Sernancelhe determinado no controlo da vespa das galhas do castanheiro

Sernancelhe determinado no controlo da vespa das galhas do castanheiro

O Município de Sernancelhe, através do Gabinete Técnico Florestal, e em parceria com a Direção Geral de Agricultura e Pescas do Norte, está a proceder à realização de mais largadas de parasitoide em várias freguesias do Concelho, garantindo assim que todo o território está preparado para a luta contra a vespa das galhas do castanheiro. Desde 2015 Sernancelhe efetuou já 40 largadas, em cerca de 30 locais distintos do Concelho, o que garante uma cobertura concelhia de aproximadamente 200 km2. O investimento municipal no combate às vespas das galhas do castanheiro ascende a 11.400 euros. Sernancelhe apresenta já resultados positivos em várias freguesias, mas o sucesso pleno desta luta depende muito dos agricultores, da sua colaboração e atuação, pois não devem cortar as galhas do castanheiro (quer as verdes quer as secas do ano anterior, pois o inseto bom aloja-se nelas) e não devem cortar a erva dos soutos até final de junho.

COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL DE SERNANCELHE

REABERTURA DO COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL DE SERNANCELHE

Respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde, o Município de Sernancelhe irá proceder à reabertura da Piscina, Sala de CardioFitness, Campo de Ténis e Polidesportivo, a partir do próximo dia 4 de maio, com novas normas de forma a minimizar a concentração de pessoas dentro das instalações.

Veja aqui as regras de funcionamento:

Plano de contingência do Complexo Desportivo Municipal

Normas de Funcionamento dos Serviços do Complexo Desportivo Municipal

DIA MUNDIAL DO LIVRO

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO OS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS APRESENTAM O LIVRO “A CASA EM QUE NASCI, MARIANINHA… E DEPOIS…”

Dois anos depois de assinarem o projeto “Havia três dias e três noites… e depois…”, os alunos de todas as turmas do 1º ano ao 9º ano do Agrupamento Padre João Rodrigues, de Sernancelhe, reservaram para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor a apresentação online, e também áudio, da obra “A casa em que nasci, Marianinha… e depois”, um projeto organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e pela Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, no âmbito da Semana da Leitura. O livro está disponível para consulta no link

quinta-feira, 15 abril 2021 08:51

SOMOS TODOS SERNANCELHE

 

SOMOS TODOS SERNANCELHE

Este é um um tempo marcado pela pandemia da Covid-19. Um tempo difícil, de confinamento, de isolamento... um tempo em que os sernancelhenses demonstraram coragem, responsabilidade, solidariedade e enorme resiliência. Nas famílias, nas instituições, sociais, nas escolas, nas empresas, Sernancelhe tem sido uma terra de gente extraordinária, capaz de enfrentar e ultrapassar todas as adversidades.

Este vídeo é a nossa homenagem a todos e, ao mesmo tempo, um pedido para que continuemos, com força, determinação e respeito pelas regras, a encarar estes tempos duros, difíceis, e que, temos a certeza, vamos conseguir superar.

Contamos com todos,

Porque SOMOS TODOS SERNANCELHE

 

OITO EMPRESAS DE SERNANCELHE DISTINGUIDAS COMO PME LÍDER 2020

OITO EMPRESAS DE SERNANCELHE DISTINGUIDAS COMO PME LÍDER 2020

A cada ano que passa aumenta o número de empresas do Concelho que são distinguidas pelo seu desempenho nacional e internacional. Desta vez oito foram reconhecidas como PME Líder 2020, pela sua solidez e desempenho socioeconómico, num ano marcado pelas enormes dificuldades vividas com a pandemia.

terça-feira, 06 abril 2021 08:22

ESTÃO AÍ OS CENSOS 2021

 

ESTÃO AÍ OS CENSOS 2021

Começou a campanha nacional dos Censos 2021. Coordenada pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, é uma operação que mobiliza o País com o objetivo obter informação atualizada sobre a população, as famílias e o parque habitacional. O INE informa que, desde 5 de abril os recenseadores estão na rua a entregar um envelope em todos os alojamentos. Este envelope contém um código e toda a explicação necessária para responder, preferencialmente, pela Internet, entre os dias 19 de abril e 3 de maio. Para quem não tem acesso à Internet, as juntas de freguesia ajudarão no processo de recenseamento.

Os recenseadores ao serviço da operação Censos 2021 são portadores de um cartão de identificação e colete dos Censos 2021. Por isso, alertamos: em caso de dúvidas contacte a sua Junta de Freguesia ou a GNR.

Para o sucesso dos Censos 2021é necessário, de acordo com o INE, o mapeamento de todo o território, a mobilização e formação de um grande número de profissionais, a realização de uma vasta campanha pública, a adesão de toda a população, a recolha de informação individual, a compilação de grandes quantidades de informação e a análise e divulgação de um vastíssimo número de dados.

Por isso, nas próximas semanas, esteja atento, seja colaborante e participe neste recenseamento.

Em cada freguesia há recenseadores e as juntas de freguesia são parceiras ativas neste processo.

Contamos todos. Contamos com todos.

 

almeida henriques

VOTO DE PESAR PELA MORTE ANTÓNIO ALMEIDA HENRIQUES

É com profundo pesar que o Município de Sernancelhe lamenta a morte de António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, depois de longas semanas de luta contra a doença da Covid-19.

quinta-feira, 01 abril 2021 14:30

Nesta Páscoa fique em casa!

Carlos Silva SantiagoNESTA PÁSCOA FIQUE EM CASA!

 Prezados Sernancelhenses,

Devido à crise pandémica que se vive em Portugal e no Mundo viveremos esta Páscoa em estado de emergência. Por forma a evitarmos a propagação da Covid-19, todos somos novamente chamados a cumprir um conjunto de obrigações essenciais para garantirmos a saúde pública e o bem-estar da nossa população.

Razão pela qual este ano não será permitida a tradicional celebração da Páscoa, e muito particularmente os rituais da Visita Pascal e o Beijar da Cruz em cada uma das nossas freguesias.

Há inclusive um agravamento das medidas e restrições, nomeadamente ao nível da circulação entre Concelhos, que devemos todos respeitar.

Por isso, o pedido que fazemos nesta Páscoa é que continuem a cumprir as normas e recomendações da Autoridade de Saúde e da Proteção Civil Municipal, pois só de forma empenhada e rigorosa podemos neutralizar a COVID-19, que tantos danos tem causado no País e no Mundo.

Acreditamos que o sacrifício de ficarmos privados do convívio familiar nesta quadra da Páscoa será recompensado e, com o plano de vacinação em curso no País e a consequente imunização da população, poderemos, muito em breve, reencontrar-nos, conviver e celebrar a nossa terra e as nossas gentes.

Apesar do contexto e dos tempos difíceis que vivemos, o MUNICÍPIO DE SERNANCELHE deseja a todos os munícipes, onde quer que se encontrem, uma Páscoa Feliz. E enviamos também uma palavra especial de saudação para os sernancelhenses que vivem e trabalham nos quatro cantos do Mundo, desejando que brevemente nos possamos reencontrar aqui em Sernancelhe, na Terra da Castanha.

Desejamos a todos, protegidos nas vossas casas, uma Santa e Feliz Páscoa!

 

O Presidente da Câmara Municipal

Carlos Silva Santiago

ESCOLA PRIMÁRIA DE FREIXINHO

ANTIGA ESCOLA PRIMÁRIA DE FREIXINHO VAI SER “ESPAÇO MEMÓRIA – GENTES E TRADIÇÕES”

Mais de uma dezena e meia de antigas escolas primárias do Concelho foram já requalificadas e assumem hoje funções diversas, sendo que, no geral, todas ficaram ao serviço das respetivas comunidades, acolhendo atividades sociais, culturais, educativas e administrativas. Freixinho é a próxima aldeia a ver a sua antiga escola transformada em algo que tem uma importância enorme para a preservação da nossa identidade como povo: a memória coletiva. O Espaço Memória – Gente e Tradições, aprovado no âmbito do programa Renovação de Aldeias, inserido no PDR 2020, União Europeia, vai permitir reconstruir e ampliar o edifício para acolher esta nova função de cariz etnográfico e a missão de perpetuar o saber para as próximas gerações.

Pág. 1 de 28