Freguesia de Carregal cantou os réis na Câmara Municipal
Se há tradições que são uma marca bem portuguesa, o cantar dos reis é disso um bom exemplo. No Concelho de Sernancelhe a tarefa de perpetuar este ritual tem sido desenvolvida, ano após ano, pelas gentes da Freguesia de Carregal, terra natal do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago.
Este ano cumpriu-se o gesto, tendo sido reservada a manhã de 6 de janeiro para ouvir os versos sempre alegres e plenos de mensagens que cerca de meia centena de pessoas da freguesia de Carregal trouxeram ao Salão Nobre dos Paços do Concelho.
"Viva a Câmara de Sernancelhe/ com todo o seu empenho/ a todos que cá trabalham/ desejamos um bom ano", começaram por desejar os visitantes, que prepararam 16 versos, cantados de forma ritmada e ensaiada, acompanhados pela música da concertina e do tambor.
Emocionado, o Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago, reconheceu o gesto da "sua gente" e a persistência em cantarem os reis, com tamanho entusiamo e alegria, há mais de uma década, cumprindo assim uma tradição que é bem representativa da diversidade e riqueza cultural das nossas terras.
Aqui ficam os versos do reis 2014 cantados pelas gentes do Carregal:
1º Os três Reis do Oriente São chegados a Belém Visitar o Deus Menino Que nasceu para nosso bem 2º Boas festas boas festas Boas festas vimos dar Vimos dar as boas festas E um bom ano desejar 3º Viva a Câmara de Sernancelhe Com todo o seu empenho A todos que cá trabalham Desejamos um bom ano 4º Viva o nosso Presidente Com todo o carinho Todos o vimos crescer Quando era pequenino 5º Por amor à nossa terra Resolvemos cá voltar À vila de Sernancelhe À Câmara vimos saudar 6º Todos cantam lindamente Do mais velho ao mais novo Vimos das as boas Em nome de todo o povo 7º Aos nossos vereadores De todo o coração Desejamos um bom ano Com toda a gratidão 8º Viva o nosso Concelho Todo junto em união Cá estamos a dar as boas vindas Do fundo do coração |
9º Aqui vimos aqui vimos Aqui vimos sabeis Vimos das as boas festas E também cantar os Reis 10º Aqui vimos todos nós Com a nossa teimosia Viva o Presidente da Junta Lá da nossa Freguesia 11º É Natal e agora Reis Cumprimos a tradição Para o Sr. Presidente É um amor do coração 12º Os nossos Reis bem cantados São cheios de amor e luz Ano novo abençoado Pelo menino Jesus 13º Renovamos nossos votos De aqui virmos voltar Por muitos e longos anos Sr. Presidente visitar 14º Desejamos um bom ano Na santa paz do Senhor Que vos dê recompensa Saúde, paz e amor 15º Esta aldeia é meu povo Ó minha terra querida Renovar as boas festas E mostrar nossa alegria. 16º Já nasceu o Deus Menino No Presépio de Belém A todos muito obrigado Até ao ano que vem. |