Livro de Lima Bastos “em honra e para glória de mestre Aquilino”

"No esplendor da Sombra de Mestre Aquilino" apresentado em Sernancelhe, no dia 5 de Novembro. Paulo de Carvalho protagonizou concerto único

Livro de Lima Bastos "em honra e para glória de mestre Aquilino"

Símbolo da identidade sernancelhense, expoente máximo das letras portuguesas, figura com honras de Panteão Nacional, o escritor Aquilino Ribeiro recebeu mais uma homenagem "em sua honra e para sua glória", na terra que o viu nascer. Foi assim que Manuel de Lima Bastos, autor do livro "No esplendor da Sombra de Mestre Aquilino", apresentado no Auditório Municipal de Sernancelhe, no dia 5 de Novembro de 2011, definiu a sessão de lançamento da obra, que contou ainda com a participação de Paulo de Carvalho, músico de referência na história e na cultura portuguesas (ver notícia do concerto no texto seguinte).

Com mais de duas centenas de pessoas a assistirem, coube ao Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, a abertura da sessão e a apresentação dos oradores, elenco de onde sobressaiu, muito naturalmente, António Reis, Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa, que desempenhou funções políticas como deputado e Secretário de Estado da Cultura, escritor, autor de obras de referência no campo da sociologia, conhecedor profundo da obra do Mestre Aquilino e amigo pessoal de Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor, que não pode estar presente na cerimónia.

António Reis analisou a obra de Manuel de Lima Bastos, capítulo a capítulo, confidenciou "que a sua escrita se confunde com a de Aquilino Ribeiro", e desafiou o autor a escrever a biografia do Mestre. Reteve-se, contudo, no capítulo quinto do livro "No Esplendor da Sombra de Mestre Aquilino", para notar o "atrevimento" de Lima Bastos ao acrescentar um final ao conto "Mina de Diamantes", num estilo muito semelhante ao de Aquilino Ribeiro.

Lima Bastos, autor que recria "...histórias e temas da obra de Aquilino"

Na mesa de oradores esteve ainda Jerónimo Costa, reconhecido aquiliniano, a quem foi confiada a honrosa missão de ler um texto escrito pelo filho do escritor, engº Aquilino Ribeiro Machado, impossibilitado de estar presente. "Nas contas esperançosas que a gente faz à vida tinha assinalado na minha agenda, com um circulozinho vermelho, a data de 5 de Novembro do corrente ano de 2011, como a altura em que me deveria deslocar á terra de meu pai para assistir, sob os auspícios sempre cativantes e hospitaleiros do Dr. José Mário Cardoso, o prestigiado e indiscutido presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe que faz o favor de ser meu amigo, ao lançamento de mais um livro do Dr. Manuel Lima Bastos sobre temas aquilinianos, desta feita intitulado "No Esplendor da Sombra de Mestre Aquilino", escreveu engº Aquilino no e-mail enviado minutos antes da cerimónia.

"Nada me seria mais agradável do que regressar nesta altura aos horizontes saudosos da minha juventude, quando o Outono começa a pintar de dourado a vegetação serrana e um momento de paz e de silêncio cai sobre as frondes dos castanheiros de onde pendem os ramos carregados com as mais saborosas castanhas do mundo", acrescentou, referindo-se, depois, ao autor, Manuel de Lima Bastos: "dou-me conta que, de quando em quando, surpreendido por um caminho não trilhado por outros frequentadores, vai descobrindo assuntos inexplorados mas que a sua curiosidade desenvolve e restitui ao conhecimento dos leitores aquilinianos como que postos sob a luz forte de um projector de cena. E assim o mundo do escritor vai-se entreabrindo para novas facetas interpretativas o que, além da esplêndida qualidade literária e de síntese de Manuel de Lima Bastos, contribui para restituir, de forma condensada, todo o pitoresco e a toda singularidade de algumas das histórias e temas da obra de Aquilino".

Como que reforçando o que havia sito constatado pelo professor António Reis, Engº Aquilino Ribeiro Machado constatou: "Manuel de Lima Bastos tem uma peculiar arte em agenciar, sob a forma de condensado, os textos literários de meu pai. Apreende-se isso no resumo que faz da novela "Mina de Diamantes" e sobretudo no resumo daqueles três capítulos que ele pretendia extirpar do livro "Cinco Reis de Gente". Neste caso a linguagem seguida, o aproveitamento de algumas frases caracterizadoras dos personagens ou das situações por eles partilhadas levam-nos com fidelidade ao universo aquiliniano, ao correntio da sua escrita e ao âmago dos seus actores. A história de D. Nicéforo, por ele recontada, nada fica a dever ao original", assegurou.

