Pianistas Olga Panova e Ecaterina Baranova trouxeram a Sernancelhe grandes compositores clássicos

Pianistas Olga Panova e Ecaterina Baranova trouxeram a Sernancelhe grandes compositores clássicos

As jovens pianistas Olga Panova, da Rússia, e Ecaterina Baranova, da Moldávia, protagonizam em Sernancelhe, no dia 14 de julho, pelas 21:30 horas, no Auditório Municipal, um concerto memorável, interpretando peças de grandes compositores clássicos.

Com um programa que enalteceu ícones como M. Mussorgsky: "Uma noite no Monte Calvo", D. Shostakovich: 6 prelúdios op. 34 "Valsa alegre" e "Dança Espanhola", as pianistas repartiram o concerto entre si, privilegiando ainda compositores como M. Ravel: "Ma mère L´Oye" e Kirill Zaborov, cuja peça "Três Esboços" foi estreia mundial em Sernancelhe. Um espetáculo de elevado nível musical e cultural que contou com o Auditório Municipal repleto.

Nascida a norte da Rússia, Olga PANOVA iniciou muito cedo o seu percurso musical sob influência do seu pai. Iniciou os seus estudos no piano com 4 anos de idade. Obteve o seu primeiro prémio aos 11 anos. As suas qualidades musicais unidas ao seu desejo de aperfeiçoar a capacidade técnica deram-lhe a oportunidade de frequentar, em 1996, o Colégio Musical do Conservatório Estatal Tchaikovsky, em Moscovo, onde aperfeiçoou a técnica e o estilo de interpretação com prestigiosos professores entre os quais Natalia Suslova, antiga aluna de Lev Oborin. Em 2000, ingressou na Academia Musical de Moscovo e trabalhou na qualidade de colaboradora em estabelecimentos de formação musical, tendo estudado com Naum Shtarkman, Zinaida Ignatieva, Boris Petrushansky, músicos de renome que a aconselharam no sentido de aperfeiçoar a sua técnica. Bolseira da Fundação "Z. Zaleski" durante três anos, Olga Panova ingressou em 2005 na École Normale de Musique de Paris "Alfred Cortot" onde recebeu os Diplomas Superiores de Concertista em Piano (2011) e Música de Câmara (2012) com a classificação máxima, unanimidade e felicitações do júri. Olga apresenta-se a solo tocando música de câmara em várias localidades de França, Rússia e Portugal.

Nascida em Chisinau, Moldávia, Ecaterina BARANOV obteve a licenciatura em música assim como o Diploma de Master pela Academia de Música, Teatro e Artes Plásticas de Chisinau, sob a orientação de Victor Levinzon, Aliona Feldman, e o Mestre Emérito das Artes, Anatolie Lapicus. Durante cinco anos, estudou piano com o professor e concertista Guigla Katsarava na École Normale de Musique de Paris "Alfred Cortot", onde recebeu o Diploma Superior de Execução bem como o Diploma de Concertista com a classificação máxima, unanimidade e felicitações do júri. Estudou ainda Música de Câmara sob a orientação de Devy Erlih e Alain Meunier, tendo obtido o Diploma de Concertista com classificações semelhantes. Tem feito recitais em França, Moldávia, Alemanha, Roménia e tem participado em diversos festivais tais como "As noites de piano de Cabasse" (Cabasse, França), "Piano em Saintonge" (Saintes, França), "As noites Pianísticas" (França, Moldávia), "As harmonias da Primavera" (Moldávia), etc. Toca com a Orquestra do Teatro da Ópera du Massy, cujas apresentações têm sido dirigidas pelo maestro Philippe Fournier, com a Orquestra Lírica da Região Avignon Provence, no âmbito do Festival Internacional "As noites Pianísticas" (Aix-en-Provence), com a Orquestra Filarmónica Nacional da Moldávia cujas apresentações têm sido dirigidas pelos maestros Dante Milozzi (Itália), Christoff Escher (Suíça), Valentin Doni (Moldávia), Didier Talpain (França) etc. Ecaterina obteve a medalha da cidade de Artenay na sequência do seu recital em Outubro de 2009.Tem colaborado com outros músicos gravando um CD com a cantora Maria Kondrashkova e estreando a obra "Vienna Variations" do compositor Kirill Zaborov. Ecaterina Baranov desenvolveu os seus estudos musicais como bolseira do governo francês e das Fundações "Zaleski" e "Boulanger". Foi ainda laureada com o prémio Municipal de Chisinau para jovens no domínio da arte e laureada com a Bolsa de Mérito concedida pelo Conselho dos Reitores da Moldávia.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca