SIC noticia apanha da castanha em Sernancelhe
Começou a apanha da castanha em Sernancelhe. Apesar de o ano ter ficado marcado pela seca, os produtores dizem que a castanha é de grande qualidade e que faz jus à fama da Martaínha da Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa.
Por todo o Concelho, em todas as aldeias, a apanha da castanha marca o ritmo dos dias e garante receitas importantes às famílias. O sentido tradicional da apanha permanece porque os soutos são de pequenas dimensões, os castanheiros seculares despontam nas encostas declivosas, e a castanha cai quando quer, ou seja, quando está na altura certa. Saber esperar é a técnica mais adequada à apanha da castanha.
Contudo, as novas plantações e as de maior dimensão, como são os casos dos soutos da Seara, na Vila de Sernancelhe, exigem a instrução de máquinas de apanha, uma forma de diminuir os custos e de garantir uma apanha mais rápida.
Seja como for, é o sentido tradicional que marca a apanha da castanha Martaínha em Sernancelhe.
Na Terra da Castanha este é um ritual secular, um símbolo da identidade deste povo que assim se prepara para celebrar a castanha com a Festa da Castanha nos dias 23, 24 e 25 de outubro.
Aqui fica o convite para que venha a Sernancelhe e experimente a cultura e os sabores da Terra da Castanha.