Secretário de Estado do Desporto e Juventude inaugurou a Loja interativa de Turismo de Sernancelhe

Secretário de Estado do Desporto e Juventude inaugurou a Loja interativa de Turismo de Sernancelhe

O Concelho de Sernancelhe inaugurou, no dia 26 de junho, a Loja Interativa de Turismo, no Centro Municipal de Artes, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e com o Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.

Coincidindo com a abertura do Festival SER+Cultura, no Centro Histórico da Vila de Sernancelhe, a abertura da Loja Interativa de Turismo, que coloca o Concelho na rede de espaços de promoção e informação turística que liga todo o Norte de Portugal, teve um primeiro momento oficial no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, depois, no Centro de Artes, onde foi descerrada a placa alusiva à abertura do equipamento e explicado o funcionamento da loja pela coordenadora da rede de Lojas do Porto e Norte, Isabel Castro.

Este projeto, com assinatura do Turismo do Porto e Norte, surgiu da necessidade de colmatar uma lacuna existente na região em termos de informação turística e apoio ao visitante, de uma forma atrativa e adaptada às necessidades do turista atual, mantendo cada município a sua identidade própria através da exposição de conteúdos locais. A implementação da Loja Interativa de Turismo de Sernancelhe foi candidatada ao Eixo Prioritário II - Valorização Económica de Recursos Específicos, ao aviso Plano de Desenvolvimento Turísitico do Vale do Douro, tendo um custo total de 186.557,13 Euros, comparticipada pelo ON.2 - O Novo Norte POR do Norte, em 154.547,24 Euros (82,84%).

Na cerimónia no Salão Nobre Melchior Moreira falou de um dia histórico para Sernancelhe, já que o Concelho fica ligado em rede, pode mostrar-se ao mundo, vender os seus produtos locais e gerar importantes mais-valias para as suas gentes.

A Entidade turística regional pretende ainda que a Região, no seu todo, os seus produtos, os seus monumentos, os seus valores naturais, a sua gastronomia, a sua gente, se mostre ao turista, em cada Loja Interativa de Turismo.

No entender do Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago, "a Loja Interativa de Turismo a oportunidade para que também o nosso património, as nossas empresas, as nossas gentes ganhem um novo dinamismo, conheçam um novo estímulo e assumam que a autenticidade pode ser a nossa maior riqueza".

A essência das novas Lojas Interativas de Turismo reside na reunião e interligação da informação e promoção do produto turístico Porto e Norte de Portugal. Seguindo as orientações da Organização Mundial de Turismo, que definiu uma estratégia de promoção de destinos com base num conjunto de produtos estratégicos, as Lojas Interativas de Turismo apresentam a sua informação e promoção tendo em conta os sete produtos estratégicos da região ‐ Turismo de Negócios, City & Short Breaks, Gastronomia e Vinhos, Turismo de Natureza, Turismo Religioso, Touring Cultural & Paisagístico e dos 5 Patrimónios, Turismo de Saúde e Bem‐Estar.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca