Santa Bárbara, padroeira da Sarzeda, com Santuário requalificado

Santa Bárbara, padroeira da Sarzeda, com Santuário requalificado

A Sarzeda celebra a sua santa padroeira no primeiro domingo de agosto. Em pleno verão, com a aldeia plena de emigrantes, venera-se Santa Bárbara, a imagem com capelinha no monte sobranceiro ao povoado. Este ano, precisamente no dia 1 de agosto, a festa teve outro requinte, tudo porque aquele local foi totalmente requalificado pelo Município de Sernancelhe e União de Freguesias, um investimento de 100 mil euros, que garante funcionalidade, requinte e dignidade a um Santuário que é também um belo miradouro que permite admirar os horizontes da Serra do Marão.

A cerimónia de inauguração oficial do Santuário de Santa Bárbara decorreu ao fim da manhã. Naquele espaço estiveram centenas de pessoas que quiseram confirmar as mudanças operadas e os equipamentos que foram criados, tudo a pensar no elemento festivo, mas essencialmente na dignidade exigida para a prática do culto religioso.

Divida em duas fases, a obra contemplou pavimentações em granito, construção de muros, guias, definição do parque de estacionamento, infraestruturas de eletricidade e água. Na segunda fase foi construído o miradouro, fontanário, espaço de bar e sanitários, grelhadores, parque de merendas, mesas, bancos e papeleiras, parque infantil e vários elementos de embelezamento que conferem ao local a harmonia necessária à sua fruição.

As intervenções compreenderam uma área de 1200 metros quadrados, pelo que o resultado final é de aplaudir por ter conseguido revitalizar um espaço onde a população se revê e que tem uma utilização constante ao longo do ano, agora também pelas crianças que ali vão brincar no parque infantil.

O dia 1 de agosto de 2015 foi portanto um dia de alegria. Isso mesmo foi testemunhado pelos intervenientes na cerimónia de inauguração, nomeadamente Monsenhor Cândido Azevedo, que benzeu os novos equipamentos, Rafael Lopes e Fátima Magnório, da União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda, José Agostinho Aguiar e Tiago Leitão, Presidente e Secretário da Assembleia Municipal e, por fim, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago, visivelmente agradado por ter sido possível concretizar, apenas com recursos municipais, um sonho das gentes da Sarzeda.


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca