Jornadas literárias Ler (n)o Douro, em Sernancelhe, dedicadas a Mestre Aquilino Ribeiro
Percorrer os espaços de Aquilino Ribeiro com leituras e dramatizações pelos alunos do Agrupamento de Escolas, conhecer o Mestre das Terras do Demo pela casa onde nasceu e pelo colégio onde estudou foram algumas das propostas que as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro, promovidas pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas, trouxeram a Sernancelhe na manhã de 14 de março.
Projeto da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, dinamizado pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, com o apoio da Câmara Municipal, Biblioteca Abade Vasco Moreira, Centro de Formação da Associação de Escolas do Douro e Távora, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção dos Serviços da Região Norte e Direção Regional da Cultura do Norte, pretende promover a leitura, dando a conhecer a obra de autores/escritores que têm alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela.
Logo pela manhã, e depois da receção aos participantes no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, iniciou-se o circuito aquiliniano com a visita ao Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal, a casa onde nasceu, tendo os alunos do agrupamento efetuado leituras e dramatização da obra "Romance da Raposa", não faltando o sentido teatral e o guarda roupa adequado à representação.
Uma passagem pelo Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção, em Tabosa do Carregal, onde decorreu o "Valeroso Milagre", permitiu conhecer o espaço e a recém requalificada Igreja. Seguiu-se uma passagem pela Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, e uma segunda representação do "Romance da Raposa".
Rumando ao Santuário da Lapa, decorreu a leitura de "Aldeia, Terra, Gente e Bichos" que prendeu os participantes na entrada do templo que guarda a imagem de Nossa Senhora da Lapa.
A iniciativa levaria depois os visitantes a conhecem a exposição dedicada a Aquilino Ribeiro, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe e, por fim, às 16 horas, a apresentação do Livro de Manuel de Lima Bastos "Mestre Aquilino, a Caça e uma Gaita que Assobia".
O projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro prossegue para outros concelhos, onde serão apresentados os resultados das atividades que foram sendo realizadas nas Escolas e nas Bibliotecas Municipais com o intuito de dar a conhecer o autor/escritor e a sua obra.