Bombeiros de Sernancelhe recebem ambulância do INEM e equipamentos de proteção individual
A partir de agora os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe dispõem de uma ambulância do INEM que será tripulada pelos técnicos da corporação. A cerimónia de apresentação e bênção da nova viatura, organizada pelo Município de Sernancelhe, decorreu no dia 29 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a que assistiram mais de duas centenas de pessoas.
Depois da entrega da viatura à Corporação de Bombeiros de Sernancelhe, em Lisboa, no dia 28 de julho, inserida no plano nacional de apetrechamento de meios de emergência médica, que disponibiliza veículos equipados para estabilizar e transportar os doentes, com a tripulação formada para aplicar medidas de suporte básico de vida ou mesmo desfibrilhação automática externa, Sernancelhe quis mostrar o novo equipamento à sua população.
Para isso o Município promoveu uma cerimónia simbólica de apresentação do Posto de Emergência Médica e, em complemento, entregou à Corporação de Sernancelhe 40 equipamentos de proteção individual contra incêndios, resultado de uma candidatura que o Município efetuou, com a Comunidade Intermunicipal do Douro.
Intervieram na sessão no Salão Nobre o Presidente da Assembleia Municipal, José Agostinho Aguiar, o Comandante dos Bombeiros Voluntários, Luís Sérgio Gouveia, o Monsenhor Cândido Azevedo e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Sernancelhe, Varela Roque.
O Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago, referiu-se a este dia como o corolário do trabalho dos Bombeiros de Sernancelhe, a aposta na formação dos seus técnicos e a melhoria constante das condições de trabalho.
Falou ainda da parceria exemplar que é promovida com os Postos de Emergência Médica (PEM), em que o Governo dá os equipamentos e a corporação disponibiliza os técnicos para os operacionalizar. "É assim que se esbatem as distâncias entre interior e litoral, entre grandes centros urbanos e os pequenos concelhos do nosso País", constatou, lembrando que para que Sernancelhe fosse contemplado com a PEM foi preciso "sermos persistentes e demonstrar aos governantes que Sernancelhe é uma terra digna, de gente de trabalho e de valores. Que temos boas contas, que honramos os nossos compromissos, que somos bons alunos e que essas qualidades devem ser reconhecidas e premiadas".
Confirmando que a Proteção Civil do Concelho tem conhecido um apetrechamento de qualidade nos últimos anos, lembrou a obra do quartel dos Bombeiros e a oferta recente de uma ambulância pelo Município, dando resposta a uma necessidade dos Bombeiros que manifestavam preocupação pelo reduzido número de veículos e pela idade que muitos apresentam.
Por fim, o autarca deixou palavras elogiosas a todos quantos se empenharam para que Sernancelhe fosse contemplado com a PEM: "Quero por isso enaltecer a forma elevada, determinada e sempre positiva como todas as instituições assumiram o desígnio de trazer para Sernancelhe esta ambulância do INEM. Agradeço à Direção dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, na pessoa do Senhor Varela Roque, um ativo muito importante para a Associação, um homem exemplar na entrega, na procura contínua de mais e melhores recursos, um estratega que chefiou a corporação durante mais de duas décadas e, ligado umbilicalmente aos Bombeiros, mantém-se como fundamental a dirigir a Corporação de Sernancelhe.
Uma palavra igualmente de reconhecimento para o Comandante dos Bombeiros, Luís Sérgio Gouveia, um dos mais novos comandantes do País, um jovem que assumiu a tarefa de chefiar mais de 50 bombeiros em 2009 e que tem feito um excelente trabalho na atração e formação dos jovens que hoje são motivo de prestígio e notoriedade da Corporação.
Não esqueço também o Emanuel Azevedo, do Comando, que por ser técnico do INEM, desde sempre assumiu a importância deste equipamento para Sernancelhe, para a sua terra.
Estendo este reconhecimento a todos os elementos do Comando, cuja ação tem reflexos muito positivos na moralização e na operacionalização dos meios técnicos e humanos, conseguindo do pouco fazer muito, dando o exemplo de que, com gestão, com racionalização, é possível prestar um bom serviço à nossa população. A vossa marca está bem visível na corporação e na formação estrutural dos bombeiros de Sernancelhe.
A todos os bombeiros, deixo o meu agradecimento sentido pela forma voluntariosa como encaram a missão de ser bombeiro. Vós sois o exemplo de que os jovens com valores, com princípios são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Concelho e do nosso País.
E porque Sernancelhe é uma terra que sabe agradecer quem lhe faz bem, deixo um agradecimento muito especial ao Deputado da Assembleia da República, Dr. Pedro Alves, pelo trabalho e pela vontade em que Sernancelhe tivesse este equipamento. Por isso reafirmo que a Câmara Municipal, o Senhor Secretário de Estado e o Senhor Deputado Pedro Alves não fizeram mais do que a sua obrigação em trabalharem para o bem de uma corporação exemplar".