VIII Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra de Sernancelhe, a VERDADEIRA festa do emigrante
O VIII Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra foi, provelmente, o certame mais regular de todos os que já aconteceram em Sernancelhe até hoje. Com cerca de 30 mil visitantes contabilizados, os oito dias de Festival e de Feira contaram sempre com uma assistência asinalável, proporcionando bonitos espetáculos e oportunidades de negócio aos mais de 100 expositores presentes. José Malhoa, Quim Riscas e Zeca Estacionâncio, Quim Barreiros, Marco Paulo e Toy deram um contributo decisivo para o sucesso da iniciativa. Os últimos dias do certame contaram, ainda, com o contributo de peso do II Salão Automóveis Clássicos, no Expo Salão, visitado por muitos amantes dos automóveis antigos de todo o País.
O arranque formal do certame aconteceu ao fim da tarde de 28 de julho, na sala polivalente do Secretaria da Feira Sementes da Terra, onde os expositores ouviram da Presidente da Associação, Ana Chaves, e do Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, José Mário de Almeida Cardoso, palavras de gratidão, de esperança e de muita confiança no sucesso da Feira. Reconheceram ainda que este evento não pretende copiar nenhum outro e que a preocupação principal a cada ano é que o Festival e a Feira sejam "concebidos à dimensão de Sernancelhe".
Cortada a fita e assinalada a abertura da Feira, o momento de convívio entre os expositores e a organização foi revelador da confiança e também da amizade que vem sendo criada a cada ano que passa.
Aliás, a fidelização do público parece ser a chave do sucesso do certame que Sernancelhe organiza, há oito anos consecutivos, sempre com grande sucesso. Depois do espetáculo de José Malhoa, dedicado aos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, e que contou com recinto cheio, o domingo, 29, começou com acrobacias aéreas e, logo depois, com o espetáculo de Freestyle de "Arrepiado", que não deixou arredar pé às centenas de pessoas que ocuparam o recinto da Central de Camionagem. À noite, a etnografia e as demonstrações da nossa história e cultura subiram ao palco do Festival, com os ranchos de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Granja do Tedo.
A noite de 30 de julho pertenceu à Banda Musical 81 de Ferreirim. Recém chegada da Suíça, onde participou no Festival de Música Popular de Moudon, a agremiação está em grande também com o lançamento do novo CD e com uma temporada de atuações muito preenchida. Ao VIII Festival da Amizade de Sernancelhe trouxe um concerto notável, interpretando temas que foram êxitos mundiais e marcaram gerações. Muito aplaudida, a Banda Musical 81 de Ferreirim arrecadou aplausos e elogios do público presente.
A organização, da responsabilidade da Associação Sementes da Terra, ACIS (Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe), Âmbula (Associação dos Funcionários do Município de Sernancelhe) e ESPROSER (Escola Profissional de Sernancelhe), procurou gerar interatividade com as instituições do Concelho. Este ano, para além do Dia do Bombeiro, em que a receita do concerto de José Malhoa reverteu para a corporação e para esta fazer face às despesas com a construção do novo quartel e na concretização das suas actividades de assistência e socorro à população, também com o Clube Desportivo de Sernancelhe, promovido à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, contou com as receitas do espectáculo dos artistas Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, na noite de 31 de Julho.
O espetáculo cénico da Orquestra Pentágono Emoções, de Vila Nova de Famalicão, durou cerca de três horas e trouxe cor e muita alegria ao Festival da Amizade. A programação de 1 de agosto contou ainda com os Djs Emanuel Rainho e Peter L. Seguiu-se, no dia 2 de agosto, Quim Barreiros e, no dia 3, o desile de moda patrocinado por lojas de moda presentes na Feira Sementes da Terra, sendo duas delas do Concelho de Sernancelhe: os Traquinas e a Loja das Malhas.
Marco Paulo mostrou em palco, no dia 4, as qualidades musicais que estão na base da sua longa e próspera carreira musical. Temas de sempre, aos quais o público é fiel, letras simples e mensagens claras, são alguns dos ingredientes que o cantor exibe nos seus espetáculos. A finalizar, no domingo, 5 de agosto, a tarde foi dedicada aos mais novos. A já tradicional Tarde da Criança fez o gosto de centenas de crianças e jovens, que se repartiram pelos ateliers distribuídos pelo recinto da Feira. A noite pertenceu ao artista popular Toy, que proporcionou aos muitos espetadores um concerto muito interessante e interativo. O fogo de artifício pôs um ponto final na edição 2012 do Festival da Amizade e Feira Sementes da Terra.
Dia 05 de Agosto
Dia 04 de Agosto
Dia 03 de Agosto
Dia 02 de Agosto
Dia 01 de Agosto
Dia 31 de Julho
Dia 30 de Julho
Dia 28-29 de Julho