Lar do Sagrado Coração de Maria conseguiu o maior acordo do Distrito

Lar do Sagrado Coração de Maria conseguiu o maior acordo do Distrito

Lar de Ferreirim, União de Freguesias e Município uniram esforços e conseguiram 25 acordos de cooperação com a Segurança Social de Viseu

O Lar do Sagrado Coração de Maria, em Ferreirim, foi contemplado com 25 acordos de cooperação, o maior protocolo assinado no Distrito de Viseu, resultado de um trabalho de parceria entre o Lar, a União de Freguesias de Ferreirim e Macieira e o Município de Sernancelhe. A cerimónia de assinatura aconteceu ontem, 10 de maio, nas instalações do Lar, com a presença do Diretor do Instituto da Segurança Social de Viseu, Telmo Antunes.

Aberto há quase três anos, o Lar do Sagrado Coração de Maria não tinha sido contemplado, até à data, com acordos de cooperação para os seus utentes, funcionando sem qualquer apoio para este efeito por parte da segurança social.

Sensibilizados, a União de Freguesias de Ferreirim e Macieira e o Município de Sernancelhe, em parceria com a Direção do Lar, desencadearam um conjunto de ações junto

da Segurança Social de Viseu, que viriam a revelar-se determinantes para garantir os 25 acordos e a sustentabilidade financeira desejada pela Instituição.

O dia 10 de maio passará, por isso, a ser "um dia histórico para Ferreirim", como reconheceu o Presidente da União de Freguesias, Jaime Ferreira, depois de ouvir o Diretor do Instituto da Segurança Social de Viseu assegurar que "se trata efetivamente do maior acordo assinado no Distrito de Viseu". Telmo Antunes elogiou ainda o "trabalho de todos quanto se empenharam na sua concretização", acrescentando mesmo que "esta terra está de parabéns".

Lembrando que, desde a primeira hora, percebeu a dimensão do problema do Lar do Sagrado Coração de Maria, explicou que as limitações financeiras do País não permitiram uma resolução mais célere do problema. Contudo, disse, "cerca de 9000 euros por mês é significativo e permite uma estruturação financeira da Instituição, outra estabilidade e outra solidez", concluiu o Diretor do Instituto da Segurança Social.

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, reconheceu o quanto foi importante a entreajuda de todas as instituições, afirmando mesmo que "foi essa a chave do sucesso do dia histórico que hoje estamos aqui a testemunhar em Ferreirim".

Assumindo que o mais importante é realmente "contribuir para mais e melhor qualidade de vida para os nossos utentes daqui em diante, elogiou a parceria da Câmara, com a Segurança Social, com a Junta de Freguesia e com o Lar do Sagrado Coração de Maria, reconhecendo que, no momento atual, a partilha e a união de esforços é cada vez mais determinante para as nossas instituições, sejam elas de âmbito social, cultural, desportivo ou outras".

Reafirmando que a freguesia de Ferreirim e Macieira está de parabéns pelo acordo alcançado, conclui dizendo que estes acordos são a garantia de que o Lar de Ferreirim tem as condições para prestar bom serviço social e que "os 25 acordos são uma mais-valia para a Instituição".

Pe. Diamantino Duarte, Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de Ferreirim, explicou o percurso da instituição, cujas origens remontam a 1988, as dificuldades que foram sentidas para que a obra do atual Lar pudesse ser concretizada, assumindo que "o trabalho foi reconhecido com estes acordos".

Por fim agradeceu "à Câmara e à União de Freguesias pela preocupação demonstrada com esta Instituição". A cerimónia terminou com a assinatura formal dos 25 acordos, representando para a instituição um encaixe financeiro mensal de 9 mil euros, mais de cem mil euros por ano.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca