2ª edição do Festival Ser+cultura

Centro Histórico acolheu a 2ª edição do Festival Ser+cultura

Sernancelhe organizou, de 26 a 28 de junho, a segunda edição do festival de cultura SER+CULTURA, evento que aconteceu no Centro Histórico da Vila, e cujo cartaz primou pela oferta diversificada de momentos, desde espetáculos de música, teatro, exposições, desporto, literatura, multimédia e tasquinhas, até workshops de fotografia, dança, cycling e jumping. Uma caminhada solidária pelo "castanheiro em flor", na manhã do dia 28, com as receitas a reverterem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi um dos momentos altos do cartaz.

A abertura oficial do certame aconteceu ao fim da tarde de 26 de junho no Auditório Municipal pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que momentos antes tinha assinalado a abertura da Loja Interativa de Turismo. Reconhecendo a importância do evento na promoção cultural do concelho e da região, o governante elogiou a vertente juvenil e as oportunidades que o Ser+Cultura oferece aos mais novos, em especial no campo das artes. Logo de seguida, declarou aberto o evento, que visitou logo depois, demoradamente.

Durante três dias, subiram aos diferentes palcos do Centro Histórico da Vila de Sernancelhe 250 artistas, de diferentes estilos musicais, escritores e artistas de rua, com exposições de pintura, fotografia e escultura. Diversificar a oferta cultural, divulgar e promover o património concelhio, no caso os monumentos do Centro Histórico, como a Igreja Românica, o Pelourinho, o Solar dos Carvalhos e o Solar dos Condes da Lapa, bem como os equipamentos Auditório Municipal, Biblioteca e Museu Padre Cândido, foram os objetivos da iniciativa.

Sete palcos receberam espetáculos ao longo dos três dias, sempre gratuitamente, com mais de 36 horas de cultura ao gosto de cada um. De realçar o carácter rotativo entre os diversos palcos, surgindo apontamentos de espetáculos de rua de forma espontânea em recantos estratégicos do centro histórico com o objetivo de interligar os diferentes palcos e ajudar no encaminhamento dos visitantes.

O dia 27 ficou ainda marcado pelo sentido tradicional, com as marchas organizadas e interpretadas pelos utentes dos Centros Lúdicos do Concelho de Sernancelhe, a que se associou o bairro da Veiga.

O domingo, 28, conheceu um momento alto com a caminhada solidária, que juntou no exterior do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários várias centenas participantes na II Caminhada e Trail Solidário, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, e que levou os desportistas pelas belas paisagens de soutos que rodeiam a vila de Sernancelhe.

Três dias de festa, três dias de cultura, onde foram apresentadas as obras literárias "Partituras de uma Antologia", de Miguel Amori, e "Regal – defesa da aldeia", de Teresa Barranha. Manuel de Lima Bastos trouxe à Biblioteca Abade Vasco Moreira um momento literário em redor de Aquilino Ribeiro, defendo que é preciso manter a autenticidade da língua portuguesa perante a chegada do novo acordo ortográfico.

Artesanato e gastronomia nas barraquinhas estrategicamente colocadas junto aos palcos e mais de uma dezena de espaços representaram as artes e os ofícios do concelho. Nas tasquinhas foi possível degustar a nossa gastronomia, com os sabores mais autênticos desta Terra da Castanha.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca