Sernancelhe já tem um Balcão BUPI

Sernancelhe já tem um balcão BUPI. Registe os seus terrenos rústicos de forma gratuita e com o apoio de técnicos certificados

O Município de Sernancelhe já tem em funcionamento, desde agosto, o BUPI (Balcão Único do Prédio), uma plataforma online que permite identificar e registar os prédios rústicos (terrenos) existentes no Concelho. Com um prazo de duração de 18 meses, o BUPI de Sernancelhe pretende registar, para já, mais de 22 mil terrenos e, a partir de dezembro, técnicos habilitados irão às freguesias para ajudar as pessoas nos registos.

Este é um projeto único para proteger o nosso Concelho e para salvaguardar o que é nosso. É que, o não registo dos terrenos pode significar a perda de propriedade e no futuro os mesmos passam a constar de uma bolsa de terrenos do Estado.

Atendendo à importância deste balcão para a proteção e valorização das propriedades rústicas, para a sustentabilidade do território e para uma gestão mais equilibrada dos espaços rurais e florestais, o Município de Sernancelhe reuniu com as Juntas de Freguesia e foi acordado que o BUPI vai às aldeias, ao encontro das pessoas e, por isso, técnicos habilitados estarão entre 15 dias e um mês em cada terra para proceder ao registo dos terrenos de todas as pessoas que o queiram fazer.

Importa referir que este processo é totalmente gratuito e para o registo os munícipes apenas terão de apresentar cartão de cidadão, caderneta predial e outros documentos comprovativos da titularidade das propriedades, como uma escritura de compra e venda, habilitação de herdeiros ou decisão judicial.

Fique atento, pois brevemente será informado de quando os técnicos do BUPI estarão na sua freguesia. Informe-se junto do Presidente da sua Junta ou no Município de Sernancelhe.