Receção aos professores - Sernancelhe

Receção aos professores

Sernancelhe reafirma aposta no ensino e em escolas de qualidade

Com o ano letivo quase a começar, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, recebeu, no dia 14 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a comunidade educativa, entre dirigentes escolares, professores e funcionários das escolas, reafirmando que o Concelho está empenhado em continuar a oferecer ensino e escolas de qualidade. Este foi aliás o primeiro momento de uma manhã dedicada a conhecer o Concelho, com uma visita ao Centro Interpretativo Aldeia da Faia e a Loja Interativa de Turismo, depois de uma passagem pela Fundação Aquilino Ribeiro, em, Soutosa, casa do escritor Aquilino Ribeiro, que completou 130 anos do seu nascimento no dia 13 de setembro.

Durante a sessão no Salão Nobre foi defendido pelos intervenientes a necessidade de Sernancelhe manter como objetivo prioritário a construção de uma escola de qualidade, bem posicionada nos rankings, que seja reconhecida por formar bem as crianças e jovens e por ser capaz de lhes incutir princípios e valores determinantes para o seu futuro.

Ana Chaves, Diretora da Escola Profissional de Sernancelhe, instituição que este ano registou o maior número de alunos da sua história, referiu isso mesmo, reafirmando a importância da escola no Concelho e na região, o papel dos formadores, dos auxiliares, dos pais e da comunidade na consolidação da escola.

Carlos Rei, Diretor do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, prometeu ser agente ativo da construção da escola de Sernancelhe, especificando que “não queremos ter uma escola do à espera que passe, mas sim uma escola onde todos gostem de estar” e se sintam bem. Lançou por isso o desafio aos professores para que “ajudem os alunos a deixar de ser alunos do à espera que passe o tempo da aula, à espera que toque para sair, à espera que acabe”.

O papel da escola, o lugar central da comunidade e o sentido participativo que os dias de hoje exigem a todos os atores no processo educacional foram entendidos como solução para que se possam inverter tendências dos tempos atuais, nomeadamente a falta de crianças, que tanto ameaça a existência das instituições de ensino e obriga a que os professores vivam um clima de grande incerteza.

O Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago, analisou o atual panorama educativo nacional e, comparando-o com a realidade sernancelhense, enfatizou o trabalho de formação e preparação desenvolvido pela Escola Profissional de Sernancelhe, instituição que assume ainda a capacidade de minimizar os efeitos de o Concelho não estar servido com ensino secundário público.

Referindo-se ao Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, deu conta de que surge num ranking recente em quinto lugar a nível distrital, reconhecendo que “esta boa prestação dignifica todos quantos fazem parte do projeto educativo do Concelho”, acrescentando que estão de parabéns os alunos, mas também os professores, os auxiliares e todos quantos se empenham na educação dos jovens de Sernancelhe.

Analisando a escola dos tempos atuais, o Presidente da Câmara, também ele docente de formação, reconheceu que a escola evoluiu muito e exige, especialmente aos professores, novas formas de ensinar e novos métodos para conseguirem que os alunos adquiram uma formação integrada em todas as valências. E isso, reforça, é possível com empenho e muito trabalho, o que, a continuar a acontecer, vem contribuir para a escola de qualidade e para o sucesso que se pretende em Sernancelhe e que, comprova o ranking, é possível.

A terminar, Carlos Silva santiago, disponibilizou o Município para continuar a ser agente ativo deste processo de construção de escola de qualidade em Sernancelhe, reafirmando o desejo de que, nos próximos anos, a escola de Sernancelhe seja procurada porque tem ensino de qualidade, porque desempenha um papel cruciar na formação dos jovens e prepara os nossos filhos para o futuro.

 


Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca