2ª EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA ESPERANÇA

SERNANCELHE ORGANIZA A 2ª EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA ESPERANÇA

O Município de Sernancelhe vai organizar, de 23 de julho a 23 de agosto, a 2ª edição da Exposição Coletiva ESPERANÇA no Centro Histórico e na Avenida das Tílias. À semelhança do ano passado, e devido à prudência que a Covid-19 continua a exigir, a Câmara mantém em suspenso o SER+Cultura e aposta numa versão mais expositiva, de ar livre e de visitação autónoma, ainda que não descure a aposta na valorização do património, na cultura, na arte e na criatividade dos escultores do Concelho e da região.

Entre 23 de julho e 23 de agosto, a exposição ESPERANÇA dará vida extra ao Centro Histórico e à Avenida das Tílias, e oferecerá aos visitantes a oportunidade de conhecerem peças únicas de escultura, pintura, fotografia, visitarem instalações artísticas, desfrutarem das novidades da literatura e ainda admirarem belas criações de street art.

Cumprindo as mais rigorosas normas de segurança, o Município de Sernancelhe pretende proporcionar aos visitantes a possibilidade de acompanharem as criações artísticas ao vivo, de perceberem a relação da arte contemporânea com os espaços seculares que a envolvem, e ainda conhecerem, com detalhe, espaços como a Igreja Românica do séc.XII, o Museu Padre Cândido, a antiga Casa da Câmara, o Pelourinho, o Solar dos Carvalhos, a Casa da Comenda, o Monte Castelo, entre tantos outros elementos que são referência do Centro Histórico de Sernancelhe.

Mantendo o sentido de exposição de rua, a ESPERANÇA 2021 vai contar igualmente com trabalhos dos cerca de 300 utentes dos Centros Lúdicos de Sernancelhe, dinamizados pelo CLDS-4G, que mesmo em contexto de restrições mantiveram-se ativos para que participassem numa construção multicolor que pretende transmitir uma mensagem de esperança e confiança no futuro.

ESPERANÇA é uma iniciativa cultural única, criada por Sernancelhe em 2020 e que este ano vai repetir-se. Foi idealizada para este tempo de grandes restrições impostas pela Pandemia da Covid-19 como forma de revitalizar económica e culturalmente o Concelho que é detentor da marca Terra da Castanha.

O Município entende ainda ser esta uma oportunidade para impulsionar o comércio tradicional, em especial aquele que está localizado na zona mais antiga da Vila, o que acontecerá com a proximidade das exposições aos cafés, restaurantes e outros espaços onde a gastronomia local pode ser apreciada.

O ponto de partida para a visita à exposição será na Loja Interativa de Turismo, onde será disponibilizado um mini guia com o itinerário, com a indicação dos pontos de exposição, uma breve apresentação do artista ou associação e do conceito expositivo de cada peça.
Esperamos por si.