissivos a esse fenómeno e é aí que o papel dos professores é determinante. Os professores não devem ter medo de ensinar aos mais novos valores fundamentais da nossa sociedade como família ou pátria". Por isso o autarca lembrou ainda que hoje a escola deve funcionar como espaço integrador, como "mediador entre a família, os alunos e a comunidade". A esse propósito aludiu para a colaboração exemplar que aconteceu no último ano lectivo, em que "o Agrupamento, a Escola Profissional, a Associação de Pais e o Município uniram-se em momentos importantes, idealizaram e conceberam iniciativas de valor inquestionável para as crianças, chamando à participação os pais e a comunidade". De entre as várias iniciativas realizadas destaque para as 7 Maravilhas, as comemorações do Ano Internacional da Floresta, a Festa do Livro e da Criança, entre outras.

Da parte do Agrupamento de Escolas, a Directora Ana Faria relembrou precisamente as iniciativas e a colaboração que se foi conseguindo no último ano. Como que antecipando o programa previsto para o dia, lembrou que os professores iriam visitar as 7 Maravilhas do Património de Sernancelhe, "resultado de um projecto levado a cabo pelo grupo disciplinar de História no ano lectivo transacto" e que contou com a colaboração do Município de Sernancelhe e juntas de freguesia.

Rui Guedes, director da Escola Profissional de Sernancelhe, recordou o momento particular que vivemos, as dificuldades económicas e as exigências cada vez maiores que se colocam às escolas. No caso da ESPROSER lamentou os atrasos na transferência das verbas e as limitações que tal situação gera no funcionamento da instituição. Contudo, assegurou que, quer a qualidade quer o bom relacionamento institucional com as restantes instituições do concelho, serão sempre cultivadas.

No final, e ainda no Salão Nobre, o Presidente da Câmara Municipal, em mais um gesto de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, entregou à Directora Ana Faria um cheque no valor de dois mil euros, montante que vai permitir introduzir na escola, já este ano, o cartão magnético.

A manhã foi passada a visitar as 7 Maravilhas do Concelho, iniciativa desencadeada no ano passado pelos professores de história do Agrupamento, que redundou na eleição, por mais de 15 mil votos na Internet, dos sete monumentos com mais simbologia no Concelho de Sernancelhe, tendo merecido a distinção a Igreja de Sernancelhe, o Solar de A-de-Barros, o Moinho de Vento de Lamosa, o Cruzeiro do Largo do Soito (Granjal), a Casa da Loba (Fonte Arcada), o Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo (Fonte Arcada) e o Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção (Tabosa do Carregal).


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca