
SERNANCELHE "DE MÃOS DADAS COM A FLORESTA"
Este ano assinalou-se o Ano Internacional das Florestas. Sernancelhe, um concelho em que mais de 50 por cento do território é floresta, é sensível a questões ambientais e há muito que vem patrocinando iniciativas amigas do ambiente e verdadeiramente protectoras da floresta.
Em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, a Câmara Municipal, por intermédio do Gabinete Técnico Florestal, quis assinalar esta efeméride de forma original e visível a toda a comunidade. Por isso, empreendeu a iniciativa "De mãos dadas com a floresta", e o resultado são belos trabalhos concebidos graças à criatividade e visão dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos. E se os alunos do 1º ciclo dirigiram os seus trabalhos para a vertente da reciclagem, já os dos 2º e 3º ciclos apostaram na identificação das espécies de árvores do nosso Concelho.
O resultado é verdadeiramente notável e foi admirado por centenas de visitantes e por todos os alunos das escolas do Concelho, durante o mês de Abril, no Centro Municipal de Artes. Porém, é de assinalar a vertente pedagógica da iniciativa, que pretendeu igualmente consciencializar a população escolar e a comunidade em geral para a importância da floresta e da biodiversidade, bem como dar a conhecer determinadas espécies existentes na região. Exemplo dessa vertente foi a acção de sensibilização dirigida aos alunos do 1º ciclo, promovida pelo Gabinete Técnico Florestal.
No que respeita à participação no projecto, referir que depois de o Gabinete Técnico Florestal ter lançado o desafio e empreendido os esforços necessários à sua concretização, a ideia colheu todo o apoio e colaboração do Agrupamento de Escolas, nomeadamente dos professores, com a coordenação da docente Teresa Santos, e alunos das disciplinas de Área de Projecto, Ciências Naturais e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Dado que o projecto abrangeu diversos níveis de ensino, foi necessário adaptar a acção a cada faixa etária. Ou seja, aos alunos do 1º ciclo foi pedido que construíssem árvores com materiais reciclados. O resultado final foram onze árvores, bem originais, onde não faltaram os resíduos aos quais normalmente não damos qualquer importância mas que, afinal, são excelentes materiais recicláveis. Lixo que, neste caso, ganhou vida, precisamente no dia Mundial da Árvore.
Já para os alunos do 2º e 3º ciclos, o desafio foi diferente. Tratava-se de construir o Bilhete de Identidade das espécies e reproduzir na tela as árvores distribuídas na região. Mais uma vez, o resultado surpreendeu: 16 telas nasceram das mãos habilidosas dos jovens estudantes, e uma foi concebida pelos assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas, que, apesar de inicialmente não fazerem parte do projecto, quiseram aderir e participar activamente. Um carvalho americano, um castanheiro, um pinheiro bravo, um pinheiro manso, um eucalipto, uma tília, uma cerejeira, uma nogueira, um plátano, um freixo, um amieiro, uma oliveira, uma aveleira, uma mimosa, sabugueiro, uma macieira e uma "árvore especial", pintada pelos alunos do ensino especial, deram vida ao Centro Municipal de Artes de Sernancelhe durante o mês de Abril.
Vencedores do Concurso "De mãos dadas com a Floresta"
Exposição: "De mãos dadas com a Floresta"
Participantes: alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos
Actividade 1.º ciclo: criação de árvore com materiais recicláveis
Foram seleccionados pelo júri os três melhores trabalhos, tendo em conta os seguintes critérios:
- Originalidade;
- Criatividade;
- Diversidade de materiais utilizados;
- Adequação ao tema proposto.
Vencedores da actividade do 1º ciclo:
T1 - 1º ano Sernancelhe; Ver Foto
T1 - 1.º e 4.º anos Ferreirim; Ver Foto
T1 - 1.º e 2.º anos Carregal. Ver Foto
Actividade 2.º e 3.º ciclos: representação em tela de uma árvore nas tuas mãos
Foram seleccionados pelo júri os três melhores trabalhos, tendo em conta os seguintes critérios:
- Capacidade de representação da parte constituinte da árvore escolhida com maior semelhança possível da realidade;
- Conteúdo da caracterização (B.I.) tendo em conta as principais características;
- Originalidade/Criatividade na construção da tela.
Vencedores da actividade do 2º e 3º ciclos:
6.º B; Ver Foto
7.º A;Ver Foto
9.º B. Ver Foto
Todos os seleccionados foram premiados com um brinde surpresa e publicação no sítio do município de Sernancelhe em www.cm-sernancelhe.pt
Decidiu ainda o júri atribuir quatro menções honrosas pelo destaque que os trabalhos mereciam.
1.º ciclo:
T2 – Ferreirim (2.º e 3.º anos) Ver Foto
T3 – Sernancelhe (3.º ano) Ver Foto
2.º e 3.º ciclos:
Referir que todos os participantes na acção do Dia Mundial da Floresta/Ano Internacional da Floresta terão direito a certificado de participação.