A finalizar, engº Aquilino recorda que "já anteriormente o referi por vezes mas cada livro novo de Lima Bastos me dá o ensejo de o reiterar com gosto: - Manuel de Lima Bastos, sem ser um epígono de meu pai, apanhou a estrutura da sua prosa e, de forma viva, escreve hoje os seus livros com a marca da personalidade e do carácter que lhe são inerentes mas com mesma musicalidade de fundo, até o mesmo gosto malicioso pelo pitoresco e pela provocação em que Aquilino era pródigo". Por isso, conclui: "agrada assistir à capacidade de convocação em torno dos temas aquilinianos que consegue com a sua devoção literária. Desde Miguel Veiga, a quem ouvi com grande aprazimento falar sobre meu pai em Paredes de Coura, a Cruz Santos, amigo já de antiga data, e agora a António Reis, meu companheiro de muitas lides, e ainda a D. Manuel da Silva Martins que pelo seu desassombro e saber muito admiro, toda esta gente ilustre tem sido congregada em volta de Aquilino por obra e graça de Manuel de Lima Bastos. Por tudo isto ele tem incondicionalmente o penhor do meu reconhecimento em que envolvo os devotados autarcas de Sernancelhe de que destaco, sem desprimor para os restantes, o seu excelente presidente e por isso me considero, para todo o sempre, vosso humilde devedor por tantos e pródigos favores", terminou a mensagem de engº Aquilino Ribeiro Machado, lida por Jerónimo Costa.

Tendo por hábito "não falar das suas obras" e "fazer um compasso de espera", do tipo pregador, antes de começar a falar para perceber até que ponto a assistência aguarda a sua comunicação, Manuel de Lima Bastos foi informal e muito divertido. Interagindo com a plateia, aproveitou para dedicar o livro e a cerimónia à família, em especial aos netos. Fazendo questão de reforçar que a sua devoção a Aquilino Ribeiro é movida pela vontade em divulgar e homenagear a sua obra, constatou que os seus trabalhos literários têm conseguido o feito de chamar muitas figuras ilustres do nosso País ao seu convívio, criando um novo capítulo em torno de Aquilino Ribeiro. Em Sernancelhe, Manuel de Lima Bastos disse ter encontrado sempre o apoio e estímulo necessários a avançar, motivação extra que foi garantindo o conforto necessário para a construção de uma obra literária que vai já no quarto livro.

Desenhador de roteiros aquilinianos

José Mário Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, lembrou que, mais uma vez, Manuel de Lima Bastos coloca Aquilino Ribeiro no centro do universo com as suas obras literárias. "No Esplendor da Sombra de Mestre Aquilino", tal como os restantes livros, "muito têm feito para despertar o gosto pela obra deste escritor sernancelhense".

A finalizar, o edil agradeceu ao autor: "Estamos pois imensamente gratos ao Dr. Lima Bastos por estes roteiros aquilinianos que nos tem mostrado através das suas obras. Através da sua escrita escorreita e muito divertida, somos conduzidos, como que guiados pela mão invisível do Mestre, aos lugares onde aconteceram os episódios fascinantes que ele relatou; leva-nos a admirar as paisagens, a simplicidade das gentes, a diversidade e a riqueza patrimonial das aldeias, a sentir e a viver os lugares e a experimentar cheiros e sabores. Sernancelhe torna-se um território transparente nas linhas dos seus livros. Detive-me numa frase do posfácio deste livro, em que diz: "Rodeado pelos seus livros (de Aquilino), esparsos e abertos à minha volta, senti que era a sua mão que conduzia a minha quando procurava uma página, muitas vezes sem saber bem o que procurava". Ainda bem que Aquilino Ribeiro o iluminou com o esplendor da sua sombra, e que a sua mão o conduziu pelas páginas de mais este livro de grande qualidade, que quis partilhar com Sernancelhe, querendo apresentá-lo aqui publicamente. Muito obrigado".


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca