Notícias 2016

Notícias 2016

CIM DOURO DELIBERA REABRIR AS FEIRAS NOS 19 MUNICÍPIOS A PARTIR DE HOJE

CIM DOURO DELIBERA REABRIR AS FEIRAS NOS 19 MUNICÍPIOS A PARTIR DE HOJE

Os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro deliberaram hoje, 20 de maio, aprovar a reabertura de todas as feiras na região. A decisão foi unânime e surge na sequência da resolução do Conselho de Ministros de 17 de maio, que estabeleceu o gradual levantamento de restrições para várias atividades económicas, incluindo as feiras que decorrem em todos os concelhos da área geográfica da CIMDOURO. Agora, e respeitando planos de contingência específicos que serão apresentados pelos municípios, as feiras serão retomadas a partir de hoje.

Editado em Portugal o livro “A arte do chá”, do sernancelhense padre João Rodrigues

Editado em Portugal o livro “A arte do chá”, do sernancelhense padre João Rodrigues “Tçuzu”, o jesuíta que foi uma referência no Japão do século XVI

A história que envolve o Padre João Rodrigues é enigmática e grandiosa. Enigmática porque, apesar de não restarem dúvidas de que nasceu em Sernancelhe, não se sabe exatamente se foi no ano de 1561 ou 1562, em que freguesia em concreto, como terá ido para o Japão ainda tão novo e como terá ingressado na Companhia de Jesus. Mas a sua história é, sem dúvida, grandiosa e, sobre isso, abundam provas, como por exemplo saber-se que foi da sua autoria a primeira gramática da língua japonesa, ainda hoje motivadora de estudo e adoração em terras nipónicas. Mas João Rodrigues escreveu também sobre o chá, e é precisamente “A Arte do Chá” o livro que recentemente foi editado em Portugal, com a chancela da Livro de Bordo e edição de texto de Rui Manuel Loureiro.

Sernancelhe aposta na mobilidade urbana para garantir qualidade de vida à sua população

Sernancelhe aposta na mobilidade urbana para garantir qualidade de vida à sua população

Apesar de ser um Concelho do Interior de Portugal e de o seu território ser dominado por floresta e área agrícola, Sernancelhe não abranda no que diz respeito à proteção ambiental. Razão pela qual decidiu candidatar ao PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, O NORTE 2020, a criação da Ecovia e passeios entre Sarzeda, Sernancelhe, Vila da Ponte e Ferreirim, ligando os núcleos urbanos aos espaços de empresas, contribuindo assim para a transição para uma economia de baixo teor carbónico, mobilidade e consequente melhoria da qualidade de vida.

Dia da Europa celebrado com debate organizado pela Representação Portuguesa da Comissão Europeia

Celebra-se hoje, 9 de Maio, o Dia da Europa. A Representação Portuguesa da Comissão Europeia organizou um debate com a temática "Plano de Recuperação para a Europa: que lugar para a Coesão e para o desenvolvimento regional na recuperação da União Europeia pós-COVID19?" com a Comissária Europeia Elisa Ferreira, o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, os eurodeputados Pedro Marques e Álvaro Amaro, e o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago.

Presidente da Câmara de Sernancelhe e da CIMDOURO participa nas comemorações do Dia da Europa

Presidente da Câmara de Sernancelhe e da CIMDOURO participa nas comemorações do Dia da Europa

Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Presidentes da CIMDOURO e membro do Comité das Regiões, participa amanhã, 9 de maio, a partir das 11h30 e até às 13h00, no debate que evoca o Dia da Europa, e onde vai estar em discussão o plano de recuperação para a União Europeia.

O evento conta com um painel formado por Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Nelson de Souza, Ministro do Planeamento, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e os eurodeputados Álvaro Amaro e Pedro Marques.

Sernancelhe mantém aposta na Floresta. Ação dos Sapadores é essencial para preparar o Verão

Sernancelhe mantém aposta na Floresta. Ação dos Sapadores é essencial para preparar o Verão

A floresta foi sempre uma das grandes riquezas do nosso País, vital mesmo para as comunidades do Interior. Por isso mesmo, na década de 40 do século XX, foi por ela que as populações se insurgiram contra o Estado Novo, em defesa precisamente dos baldios. Na década de 80 desse mesmo século, no nosso Concelho, várias freguesias viviam exclusivamente da exploração da resina, cenário que se manteve até à chegada dos grandes incêndios que devastaram as matas de pinheiro. Alterou-se o território, do ponto de vista económico e social, pelo que Sernancelhe assume hoje o planeamento como a melhor estratégia para garantir que a floresta continua a ser um precioso recurso da nossa população. Com a coordenação do Gabinete Técnico Florestal, o Município tem no terreno uma equipa de sapadores florestais, e já recorreu à contratação de empresas de limpezas, para garantir que é feita a silvicultura preventiva junto às populações, que as faixas de gestão de combustível na rede viária são executadas, que as limpezas de perímetros florestais cogeridos pelo Estado e Baldios são realizadas, e que a vigilância em período crítico acontece e é essencial na proteção da natureza.

domingo, 03 maio 2020 09:41

Missa

3 de maio: Sernancelhe assinala hoje o Dia do Município. Passaram 896 anos desde a atribuição do primeiro foral

3 de maio: Sernancelhe assinala hoje o Dia do Município. Passaram 896 anos desde a atribuição do primeiro foral

Este ano, e por força da pandemia provocada pela Covid-19, a celebração não terá a mesma dimensão, mas a memória do povo não esquece que Sernancelhe detém 896 anos de existência, de história, tal como comprova o Foral de 1124, dado por Egas Gudesendiz.

Município dá isenções no IMI, IMT, IRS, IVA e taxas municipais para quem recuperar casas

Município dá isenções no IMI, IMT, IRS, IVA e taxas municipais para quem recuperar casas

São, neste momento, oito as freguesias reconhecidas como Áreas de Reabilitação Urbana (ARU´s) no Concelho: Lapa, Quintela, Sernancelhe, Fonte Arcada, Aldeia de Santo Estêvão, Macieira, Carregal e Lamosa.

segunda-feira, 27 abril 2020 10:41

Sernancelhe na rota dos Caminhos de Santiago

Sernancelhe na rota dos Caminhos de Santiago

Sernancelhe na rota dos Caminhos de Santiago

Sernancelhe tem na fachada da sua igreja matriz “a mais antiga representação artística de Santiago conservada em Portugal” e, por isso, o Centro Histórico da Vila é agora ponto de passagem obrigatória dos peregrinos que percorrerem o Caminho de Torres, idealizado em homenagem a Diego Torres, professor catedrático de Salamanca, que esteve exilado em Portugal e realizou este percurso no ano 1737, daí a denominação com o seu nome. A rota une Salamanca a Santiago de Compostela e tem cerca de 567 quilómetros que pode ser dividida por 23 etapas. Ao longo do percurso são percorridos caminhos ancestrais de Portugal e Espanha, atravessando cidades que fazem parte do Património Mundial da UNESCO. Este Caminho passa por Sernancelhe, depois de entrar pelo Concelho na Ponte do Abade, com passagem pelos soutos da Seara, Vila da Ponte e Penso.

Santuário de Nossa Senhora da Lapa vai realizar consagração mundial pelas redes sociais no dia 15 de abril

MOMENTO DA CONSAGRAÇÃO MUNDIAL DE NOSSA SENHORA DA LAPA


O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, transmitiu hoje, através da sua página do Facebook, e em direto da Igreja daquele templo secular, a cerimónia de Consagração, um momento de grande simbolismo, em que foi evocada a fé mundial em Nossa Senhora da Lapa e proferida uma oração à escala planetária, motivada pela pandemia provocada pela Covid-19. Padre Alves Amorim, Reitor do Santuário, conduziu a oração e Consagração a Nossa Senhora da Lapa.


Link para visualização do vídeo

https://www.facebook.com/santuariodalapa/videos/283360062683670

Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO)

COMUNICADO

Na sequência da reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO) efetuada na passada sexta-feira, 3 de abril, que teve como temática dominante a pandemia do COVID-19, e perante a atual evolução da situação epidemiológica da infeção, os Municípios do Douro irão, até ao final do mês de junho, manter a suspensão das atividades culturais e recreativas e não emitirão qualquer licença para festas, romarias e eventos em todo o território da CIMDOURO, face e à necessidade de evitar a propagação e salvaguardar a saúde das populações.

O Conselho apela ainda a toda a população do Douro para a necessidade imperativa de, tendo em vista a proteção de todas as pessoas e em particular dos idosos relativamente aos graves riscos de saúde pública associados à propagação da pandemia do COVID-19, evitar qualquer tipo das tradicionais atividades da época pascal, tais como compassos pascais, almoços de família, festas e romarias, etc.


Download do Comunicado

Posto de Carregamento para veículos elétricos

Sernancelhe já tem Posto de Carregamento para veículos elétricos e passa a integrar a rede piloto da Mobi.E

Se é proprietário de um veículo elétrico, ou está a equacionar essa possibilidade, saiba que Sernancelhe tem, a partir de agora, um Posto de Carregamento, situado na Rua do Colégio, junto à Avenida das Tílias, bem no centro da Vila. Com este equipamento, Sernancelhe está entre os 50 municípios do País que integra a rede piloto da Mobi.E, a Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica Nacional. Para poder carregar o seu carro neste e noutros pontos elétricos da Mobi.E terá de fazer a sua adesão em https://www.mobie.pt/how-electric-mobility Caso pretenda informações sobre como aderir ou obter apoio técnico poderá fazê-lo junto do Call-Center MOBI.E 24 Horas: 800 916 624, ou por Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA CASTANHA MARTAÍNHA

SERNANCELHE VAI TER CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA CASTANHA MARTAÍNHA

Está em construção em Sernancelhe, na Terra da Castanha, o primeiro Centro Interpretativo da castanha martaínha do nosso País. Quase três décadas depois de este território ter apostado, de forma decidida, na castanha como marca e esteio económico, hoje o fruto é parte da identidade local e símbolo de celebração cultural, que Sernancelhe quer valorizar ainda mais, em especial junto das novas gerações, do público escolar e virado preparado para o turismo.

Encontro Distrital de Bandas Filarmónicas

Ferreirim recebeu o Encontro Distrital de Bandas Filarmónicas

A Associação da Banda Musical 81 de Ferreirim, concelho de Sernancelhe, recebeu, no dia 29 de fevereiro, o Fórum Pedagógico de Bandas Filarmónicas do Distrito de Viseu, organizado pela Confederação Musical Portuguesa (CMP).

A iniciativa, dirigida a elementos diretivos das agremiações, maestros e músicos, recebeu cerca de 50 representantes de vinte bandas musicais do distrito de Viseu, tendo Ferreirim sido escolhido para receber este encontro por ser membro da Confederação Nacional, pelo seu percurso musical de quase quatro décadas, e por ser responsável pela criação e coordenação do Conservatório Regional de Música, que serve já perto de duas centenas de alunos em quatro concelhos da região.

Gil Vicente e António Torrado na Semana da Leitura de Sernancelhe

Gil Vicente e António Torrado na Semana da Leitura de Sernancelhe

O teatro é uma das atividades disponibilizadas aos alunos do Concelho de Sernancelhe durante a Semana da Leitura, que começou no dia 2 de março e termina a 13 março. A história “Macaco de Rabo Cortado”, de António Torrado, e “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, foram as peças interpretadas pela Filandorra – Teatro do Nordeste, no dia 3, ao Auditório Municipal.

Município transfere 106 mil euros para as freguesias para limpeza urbana

Município transfere 106 mil euros para as freguesias para limpeza urbana

O Município de Sernancelhe aprovou, na sessão da Assembleia Municipal de 21 de fevereiro, a transferência de 106 mil euros para que as freguesias do concelho garantam a limpeza urbana nas respetivas comunidades. Os Protocolos interadministrativos de delegação de competências foram assinados com os presidentes de junta e representantes das localidades anexas.

sexta-feira, 21 fevereiro 2020 21:52

DESFILE DE CARNAVAL EM SERNANCELHE

 DESFILE DE CARNAVAL EM SERNANCELHE

DESFILE DE CARNAVAL EM SERNANCELHE

Como manda a regra, a alegria, a folia e a cor foram presença constante durante as cerca de duas horas de desfile de Carnaval pelas ruas de Sernancelhe, na tarde de 21 de fevereiro. Centenas de pessoas, entre crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, jovens do 2º e 3º ciclos e utentes dos Centros Lúdicos e de Instituições Particulares de Solidariedade Social participaram nesta iniciativa, organizada pelo Município de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, Aproximar CLDS-4G e com o apoio da Academia de Música de Sernancelhe, Conservatório Regional de Música de Ferreirim e Santa Casa da Misericórdia.

Festival de Sopas de Sernancelhe é uma festa da tradição e da cultura

18 Associações, 10 ranchos folclóricos e milhares de litros de sopa. Festival de Sopas de Sernancelhe é uma festa da tradição e da cultura

Quando há sete anos o Município de Sernancelhe teve a ousadia de criar o evento Festival de Sopas e Encontro de Ranchos estaria longe de imaginar que atingisse a proporção que todos puderam comprovar nesta sétima edição. Milhares de litros de sopa confecionada durante três dias, milhares de visitantes, de todo o País, 18 associações empenhadas e motivadas em mostrar o que as distingue, e o folclore como manifestação da cultura mais expressiva de Portugal. Por acréscimo, este ano começou em grande para Sernancelhe, com o Festival de Sopas a estar em grande destaque na Praça da Alegria, na manhã de 11 de fevereiro, a ser motivo de reportagem para vários programas informativos da RTP e TVI e, para fechar com chave de ouro, este acontecimento ocupou o Domingo à Tarde, também da RTP, com a repórter Sofia Ferreira a realizar seis diretos a partir de Sernancelhe.

Sernancelhe foi à PRAÇA DA ALEGRIA, da RTP, promover o 7º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos

Sernancelhe foi à PRAÇA DA ALEGRIA, da RTP, promover o 7º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos

No dia 11 de Fevereiro de 2020 a Praça da Alegria, da RTP, recebeu o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Sernancelhe, Armando Mateus, o Rancho Folclórico Terra da Castanha, e o Chef Filipe Bernardino e os alunos da Escola Profissional de Sernancelhe para confecionaram uma sopa de castanha.

Manuel de Lima Bastos ofereceu 36 primeiras edições de obras de Aquilino Ribeiro à Biblioteca Municipal

Manuel de Lima Bastos ofereceu 36 primeiras edições de obras de Aquilino Ribeiro à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, que completa 12 anos em 2020, tem-se destacado pela sua ação educativa e lúdica, mas também por ter recebido mais de uma dezena de preciosas doações de livros, que muito enriqueceram o espólio e que representaram a concretização da vontade de quem quis que os seus livros ficassem ao dispor dos outros, num espaço de cultura, para que os lessem e estudassem. Uma das mais significativas doações à Biblioteca aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2020, pela mão de Manuel de Lima Bastos, que ofereceu ao Município de Sernancelhe 36 livros raros, primeiras edições, de obras do escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro.

UMA INICIATIVA PENSADA PARA OS SÉNIORES DO CONCELHO

"DAR VIDA AOS ANOS COM O BOCCIA", UMA INICIATIVA PENSADA PARA OS SÉNIORES DO CONCELHO

O Convívio de Boccia juntou, no dia 31 de janeiro, no Expo Salão, cerca de 300 seniores dos centros lúdicos do Concelho, Centros Sociais e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe. Participaram ainda na iniciativa os alunos da Escola Profissional de Sernancelhe e o Contrato Local de Desenvolvimento Social “Aproximar 4G”.

SERNANCELHE JÁ REALIZOU A FASE ESCOLAR DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

SERNANCELHE JÁ REALIZOU A FASE ESCOLAR DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

O Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, de Sernancelhe, prepara-se para participar na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que este ano completa 14 edições. Depois das provas escritas realizadas pelos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, no dia 7 de janeiro, na Escola, no dia 10 decorreram, no Auditório Municipal, as provas orais.

Cantar das Janeiras

“BOAS FESTAS, SANTAS FESTAS, ESTÁ A ALBA A ARRUÇAR, VENHAM-NOS DAR AS JANEIRAS QUE TEMOS MUITO P´RA ANDAR”, Aquilino Ribeiro “O Livro do Menino Deus”

Poderíamos começar esta notícia de múltiplas formas, como por exemplo pela descrição dos pormenores do Encontro de Cantadores de Janeiras que juntou centenas de pessoas, no Expo Salão, no dia 5 de janeiro, e foi, mais uma vez, um festa da tradição e da cultura popular. Decidimos, contudo, começar a notícia a citar (até no título) o nosso conterrâneo Aquilino Ribeiro, que na publicação “O Livro do Menino Deus”, escrito em 1945, legou-nos muitos ensinamentos sobre o Natal, tanto na perspetiva bíblica, como também sobre a identidade local da fogueira de Natal, os presépios e, como importa para este texto, as Janeiras e os Reis. É uma obra extraordinária que justifica que o Concelho de Sernancelhe dela se socorra, todos os anos, para voltar a dar vida às quadras e incentivar as Janeiras como herança de um passado que temos de manter.

 Sernancelhe apresentou estudo sobre os seis produtos agroalimentares estratégicos para o Concelho

Sernancelhe apresentou estudo sobre os seis produtos agroalimentares estratégicos para o Concelho

O Concelho de Sernancelhe sabe, de agora em diante, que tem seis produtos agroalimentares endógenos que são referências económicas e com grande potencial para projetar o território, também do ponto de vista do turismo. Foi esta uma das certezas deixadas pelo Vereador da Cultura do Município, Armando Mateus, ontem, 18 de dezembro, no Centro de Artes, aquando da apresentação oficial do estudo “Setor Agroalimentar de Sernancelhe, Diagnóstico e Perspetivas de Futuro”, desenvolvido no âmbito do “Projeto Crescer+Inovador”, que teve como promotor a Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe (ACIS) e parceiros o Município e a Associação Sementes da Terra.

terça-feira, 17 dezembro 2019 15:09

Mensagem de Natal do Presidente da Câmara

Postal de Natal 2019

Caros sernancelhenses,

Estamos a poucos dias de celebrar o Natal, uma quadra festiva de alegria, de convívio, de família e de renovada esperança.

O Natal é uma das mais belas datas do nosso calendário religioso, tanto pelo seu simbolismo, como pelo tempo de reflexão que a todos desperta.

Por isso, não quero deixar, nesta quadra natalícia, e na qualidade de Presidente da Câmara, e em meu nome pessoal, de endereçar uma mensagem de paz, de esperança e de fraternidade para todos vós, munícipes de Sernancelhe.

Neste Natal redobra a saudade de todos vós. Principalmente de tantos concidadãos que passam o Natal nos países onde estão emigrados. A todos envio um abraço forte, de grande amizade, estima e saudade.

Cumprimento igualmente todos os sernancelhenses pelo País e, para aqueles que têm oportunidade de nos visitar neste Natal, desejo boa viagem e boa estada por Sernancelhe, junto das vossas famílias.

A todos, sem exceção, desejo um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo pleno de saúde e sucesso.

Crianças do concelho festejam o Natal

Crianças do concelho festejam o Natal com música, teatro e muita animação

O final do primeiro período de aulas é sempre uma festa para as crianças do concelho de Sernancelhe. Com o Natal a chegar e muitas prendas a caminho, o Expo Salão acolheu os alunos dos jardins infantis, pré-escolar e 1º ciclo e os pais, e dedicou-lhes uma festa com música, teatro, filmes e, no final, ofereceu a todos uma lembrança útil para utilizarem na escola. Foi assim a Festa de Natal das Crianças, no dia 17 de dezembro, mais uma iniciativa organizada, este ano, pelo Município para celebrar o Natal com a sua população.

Mercado de natal trouxe cor, sabor e a magia natalícia ao expo salão

Mercado de natal trouxe cor, sabor e a magia natalícia ao expo salão

Há tradições que fazem verdadeiramente a diferença. E muito por causa de serem o evento certo no momento certo. É disso bom exemplo o Mercado de Natal, uma iniciativa que já conheceu vários locais e que no dia 15 de dezembro voltou a encher de cores e sabores o Expo Salão. Os sons também estiveram presentes com o Concerto do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, que juntou no mesmo palco alunos e encarregados de educação.

 Sernancelhe celebrou o “Natal Sem Idade”

Sernancelhe celebrou o “Natal Sem Idade” com todos os séniores do Concelho. Iniciativa solidária acontece há 17 anos

Foi há precisamente 17 anos que o Município de Sernancelhe organizou a primeira edição do “Natal Sem Idade”. A ideia era proporcionar o reencontro, fomentar o convívio e oferecer aos mais velhos uma festa de Natal antecipada, num contexto de festa, de tradição e que envolvesse todas as comunidades do Concelho. No dia 12 de dezembro, no Expo Salão, aconteceu mais um encontro para os sernancelhenses, onde estiveram mais de mil pessoas com 60 ou mais anos de idade, para quem foi preparado um dia diferente, de animação, preservando o sentido religioso representativo da quadra de Natal.

segunda-feira, 09 dezembro 2019 14:55

ILUMINAÇÃO DE NATAL LIGADA NA SEDE DO CONCELHO

CONCERTO DA ORQUESTRA DE SOPROS DA COVILHÃ E BANDA MUSICAL DE SERNANCELHE MARCOU O MOMENTO

Iluminação de Natal ligada na sede do concelho. Concerto da Orquestra de Sopros da Covilhã e Banda Musical de Sernancelhe marcou o momento

Sernancelhe assinala a quadra natalícia com oito iniciativas de cariz cultural, social, lúdico, educativo e também económico. A primeira aconteceu já na noite de 6 de dezembro, com a inauguração da iluminação de Natal no Centro Histórico, momento em que o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, teve a companhia do Presidente da Assembleia Municipal, José Agostinho Aguiar, do Presidente da Assembleia Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Artur Parra, e do autarca de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves. Logo depois, o Auditório recebeu um Concerto da Orquestra de Sopros da EPABI da Covilhã e da Banda Musical de Sernancelhe.

segunda-feira, 09 dezembro 2019 14:50

POVO DE CHOSENDO FESTEJA SANTA BÁRBARA HÁ 15 ANOS

POVO DE CHOSENDO FESTEJA SANTA BÁRBARA HÁ 15 ANOS

POVO DE CHOSENDO FESTEJA SANTA BÁRBARA HÁ 15 ANOS

Foi há precisamente 15 anos que a Junta de Freguesia de Chosendo iniciou o ritual de, a cada dezembro, festejar a Santa Bárbara. E tal só foi possível graças ao trabalho da Junta de então, do povo e do Município, que recuperaram a capela pousada no monte sobranceiro à aldeia, criaram acessos condignos, um ponto de água e as indispensáveis condições para potenciar o culto religioso. Contudo, foi a resposta do povo que mais surpreendeu tudo e todos, pois, por sua vontade, nasceu em Chosendo uma festa comunitária, um convívio de Natal antecipado e um símbolo da união entre todos. Foi assim há 15 anos e foi assim no dia 8 de dezembro de 2019.

ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL DA CIM DOURO

ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL DA CIM DOURO REUNIU EM SERNANCELHE

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Sernancelhe foi o local escolhido para a realização, no dia 6 de dezembro, da 4ª sessão do atual mandato (2017-2021) da Assembleia Intermunicipal da CIMDouro. Esta Assembleia é constituída por deputados, eleitos nas respetivas Assembleias Municipais de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

 CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE FERREIRIM ASSINALOU 5º ANIVERSÁRIO

CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE FERREIRIM ASSINALOU 5º ANIVERSÁRIO

O Conservatório Regional de Música de Ferreirim assinalou, no dia 24 de novembro, no Expo Salão, o seu quinto aniversário. Numa cerimónia que contou com alunos, pais, autarquias e convidados, foi tempo de recordar a história e a evolução desta escola, que tem como sede a freguesia de Ferreirim, e que, ao longo dos anos, tem alargado a sua atividade a vários concelhos vizinhos.

Estratégias de Promoção de Produtos de Sernancelhe- Conferência de Divulgação

No passado dia 20 de novembro foi realizado no Centro de Artes de Sernancelhe o evento - Estratégias de Promoção de Produtos de Sernancelhe- Conferência de Divulgação promovido pelo Município de Sernancelhe no âmbito do projeto Crescer+Inovador. Este projeto é promovido pela ACIS em copromoção com o Município de Sernancelhe e a Associação Sementes da Terra, com a finalidade de potenciar os produtos endógenos da região e de construir um modelo de desenvolvimento sustentável para a região. O projeto, que ficará concluído ainda em dezembro, com a apresentação do estudo final aos empresários do concelho de Sernancelhe, pretende dar a conhecer o setor agroalimentar e os produtos estratégicos para o desenvolvimento local, e fomentar a inovação e a promoção de forma a tornar as empresas de Sernancelhe mais dinâmicas e competitivas.

terras do demo IMG 8024

COLÓQUIO “AQUILINO RIBEIRO, LETRAS E TERRA” TROUXE A SERNANCELHE FIGURAS NACIONAIS PARA HOMENAGEAR O ESCRITOR E AS TERRAS DO DEMO

No ano em que se assinalam 100 anos da edição da obra “Terras do Demo”, e como que para fechar com chave de ouro um ano de intensas comemorações pelo País, Sernancelhe assumiu o desafio de realizar o colóquio “Aquilino, Letras e Terra”. A iniciativa, que pretendeu ser também um fórum de reflexão em torno de Aquilino Ribeiro, reuniu, durante os dias 15 e 16 de novembro, no Auditório Municipal, os antigos ministros Nuno Crato, David Justino e João Soares, os académicos Serafina Martins (Universidade de Lisboa), Nuno Rosmaninho (Universidade de Aveiro), Eugénia Pereira (Universidade de Aveiro), Anabela Oliveira (UTAD), Mafalda Matias (IPV – ESEV) e Aquilino Machado, neto do escritor Aquilino Ribeiro e professor do IGOT- Universidade de Lisboa. Num evento que foi certificado pelo Ministério da Educação, mais de centena e meia de pessoas, na sua maioria professores, assistiram às intervenções, à apresentação do livro “Aquilino e as Terras do Demo, o Marketing num território Literário”, da autoria do sernancelhense Paulo Pereira Pinto, e ao concerto do guitarrista Trevor Gordon, protagonista de um momento musical de grande qualidade.

Confraria da Castanha e Confraria da Maçã organizaram capítulo em comum

Confraria da Castanha e Confraria da Maçã organizaram capítulo em comum. Mais de 50 confrarias de todo o País estiveram em Sernancelhe. D. Duarte de Bragança foi entronizado confrade de Honra

A iniciativa de juntar duas confrarias e realizar um capítulo em comum é inédita. Mas conseguir que esse mesmo momento seja partilhado por mais de 50 confrarias de norte a sul do País, por mais de 250 confrades e que D. Duarte de Bragança fosse entronizado Confrade de Honra é assinalável. Foi precisamente isto que aconteceu em Sernancelhe, no dia 9 de novembro, por iniciativa da Confraria da Castanha e da Confraria da Maçã, que têm em comum o facto de representarem dois produtos que são esteios económicos regionais e que são símbolos da identidade destas Terras do Demo.

Na Terra da Castanha são as crianças que organizam uma feira para celebrar o S. Martinho

Na Terra da Castanha são as crianças que organizam uma feira para celebrar o S. Martinho

O S. Martinho é uma tradição secular e que, todos os anos, em Sernancelhe, motiva as crianças e jovens das escolas para a realização de uma feira de produtos da terra, do melhor que a agricultura dá. Nos últimos anos o Expo Salão tem acolhido a iniciativa, exibindo a particularidade da decoração das barraquinhas, a multiplicidade de produtos à venda, numa ideia que aproxima os pais e os avós da escola, envolve as associações, as freguesias e o Município e é sempre um sucesso, recompensando o esforço dos mais novos. Foi assim na manhã de 7 de novembro, um dia em que o frio chegou a Sernancelhe com ares de neve.

COLÓQUIOS DEDICADOS A AQUILINO RIBEIRO TRAZEM A SERNANCELHE QUATRO ANTIGOS MINISTROS, UM HISTORIADOR, ACADÉMICOS DE RENOME E O NETO DO ESCRITOR

COLÓQUIOS DEDICADOS A AQUILINO RIBEIRO TRAZEM A SERNANCELHE QUATRO ANTIGOS MINISTROS, UM HISTORIADOR, ACADÉMICOS DE RENOME E O NETO DO ESCRITOR

No ano em que assinalam 100 anos da edição da obra “Terras do Demo”, Sernancelhe prepara-se para encerrar as comemorações desta data histórica com o Colóquio “Aquilino, Letras e Terra”, nos dias 15 e 16 de novembro, no Auditório Municipal. A iniciativa promete ser um dos mais importantes fóruns de reflexão em torno de Aquilino Ribeiro, pois reunirá os antigos ministros Nuno Crato, David Justino, João Soares e Jorge Coelho, bem como o historiador Fernando Rosas, os académicos Paulo Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, Serafina Martins (Universidade de Lisboa), Nuno Rosmaninho (Universidade de Aveiro), Eugénia Pereira (Universidade de Aveiro), Anabela Oliveira (UTAD), Mafalda Matias (IPV – ESEV) e Aquilino Machado, neto do escritor Aquilino Ribeiro e professor do IGOT- Universidade de Lisboa.

segunda-feira, 28 outubro 2019 14:50

Castanha é rainha em Sernancelhe

 Castanha é rainha em Sernancelhe

Castanha é rainha em Sernancelhe

A edição de 2019 da Festa da Castanha foi um sucesso. 27 anos depois de o Município, os produtores, as empresas e associações locais terem ousado criar, no Concelho de Sernancelhe, uma feira que pudesse ajudar a promover a castanha, em particular a variedade de referência, a Martaínha, hoje o evento é um exemplo nacional. Porque impulsiona um produto com cada vez maior peso económico regional e nacional, porque valoriza a cultura, e porque é uma montra do território, a Festa da Castanha é a janela por onde Sernancelhe mostra a sua riqueza patrimonial, paisagística e cultural, num contexto de celebração da tradição e da identidade, impulsionando todos os produtos da terra e demonstrando o imenso potencial da castanha para a consolidação da atividade turística regional. O Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte, Luís Martins, ao lado de quase três dezenas de autarcas da região, reconheceu isso mesmo na cerimónia de abertura oficial do evento. A TVI foi parceira do Município nesta edição da Festa da Castanha.

FESTA DA CASTANHA DE SERNANCELHE

PRESIDENTE DO TURISMO DO PORTO E NORTE NA ABERTURA OFICIAL DA FESTA DA CASTANHA DE SERNANCELHE

É notória a importância dos eventos para a promoção turística dos lugares e dos territórios. Há acontecimentos que se destacam pela autenticidade, por conseguirem valorizar e promover tradições e por proporcionarem experiências inesquecíveis aos visitantes. A Festa da Castanha de Sernancelhe, que este ano completa 27 edições, é um desses exemplos de evento com história, com cultura e com potencial turístico inquestionável, pois foi vital para a valorização do fruto castanha e para o seu posicionamento no País. O impacto turístico, a importância económica regional e o reconhecimento do trabalho feito chega já no próximo dia 25 de outubro, pelas 18:00 horas, quando o Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Martins Pedro Martins, abrir oficialmente a Festa da Castanha.

SERNANCELHE ENCERRA COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA OBRA “TERRAS DO DEMO” COM CICLO DE COLÓQUIOS DEDICADOS A AQUILINO RIBEIRO

SERNANCELHE ENCERRA COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA OBRA “TERRAS DO DEMO” COM CICLO DE COLÓQUIOS DEDICADOS A AQUILINO RIBEIRO

O Centenário da obra “Terras do Demo” foi assinalado com um amplo conjunto de eventos implementados em Portugal ao longo deste ano, nomeadamente em Sernancelhe, terra natal de Aquilino Ribeiro, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Lisboa, Porto e Aveiro. Para encerrar as efemérides, Sernancelhe vai concretizar, nos dias 15 e 16 de novembro, um ciclo de homenagens com colóquios centrados em “Aquilino, letras e terra”, que contarão com a participação de várias personalidades nacionais de diferenciadas áreas como a literatura, a política, a economia, a história e a geografia, entre outras.

A valia da iniciativa foi já reconhecida pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Douro e Távora, organismo tutelado pelo Ministério da Educação, que considerou os colóquios como formação certificada de professores.

A iniciativa é uma organização do Município de Sernancelhe, da Biblioteca Municipal, da Revista “aquilino”, tendo como parceiros a DGESTE Norte, o Ministério da Educação, o Centro de Formação de Associação de Escolas do Douro e Távora, o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, a Escola Profissional de Sernancelhe e o Conservatório Regional de Música de Ferreirim.

BTT e passeio pedestre na Festa da Castanha continuam a bater recordes: 2300 inscrições recebidas

BTT e passeio pedestre na Festa da Castanha continuam a bater recordes: 2300 inscrições recebidasA Festa da Castanha de Sernancelhe, que começa no dia 25 outubro, é um evento reconhecido pela vertente desportiva em contexto de natureza. As iniciativas lúdicas Passeio BTT e Pedestre pela Rota da Castanha, que têm como maior particularidade a envolvência paisagística de hectares de soutos seculares, recebeu mais de 2300 inscrições, sendo que o BTT conta com 1512 inscritos e o passeio a pé mais de 820 pessoas.

Com 12 anos de existência, as iniciativas desportivas têm ganho adeptos a cada edição, muito por culpa da conjugação única de paisagem com património edificado, gastronomia, animação e contacto privilegiado com as gentes da Terra da Castanha.

BTT e passeio pedestre na Festa da Castanha continuam a bater recordes: 2300 inscrições recebidasIgualmente reconhecidas são as condições naturais excecionais para a prática desportiva. Alternando entre trilhos de serra, com passagem pelos soutos, e cativantes pedaladas pelas margens do Rio Távora, o Passeio BTT é uma experiência única para quem participa pela primeira vez. É que ao longo do trajeto há sempre surpresas, degustações, experiências, onde cada um é incentivado a fazer parte do momento. Já o passeio pedestre é mais contemplativo, enaltecendo o diálogo com a natureza e os seus tons e rituais outonais. O Património mais importante de quem descobre a Terra da Castanha a pé é sempre a passagem pelo Mosteiro da Ribeira, um dos templos que colam a Sernancelhe a distinção de Terra de Mosteiros.

 Festa da Castanha de Sernancelhe nasceu há 27 anos. Cultura e dinamismo económico são atributos deste fruto que tem selo biológico Festa da Castanha de Sernancelhe nasceu há 27 anos. Cultura e dinamismo económico são atributos deste fruto que tem selo biológico

Festa da Castanha de Sernancelhe nasceu há 27 anos. Cultura e dinamismo económico são atributos deste fruto que tem selo biológico

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpre este ano 27 edições. É o evento mais antigo do Concelho, uma festa da tradição e da identidade, aliando cultura a economia, o saber ancestral às novas dinâmicas do setor agrícola, promovendo o Concelho como um espaço de referência na produção de castanha da variedade Martinha no nosso País. Desde 1992 a Festa da Castanha tem conhecido uma evolução extraordinária, mas manteve sempre o objetivo inicial: ajudar a promover a castanha de Sernancelhe, ser uma montra para produtores e empresas, potenciar a venda daquele fruto e de todos os produtos da terra, impulsionar o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe. 27 anos depois o resultado é notável: Sernancelhe tem como marca diferenciadora a "Terra da Castanha" e a castanha é um fruto biológico com grande valor comercial, um motor da economia local e regional. A edição de 2019 da Festa da Castanha decorrerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro, contando com o patrocínio oficial do Crédito Agrícola e colaboração da TVI, com o programa “Juntos em Festa”, da Escola Profissional de Sernancelhe, da Associação Comercial e Industrial, da Confraria da Castanha e dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe.

Igreja de Fonte Arcada

Festival Oito Mãos trouxe concerto de “Latitude quatro” à Igreja de Fonte Arcada

O projeto Oito Mãos, concebido e produzido pela “De mi para si”, com o apoio de vários municípios da CIM Douro e do Governo de Portugal, através da Direção Regional de Cultura do Norte, tem como pioneirismo a associação do património à música e a sua difusão pelo território. No dia 28 de setembro, pelas 21 horas, foi vez da Igreja Românica de Fonte Arcada, construída no século XII, e classificada como Imóvel de Interesse Público em 1955, receber o concerto de “Latitude Quatro”.

Sernancelhe prepara-se para dar as boas-vindas ao outono com a 27ª Festa da Castanha

Sernancelhe prepara-se para dar as boas-vindas ao outono com a 27ª Festa da Castanha

O outono é a estação do ano em que Sernancelhe brilha mais. A pouco mais de uma semana de nos despedirmos do verão são os soutos, já repletos de ouriços, que adivinham mais uma época ótima para os agricultores e para a economia local, bem como uma Festa da Castanha onde, há quase três décadas, é celebrado este fruto totalmente biológico, é celebrada a tradição, a cultura e a identidade da terra e das gentes.
Dentro de dias daremos a conhecer o programa completo do evento, que, mais uma vez, vai privilegiar o desporto, o ambiente e o convívio.

Aqui ficam algumas imagens das cores do último outono na Terra da Castanha.


“Histórias Reais de um Amor Eterno”

“Histórias Reais de um Amor Eterno”, o mais recente livro de José Portinha, apresentado no Pátio de Aquilino Ribeiro, no Carregal

José Portinha mantém uma relação muito próxima com a sua terra natal, Aldeia de Santo Estêvão, freguesia de Carregal. Os tempos de menino e de uma infância feliz marcaram-lhe a personalidade e deram-lhe o gosto e a capacidade de superar desafios. A escrita, preferencialmente em poesia, é um dos maiores que já assumiu e que faz sempre questão de celebrar com a sua terra e com a sua gente. “Histórias reais de um amor eterno”, o livro que acaba de escrever, foi apresentado ao final da tarde de 9 de agosto, no pátio onde nasceu o Mestre escritor Aquilino Ribeiro.

 SUMMER FUSION

BLAYA E XUTOS&PONTAPÉS FORAM OS ARTISTAS NACIONAIS NO “SUMMER FUSION”

Blaya e Xutos&Pontapés foram os artistas nacionais da edição deste ano do Summer Fusion, em Sernancelhe, iniciativa que decorreu entre 31 de julho e 3 de agosto. Os concertos foram no Expo Salão e o cartaz do evento exibiu ainda vários DJ´s, com Paulo Fragoso, da RFM, à cabeça, tudo para que antes e depois dos concertos as noites fossem animadas, com muita música e luz.

Biblioteca Municipal festeja 11 anos com as crianças, os leitores e os avós

Biblioteca Municipal festeja 11 anos com as crianças, os leitores e os avós

Há exatamente onze anos nascia a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira. Aproveitando o emblemático edifício da antiga Escola Primária, em pleno Centro Histórico de Sernancelhe, o Concelho passava a dispor de um equipamento cultural moderno, jovem e preparado para ser parceiro das escolas, dos educadores, das empresas e, principalmente, das crianças e jovens do Concelho. Com um acervo literário vultuoso, a Biblioteca recebeu espólios de várias personalidades concelhias e orgulha-se de exibir a obra completa de Aquilino Ribeiro. No dia 26 de julho a Biblioteca assinalou 11 anos. Coincidindo com o Dia dos Avós, a data foi celebrada com crianças, com utentes e com uma festa memorável que culminou com o simbólico cortar de bolo.

outdoor

XUTOS & PONTAPÉS E BLAYA EM SERNANCELHE, NO SUMMER FUSION

Os Xutos&Pontapés e Blaya são os artistas nacionais da edição deste ano do Summer Fusion Sernancelhe, que decorrerá entre 31 de julho e 3 de agosto. Os concertos serão no Expo Salão e está prevista ainda a atuação do Dj Paulo Fragoso, da RFM, e Elsa Gomes&Dr.Rex. Para quatro dias o cartaz promete muita música e atuarão a Banda “Os Red” e Dj Fantastic, Sérgio Nascimento &The Catwalkers, Dj João Amaral, Audio 80-Tributo aos anos 80, Live is Life, com José Araújo (A.K.A DJ Zé Mix), Tozé Santos (Perfume), João Silva Camisão (Concurso La Banda RTP), Eleição da Miss Távora 2019 e Banda Elsa&Dr. Rex.

Os bilhetes estão à venda na Loja Interativa de Sernancelhe.

quinta-feira, 18 julho 2019 11:29

CENTRO HISTÓRICO RECEBEU O SER+CULTURA

CENTRO HISTÓRICO RECEBEU O SER+CULTURA

CENTRO HISTÓRICO RECEBEU O SER+CULTURA

Sernancelhe organizou, de 12 a 14 de julho, a edição de 2019 do festival de cultura SER+CULTURA, evento que aconteceu no Centro Histórico da Vila, e cujo cartaz primou pela oferta diversificada de momentos, com espetáculos de música, teatro, exposições, desporto, literatura, multimédia e tasquinhas. A organização, da responsabilidade do Município de Sernancelhe, em colaboração com a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, o Conservatório Regional de Música de Ferreirim e a Academia de Música de Sernancelhe, propôs dezenas de ações que promoveram a interatividade com o público e apelaram à sua participação, dinamizadas por mais de 30 grupos do Concelho, da região e do País.

Concelho reforça rede de abastecimento de água

Concelho reforça rede de abastecimento de água com novas adutoras em diversas freguesias

Fornecer água em quantidade e de qualidade às povoações, independentemente da sua localização e dimensão é o objetivo do Município de Sernancelhe, concelho reconhecido aliás pelo pioneirismo na aplicação de soluções otimizadas para o fornecimento de água, como sucedeu com o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de água, em 2011, que garantiu este recurso a várias localidades, a partir da Barragem do Vilar. Agora, e no âmbito do projeto “Ligação de adutoras de abastecimento de água em diversas freguesias”, candidatado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos – POSEUR, do Ciclo Urbano de Água, contemplado pelo Fundo de Coesão, o concelho atingiu a plenitude no que ao abastecimento de água diz respeito.

quinta-feira, 11 julho 2019 14:11

BÁRBARA XAVIER É CAMPEÃ DE NATAÇÃO

BÁRBARA XAVIER É CAMPEÃ DE NATAÇÃO

BÁRBARA XAVIER É CAMPEÃ DE NATAÇÃO

Faltava apenas a confirmação oficial: Bárbara Xavier, jovem atleta da escola de natação de Sernancelhe, é a nadadora do ano do Circuito Municipal das Escolas de Natação, época desportiva 2018-19, referente ao escalão de Cadetes A Femininos (11 anos) com um total de 3681 pontos.

A regularidade e as qualidades técnicas evidenciadas, ao longo das nove concentrações do CMEN proporcionaram à nossa jovem nadadora um prémio que espelha a sua dedicação à modalidade e que acima de tudo premeia e distingue também a nossa escola de natação.

quarta-feira, 10 julho 2019 14:42

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.​

DAR VIDA AOS ANOS COM O BOCCIA

MUNICÍPIO DE SERNANCELHE PROMOVE DESPORTO SÉNIOR COM A INICIATIVA "DAR VIDA AOS ANOS COM O BOCCIA"

O Convívio de Boccia juntou, no dia 28 de junho, cerca de 300 seniores dos centros lúdicos de Sernancelhe, Sarzeda, Seixo, Vila da Ponte, Macieira, Tabosa da Cunha, Granjal, Cunha, Penso, Chosendo, Centros Sociais de Lamosa, Carregal, Lapa, Lar do Sagrado Coração de Maria, de Ferreirim e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe. Pelo terceiro ano consecutivo o convívio contou com a presença de Penedono e de Moimenta da Beira.

Projeto “Lamosa Natural” apresentado em direto para a Praça da Alegria, da RTP

Projeto “Lamosa Natural” apresentado em direto para a Praça da Alegria, da RTP

O Projeto Lamosa Natural foi apresentado hoje, 21 de junho, em direto para o programa “Praça da Alegria”, da RTP https://www.rtp.pt/play/p5284/e414097/praca-da-alegria-2019. Tendo como protagonistas as crianças do 1º ciclo do Concelho e os seniores dos Centros Lúdicos, a repórter Rita Belinha brindou o País com três momentos únicos de encontro com a natureza e celebração da chegada do verão: uma caminhada com início no Centro Interpretativo, uma visita ao observatório de aves e várias ações no Centro Pedagógico foram igualmente mostradas, naquela que foi uma iniciativa marcante para Lamosa, pois mereceu também a visita do Delegado Regional de Educação do Norte, confirmando assim a valia educativa do projeto Lamosa Natural. O responsável educativo dedicou a tarde a visitar o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, em particular o Laboratório de Ciências Experimentais e a Sala de Futuro, onde encerrou formalmente o ano letivo.

 Ciclo de eventos comemorativos do Centenário das “Terras do Demo” culmina com exposição inédita sobre Aquilino Ribeiro na Universidade de Aveiro

Ciclo de eventos comemorativos do Centenário das “Terras do Demo” culmina com exposição inédita sobre Aquilino Ribeiro na Universidade de Aveiro

Pela primeira vez na história dos municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, os legítimos guardiões das Terras do Demo, o legado histórico, cultural e identitário de Aquilino Ribeiro foi celebrado com dezenas de iniciativas, em vários pontos do País. A última ação calendarizada foi formalmente apresentada, na tarde de 14 de junho, na Universidade de Aveiro, com uma exposição inédita, imponente, e que desvenda a dimensão literária do Mestre das Letras Portuguesas. O acervo pessoal de Paulo Neto, Diretor da Revista “aquilino”, com mais de 350 objetos, entre bibliografia ativa, passiva, revistas e jornais, medalhas e muitas curiosidades, estará patente na Sala Hélène de Beauvoir até 17 de julho, naquela que é reconhecida como uma das maiores exposições jamais dedicadas a Aquilino.

LAPA E AQUILINO. DOIS SÍMBOLOS, DUAS REFERÊNCIAS NACIONAIS QUE SERNANCELHE HOMENAGEIA COM A FEIRA AQUILINIANA

LAPA E AQUILINO. DOIS SÍMBOLOS, DUAS REFERÊNCIAS NACIONAIS QUE SERNANCELHE HOMENAGEIA COM A FEIRA AQUILINIANA

O concelho de Sernancelhe é dono de dois símbolos da cultura e da história de Portugal: Aquilino Ribeiro e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Aquilino é o mestre das letras portuguesas, uma das personalidades nacionais distinguidas com lugar no Panteão; a Lapa, Aldeia de Portugal, é detentora do Santuário mais antigo do nosso País, uma referência ibérica, um marco na evangelização mundial, despoletada pelos Descobrimentos. Ora, quando os elementos Aquilino Ribeiro e Lapa se juntam o resultado é a Feira Aquiliniana, uma viagem única, imperdível, que mergulha na obra literária de Aquilino, recupera rituais, tradições, trajes, atividades, modas e momentos e procura recriá-los de forma fiel. Foi isso que a Lapa mostrou nos dias 1 e 2 de junho, com o rigor histórico que se exige a um evento de época, merecendo a visita de milhares de pessoas, de vários pontos do País.

 Dia do Livro e da Criança

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FESTEJOU DIA DO LIVRO E DA CRIANÇA COM DEZENAS DE ATIVIDADES E COM ESCRITORES DO CONCELHO

O Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues comemorou, no dia 31 de maio, o Dia do Livro e da Criança. Numa jornada em que as salas de aula foram ocupadas com exposições, ateliers e atividades recreativas, foi no exterior que a animação e o desporto foram aproveitados ao máximo pelos alunos da escola. A grande novidade deste ano foi o convite a escritores do Concelho para o projeto “Histórias com palavras dentro”, desafiando os autores José Maria Caria, de Macieira, e Afonso Dias, de Lamosa, a criarem textos com as palavras indicadas pelos alunos dos diversos ciclos escolares. O resultado final foi surpreendente, dinâmico, e serviu para mostrar aos mais novos que as criações literárias sobre o Concelho são importantes para mostrar o que nos distingue e para dar a conhecer as aldeias, as tradições e as gentes.

ALUNOS DO 1º CEB DE SERNANCELHE PARTICIPARAM NO ENCONTRO DISTRITAL DE ANDEBOL4KIDS

ALUNOS DO 1º CEB DE SERNANCELHE PARTICIPARAM NO ENCONTRO DISTRITAL DE ANDEBOL4KIDS

No âmbito do Projeto Andebol4Kids, os alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º CEB de Sernancelhe participaram no Encontro Distrital de Andebol, realizado no passado sábado, dia 25 de maio, em Tondela.

Esta iniciativa contou com a presença dos alunos de 20 concelhos do Distrito de Viseu (Armamar, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Viseu e Vouzela).

FEIRA AQUILINIANA: A LAPA E AQUILINO NUMA VIAGEM ÚNICA PELA HISTÓRIA E CULTURA

FEIRA AQUILINIANA, 1 E 2 DE JUNHO: A LAPA E AQUILINO NUMA VIAGEM ÚNICA PELA HISTÓRIA E CULTURA NO NOSSO POVO

A Lapa, terra erguida no século XV, é palco este fim-de-semana, dias 1 e 2 de junho, de mais uma edição da Feira Aquiliniana, um evento que promove o reencontro com os tempos antigos, onde a romaria de fé combina harmoniosamente com a festa, a animação, o comércio e a feira tradicional, plena de artes e ofícios, sonorizada pelos ranchos folclóricos e pelas concertinas. A vertente cénica é igualmente condimento deste evento de época, com os trajes, os ofícios recriados, os pregões anunciados, no recorte gastronómico que domina barraquinhas e tascas, e na alegria contagiante que só a Feira Aquiliniana proporciona, levando os visitantes a participarem em todos os momentos recreativos.

Aquilino Ribeiro vai continuar a ser autor de referência nas escolas de Sernancelhe

Aquilino Ribeiro vai continuar a ser autor de referência nas escolas de Sernancelhe

“O Agrupamento de Escolas de Sernancelhe vai continuar a promover a leitura e o estudo da obra de Aquilino Ribeiro”. A afirmação foi proferida na tarde de 28 de maio, pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Fátima Correia, durante a cerimónia de apresentação do livro “Havia três dias e três noites… e depois”, da autoria dos alunos daquela Escola, a partir da obra “Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro.

 FILANDORRA ESTREOU “MESTRE GRILO CANTAVA E A GIGANTA DORMIA"

FILANDORRA ESTREOU “MESTRE GRILO CANTAVA E A GIGANTA DORMIA”, DE AQUILINO RIBEIRO, EM SERNANCELHE, NO DIA 27 DE MAIO

No âmbito das Comemorações do centenário da obra “Terras do Demo” de Aquilino Ribeiro, a Filandorra – Teatro estreou, no dia 27 de maio, no Auditório Municipal de Sernancelhe, terra natal do autor, a 74ª produção da Companhia, “Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia” inserta na obra de referência “Arca de Noé III Classe”. As crianças do Concelho foram brindadas com um antestreia e, à noite, a sala encheu-se para assistir ao momento em que a obra de Aquilino Ribeiro passa para o teatro e com sucesso inquestionável.

AQUILINO RIBEIRO HOMENAGEADO NA SUA TERRA NATAL COM CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO DE POSTAL COMEMORATIVO DAS “TERRAS DO DEMO”

AQUILINO RIBEIRO HOMENAGEADO NA SUA TERRA NATAL COM CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO DE POSTAL COMEMORATIVO DAS “TERRAS DO DEMO”

O dia 27 de maio marca o dia da morte de Aquilino Ribeiro. Em 1963, há precisamente 56 anos, o escritor natural do Concelho de Sernancelhe partia, deixando ao país um legado extraordinário no campo da literatura, da cultura, da tradição e da identidade das terras que batizou de “Terras do Demo”. Por isso, os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, sob a égide da Fundação Aquilino Ribeiro, uniram esforços e, desde o dia 11 de maio que celebram Aquilino pelo País. No dia 27 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Sernancelhe, viveu-se mais um momento memorável com a apresentação do Inteiro Postal, editado pelos CTT, e que homenageia 100 anos da edição de “Terras do Demo”.

 Aquilino Ribeiro faleceu há 56 anos

27 de maio: Aquilino Ribeiro faleceu há 56 anos. Sernancelhe homenageia escritor com estreia nacional de uma peça de teatro e um Postal dos CTT

O dia 27 de maio é uma data marcante para o calendário dos concelhos das “Terras do Demo”. Há precisamente 56 anos falecia Aquilino Ribeiro, o escritor português natural do Carregal, Sernancelhe, considerado uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa do século XX, reconhecido com Honras de Estado em 2007 e passando a estar no Panteão Nacional.

Sernancelhe evoca Aquilino Ribeiro e as “Terras do Demo” com programa cultural, de 27 de maio a 2 de junho

Sernancelhe evoca Aquilino Ribeiro e as “Terras do Demo” com programa cultural, de 27 de maio a 2 de junho

Sernancelhe evoca Aquilino Ribeiro e as “Terras do Demo” com programa cultural, de 27 de maio a 2 de junho

No ano em que se assinalam 100 anos da obra “Terras do Demo”, o Município de Sernancelhe inicia a 27 de maio um programa evocativo da memória do escritor com cinco iniciativas culturais, que contemplam a apresentação de um Postal dos CTT, a estreia nacional de uma peça de teatro com a Filandorra – teatro do Nordeste, a edição de um livro infantil com o Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, uma semana de atividades desenvolvidas pelas Biblioteca Municipal e mais uma edição da Feira Aquiliniana, no Santuário da Lapa.

Conservatório Regional de Música de Ferreirim animou a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima

Conservatório Regional de Música de Ferreirim animou a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima

Foi um acontecimento memorável: os alunos do ensino articulado da música dos concelhos de Sernancelhe, Aguiar da Beira e Penalva do Castelo, integrados no Conservatório de Musica de Ferreirim, animaram a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, no domingo, dia 19 de maio.

Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva trouxeram a alma das “Terras do Demo” ao Mercado de Alvalade, em Lisboa

Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva trouxeram a alma das “Terras do Demo” ao Mercado de Alvalade, em Lisboa

No âmbito do centenário da obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva vieram à Capital, mais exatamente ao icónico Mercado de Alvalade, e mostraram os produtos que identificam região. Fumeiro, mel, queijo, castanha, maçã, espumantes, azeite, licores e uma variedade assinalável de produtos de grande qualidade foram expostos, degustados e muitos lisboetas quiseram levar para casa os sabores e os cheiros das terras de Aquilino Ribeiro.

Municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva mostram produtos das “Terras do Demo” em Lisboa

Municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva mostram produtos das “Terras do Demo” em Lisboa

Municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva mostram produtos das “Terras do Demo” em LisboaOs Municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, representantes das “Terras do Demo”, assim batizadas por Aquilino Ribeiro há 100 anos, vão protagonizar uma mostra conjunta de produtos destas terras no Mercado de Alvalade, em Lisboa, no próximo sábado, dia 18 de maio.

A iniciativa, integrada na programação Alvalade Capital da Leitura (programa detalhado em anexo), dinamizada pela Junta de Freguesia de Alvalade em parceria com várias instituições culturais da cidade de Lisboa, insere-se também nas comemorações nacionais do Centenário da edição da obra literária “Terras do Demo”, editada por Aquilino Ribeiro em 1919.

quarta-feira, 15 maio 2019 08:55

Marquês de Pombal nasceu em Sernancelhe

Marquês de Pombal nasceu em Sernancelhe

Marquês de Pombal nasceu em Sernancelhe. Concelho vai participar num dos maiores projetos de investigação histórica em Portugal

Uma equipa de investigadores garante que Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, nasceu em Sernancelhe em 13 de maio de 1669. A descoberta é uma das muitas confirmações que o projeto de investigação “Pombal Global” dará a conhecer ao País nos próximos cinco anos, e que foi apresentado oficialmente no dia 13 de maio de 2019, na Igreja da Memória, em Lisboa, onde foram assinados protocolos de financiamento para apoiar o projeto histórico científico de identificação, levantamento, transcrição, anotação e edição criticamente anotada de toda a obra escrita do Marquês de Pombal e redigida sob a sua orientação. Armando Mateus, Vereador da Cultura, representou o Município de Sernancelhe.

Casa de Aquilino Ribeiro, em Soutosa, encheu-se para o lançamento da reedição de "Terras do Demo”

Casa de Aquilino Ribeiro, em Soutosa, encheu-se para o lançamento da reedição de "Terras do Demo”

Cem anos depois da primeira edição do livro "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro, os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva juntaram-se, na Fundação, em Soutosa, no dia 11 de maio, para prestarem uma homenagem memorável ao escritor, à sua vida e obra. A propósito da reedição da obra "Terras do Demo", em parceria com a Bertrand Editora e a família do escritor, cerca de três centenas de pessoas assistiram a um momento de grande nível cultural, no qual participaram os autarcas de Vila Nova de Paiva, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Aquilino Machado, neto do escritor, Eduardo Boavida, diretor da Bertrand, Ana Isabel Queiroz, prefaciadora desta edição, e João Soares, antigo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e ex-ministro da Cultura.

 Expo Desporto e Saúde assume-se cada vez mais como um evento regional

Expo Desporto e Saúde assume-se cada vez mais como um evento regional

O Exposalão – Pavilhão Multiusos de Sernancelhe acolheu, de 10 a 12 de maio, a 4.ª edição da Expo Desporto de Saúde, cujo objetivo principal é incentivar as pessoas para a prática regular da atividade física, bem como sensibilizá-las para a importância que o exercício físico tem para a saúde.

Torneio de natação trouxe à piscina municipal de Sernancelhe cerca de 250 atletas de 17 escolas de Natação

Torneio de natação trouxe à piscina municipal de Sernancelhe cerca de 250 atletas de 17 escolas de Natação

A Piscina Municipal de Sernancelhe encheu este sábado, dia 11 de maio, para assistir ao 40.º Torneio de Natação Professor Afonso Saldanha, inserido na edição de 2019 da Expo Desporto e Saúde. Pais, familiares e amigos dos participantes das várias equipas fizeram questão de marcar presença e dar o seu apoio, facto este que evidencia que esta modalidade tem cada vez mais praticantes e apoiantes.

Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro, arrancam no próximo sábado, dia 11, na fundação, em Soutosa.

Iniciativas dedicadas a Aquilino Ribeiro prolongam-se até 14 de junho e envolvem os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, junta de freguesia de Alvalade, Câmara Municipal de Lisboa, Museu Bordalo Pinheiro, Biblioteca Nacional, Bertrand Editora, Centro de Estudos Geográficos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Direção-Geral do Livro, dos arquivos e das bibliotecas, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Revista Aquilino e Universidade de Aveiro.


Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro


Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro


Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro


 Comemorações dos 100 anos de "Terras do Demo", de Aquilino Ribeiro

Expo Desporto e Saúde, um evento que faz bem ao corpo e à mente

O Município de Sernancelhe organiza, nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Expo Salão, o Expo Desporto e Saúde, evento que acontece no mês do coração e que pretende demonstrar que um Concelho do interior do País pode ser impulsionador da atividade física junto de toda a população, independentemente da idade dos participantes.

 

Expo Desporto e Saúde

As “Terras do Demo” nasceram há 100 anos

As “Terras do Demo” nasceram há 100 anos. Obra de Aquilino Ribeiro vai ser reeditada e o escritor homenageado pelo País

A obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, é uma referência da literatura portuguesa. No ano em que completa um século, os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, a Fundação Aquilino Ribeiro e a Bertrand Editora são protagonistas de comemorações inéditas, de âmbito nacional, que terão o seu arranque oficial no dia 11 de maio, em Soutosa, com a apresentação da reedição do livro, com capa igual à original e prefácio de Ana Isabel Queiróz. João Soares, ex-ministro da Cultura, fará a apresentação da obra. Até 14 de junho, mais de uma dezena de iniciativas evocativas da efeméride terão lugar, em vários pontos do País, envolvendo a família do escritor, as câmaras de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, a Biblioteca Nacional, o Museu Bordalo Pinheiro, a Junta de Freguesia e o Mercado de Alvalade, a Universidade de Aveiro, a Companhia de Teatro Filandorra e os CTT, que vão editar um postal Comemorativo dos 100 anos das “Terras do Demo”.

 SERNANCELHE RECEBEU VISITANTES DE JACOU COM CAMINHADA NO DOURO

SERNANCELHE RECEBEU VISITANTES DE JACOU COM CAMINHADA NO DOURO, VISITA À LAPA E AO CARREGAL. GEMINAÇÃO COMPLETA 20 ANOS EM SETEMBRO

Em 2019 completam-se 20 anos da geminação que aproximou os concelhos de Sernancelhe e de Jacou, no Sul de França. Nestas duas décadas foram muitas as iniciativas desenvolvidas em ambos os territórios, sempre com o objetivo de fortalecer o intercâmbio, estreitar laços, aproximar culturas e proporcionar momentos de cariz desportivo e educativo. O primeiro encontro deste ano aconteceu no dia 27 de abril, no Pinhão, onde foi organizada uma caminhada pelo Município de Alijó e pela aldeia de Casal de Loivos, com início no miradouro de Casal de Loivos e chegada ao Pinhão.

Biblioteca Abade Vasco Moreira

Biblioteca Abade Vasco Moreira trouxe o escritor Fernando Pereira a Sernancelhe no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira assinalou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de abril, com sessões literárias dinamizadas pelo escritor Fernando Pereira para as crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues.

 Comemorações do 25 de abril, em Sernancelhe, apelaram à regionalização como salvação do Interior

Comemorações do 25 de abril, em Sernancelhe, apelaram à regionalização como salvação do Interior

O Interior tem potencialidades que o País deve reconhecer e valorizar, o Poder Local tem de ser respeitado e o 25 de abril só se cumprirá verdadeiramente quando as distâncias entre litoral e interior forem esbatidas. Foi esta a ideia dominante das comemorações do 25 de abril em Sernancelhe, em que o Município agraciou com a Medalha de Honra o antigo Ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, a Associação de Caça e Pesca de Sernancelhe e a Cooperativa Agrícola do Távora. O programa evocativo dos 45 anos do dia da Liberdade ficou cumprido com o concerto, no Expo Salão, de Toy e os amigos Adelaide Ferreira, Dany Silva e Rui Pregal da Cunha.

 


VISEU NOW E PAULO NETO PERCORREM AS “TERRAS DO DEMO”, DE AQUILINO RIBEIRO, NO DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

Nascia há precisamente um século a designação “Terras do Demo”.

A autoria deste epíteto é de Aquilino Ribeiro e teve como destinatários os seus municípios de origem e vivência: Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

Durante mais de meio século de intensa produção literária, Aquilino dedicou a estas terras e a estas gentes centenas de páginas e deu a conhecer a identidade que define o território das serras da Lapa e Nave.

Legou-nos, através dos seus livros, um património que testemunha a vida real do escritor nos três concelhos, o lugar onde nasceu, onde viveu e onde pintou os mais belos episódios descritos nas suas obras.

Foi este o mote para que o Portal ViseuNow dedicasse a Aquilino Ribeiro um documentário de grande qualidade, apresentado precisamente no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O guia desta viagem extraordinária pelo Carregal, pela Tabosa, Lapa, por Soutosa e por Vila Nova de Paiva foi Paulo Neto, Diretor da Revista Literária “aquilino”, que contou a história dos lugares, leu excertos das obras de Aquilino, e demonstrou, de forma cativante, que os sinais de Aquilino Ribeiro estão bem vivos nos municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva.

Aqui fica o documentário que dá o mote para as comemorações nacionais dos 100 anos de Terras do Demo, cujo primeiro momento será já no dia 11 de maio, em Soutosa, com a apresentação de uma reedição da obra.

E o agradecimento à Viseu Now e a Paulo Neto.

“Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos

“Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos. Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Bertrand Editora juntam-se para reeditarem a obra

No ano em que a obra “Terras do Demo”, de Aquilino Ribeiro, faz 100 anos, os municípios de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva juntam-se à Bertrand Editora e reeditam a obra, que recupera para a capa a pintura de Abel Manta. A apresentação, que decorrerá no dia 11 de maio, às 17h30, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, será o primeiro momento comemorativo do centenário do livro. Durante o mês de maio e junho vai ser cumprido um programa de iniciativas, que se inicia nas “Terras do Demo” e terá continuidade em Lisboa e Aveiro, e do qual se dará conhecimento em breve.

1º Trail e Caminhada deram colorido à freguesia de Escurquela

1º Trail e Caminhada deram colorido à freguesia de Escurquela

A Associação de Melhoramentos da Freguesia de Escurquela, com o apoio do Município de Sernancelhe, levou a efeito no domingo, dia 7 de abril, o 1º Trail e Caminhada denominado “Rota do Cabeço de São Tiago”, que foi um êxito, tendo inclusive superado as expectativas da organização.

segunda-feira, 08 abril 2019 13:42

"À mesa da amante fiel"

À mesa da amante fiel

“Manuel de Lima Bastos é uma figura icónica de Sernancelhe”

O antigo Ministro da Agricultura Arlindo Cunha, convidado para apresentar a obra “À mesa da amante fiel”, da autoria de Manuel de Lima Bastos, foi claro na sua apreciação: “Quando um dia se falar das pessoas que dedicaram o seu trabalho à promoção de Aquilino Ribeiro, Lima Bastos estará em lugar destacado”. Reconhecendo que o autor é “uma figura icónica de Sernancelhe”, elogiou o livro, a sua qualidade e felicitou o Município por persistir no apoio à literatura e à cultura. “À mesa da amante fiel” foi apresentado no Auditório Municipal ao final da tarde de 6 de abril.

À Mesa da Amante Fiel, de Manuel de Lima Bastos

Gastronomia, cozinha rural portuguesa e Aquilino Ribeiro na obra “À mesa da amante fiel”, de Manuel de Lima Bastos

O escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro é presença assídua na obra literária de Manuel de Lima Bastos, que lhe dedicou, desde 2009, quase uma dezena de trabalhos sobre os lugares, os roteiros, a caça, a pesca e o “mundo” das Terras do Demo. Desta feita, o livro “À mesa da amante fiel”, que será apresentado em Sernancelhe no dia 6 de abril, pelas 18:30 horas, no Auditório Municipal, continua no encalce de Aquilino, mas tem como móbil a culinária e os prazeres da mesa, relatando as experiências gastronómicas de Lima Bastos durante 70 anos.

EXPO JARDIM E ANIMAIS

EXPO JARDIM E ANIMAIS ENCANTOU AS CRIANÇAS DO CONCELHO

As crianças deliraram com a Expo Jardim e Animais. Naquela que foi a sexta edição deste evento de primavera, confirmou-se a vertente pedagógica, sentido educativo e a importância que tem para os mais novos perceberem a natureza, com os seus animais e plantas, cheiros e cores, com as culturas e, no fundo, conhecerem o meio que as rodeia. Foram essas sensações que a organização procurou transmitir durante a tarde de 29 de março às cerca de duas centenas de crianças do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Casa da Criança e Santa Casa da Misericórdia que passaram pelo Expo Salão. O evento prolongou-se pelo fim-de-semana, com a realização de workshops, demonstrações e muitos momentos de lazer.

Diretores de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda escolhem Sernancelhe para reunião de trabalho e visita turística

Diretores de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda escolhem Sernancelhe para reunião de trabalho e visita turística

O ano letivo em curso e as medidas a apresentar no conselho nacional de diretores de escola para o próximo ano letivo foram duas das temáticas abordadas pelos 23 responsáveis dos agrupamentos de escolas dos distritos de Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda, reunidos em Sernancelhe no dia 19 de março. Aquela que foi a primeira reunião dos diretores do QZP2 (Quadro de Zona Pedagógica) em Sernancelhe, foi também uma oportunidade para proporcionar aos responsáveis educativos uma visita pelo Concelho, com passagem obrigatória pelo Santuário da Lapa, Pátio de Aquilino Ribeiro, no Carregal, Convento de Nossa Senhora da Assunção, na Tabosa, e Hotel Rural Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho.

NATUREZA, LITERATURA E DESPORTO PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

NATUREZA, LITERATURA E DESPORTO PARA CELEBRAR A PRIMAVERA

Sernancelhe preparou um programa de atividades para assinalar a chegada da primavera. Natureza, literatura e desporto são as temáticas em destaque, com a realização da VI Expo Jardim e Animais, a apresentação da obra literária “À mesa da amante fiel”, de Lima Bastos, e ainda a estreia da caminhada Rota Cabeço de Santiago. Entre 29 de março e 7 de abril, a Terra da Castanha vai aliar a jardinagem à bricolage e agricultura, as experiências ao ar livre com os livros ao redor de Aquilino Ribeiro e proporcionar momentos de convívio à descoberta da extraordinária paisagem do Vale do Távora.

 FESTAND_ANDEBOL4KIDS JUNTOU ALUNOS DO 1ºCEB DE SERNANCELHE

FESTAND_ANDEBOL4KIDS JUNTOU ALUNOS DO 1ºCEB DE SERNANCELHE​

O Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou no dia 15 de março, no pavilhão desportivo municipal, o primeiro Festand de Andebol do ano lectivo 2019/2020.

SERNANCELHE ESTEVE NA BTL A PROMOVER A CASTANHA, AQUILINO RIBEIRO E O SANTUÁRIO DA LAPA

SERNANCELHE ESTEVE NA BTL A PROMOVER A CASTANHA, AQUILINO RIBEIRO E O SANTUÁRIO DA LAPA

Sernancelhe esteve pelo segundo ano consecutivo na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, enquadrado no espaço de exposições da CIM DOURO, no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, para promover a Castanha, Aquilino Ribeiro e o Santuário da Lapa, as referências que o posicionam, cada vez mais, no País e no Mundo. O Cantor Paulo de Carvalho e o ex-futebolista Simão Sabrosa foram duas das muitas figuras nacionais que participaram, ao fim da tarde de 15 de março, no momento dedicado ao Concelho.

SERNANCELHE ESTÁ NA BTL, EM LISBOA, E AMANHÃ, 15 DE MARÇO, FARÁ UMA MOSTRA DOS SEUS PRODUTOS

SERNANCELHE ESTÁ NA BTL, EM LISBOA, E AMANHÃ, 15 DE MARÇO, FARÁ UMA MOSTRA DOS SEUS PRODUTOS

Castanha, Lapa e Aquilino Ribeiro. São estas as grandes referências de Sernancelhe, que estarão em evidência amanhã, 15 de março, entre as 16:00 horas e as 20:00 horas, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, naquela que é a maior feira do género em Portugal.

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos de Sernancelhe

Baile Sénior juntou utentes dos Centros Lúdicos de Sernancelhe e alunos da Universidade Sénior de Fornos de AlgoDres

No âmbito do Programa de Atividade Física Sénior “Mexa-se”, dinamizado pelo Setor de Desporto do Município de Sernancelhe, realizou-se no dia 8 de Março, nas instalações do Exposalão de Sernancelhe o baile Sénior direcionado para a faixa etária da terceira idade.

Maria João Lopo de Carvalho na semana da leitura em Sernancelhe

Escritora Maria João Lopo de Carvalho na semana da leitura em Sernancelhe

A escritora Maria João Lopo de Carvalho, uma das mais ativas e reconhecidas autoras portuguesas da atualidade, com mais de setenta títulos editados, entre romances, livros de crónicas e manuais escolares, esteve em Sernancelhe, na tarde de 7 de março, para celebrar com as crianças a Semana da Leitura.

Comitiva do Japão visita Sernancelhe para homenagear o Padre João Rodrigues

Comitiva do Japão visita Sernancelhe para homenagear o Padre João Rodrigues

No dia 4 de março, uma comitiva de japoneses visitou alguns locais do nosso concelho, nomeadamente aqueles que estão mais diretamente ligados ao Padre João Rodrigues, missionário jesuíta do século XVI natural de Sernancelhe, que aos 14 anos rumou ao Japão, e o seu conhecimento aprofundado da língua japonesa fez com que exercesse as funções de intérprete, comerciante, diplomata e político, tendo elaborado a primeira gramática de língua japonesa e o primeiro dicionário de Japonês/Português.

Singularidade e mestria do guitarrista Thomas Leeb cativaram o público sernancelhense

Singularidade e mestria do guitarrista Thomas Leeb cativaram o público sernancelhense

O Auditório Municipal de Sernancelhe acolheu, no dia 01 de março, um espetáculo que foi mais que um concerto de guitarra. O músico australiano Thomas Leeb, apesar de não falar português, interagiu, comunicou e encantou todo o público com a sua mestria no manuseamento da sua guitarra.

CORTEJO CARNAVALESCO JUNTOU ESCOLAS DO CONCELHO E CENTROS LÚDICOS

CORTEJO CARNAVALESCO JUNTOU ESCOLAS DO CONCELHO E CENTROS LÚDICOS

O Carnaval é daqueles festejos que nem com o passar dos séculos perdeu força. Ainda que servisse para o povo grego agradecer aos deuses pelas boas colheitas do ano, manteve-se como uma festa de fantasias e disfarces, de brincadeiras para graúdos, mas especialmente para os mais novos. Sernancelhe não escapa a esta vivência, e foram as crianças das escolas que se juntaram aos seniores dos centros lúdicos e desfilaram pela vila, ao som de música, danças e entrudos, tal e qual como manda o Carnaval.

CASTANHA

CONFRARIA EDITA COLEÇÃO DE CINCO LIVROS DEDICADOS À “CASTANHA, A CELEBRAÇÃO DA NATUREZA”

Dar a conhecer, através de pequenos livros, de fácil leitura e visualmente atrativos, a castanha e toda a cultura que lhe está associada, era um projeto há muito idealizado pela Confraria da Castanha dos Soutos da Lapa, com sede em Sernancelhe. Alberto Correia, Confrade-mor, confirma que, até final de março, deverão ser conhecidos os cinco livros essenciais à compreensão do “ritual” da Celebração da Castanha nestas terras: a Confraria, as queijadas, os ouriços de castanha, as Cavacas de Freixinho e os Fálgaros da Tabosa.

Sernancelhe celebrou os sabores da tradição com o Festival de Sopas

Sernancelhe celebrou os sabores da tradição com o Festival de Sopas

Uma terra com memória é uma terra que sabe celebrar a sua história. A frase, cujo sentido ninguém contesta, aplica-se por inteiro ao fim de semana de Festival de Sopas e Encontro de Ranchos que decorreu em Sernancelhe, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. É descrito como um evento que mergulha na autenticidade do seu povo, socorre-se dos conhecimentos das suas gentes e, com um toque de modernidade e as ótimas condições do Expo Salão, acolheu milhares de visitantes, de todo o País. O 6.º Festival de Sopas e Encontro de Ranchos foi a celebração dos sabores da tradição concelhia, através de uma viagem pela história da gastronomia do povo beirão.

 VIII MONTARUA AO JAVALI EM ALDEIA DE SANTO ESTÊVÃO

VIII MONTARIA AO JAVALI EM ALDEIA DE SANTO ESTÊVÃO: SERNANCELHE NA ROTA DO TURIMO CINEGÉTICO

A paisagem de montanha é uma realidade incontornável do Concelho de Sernancelhe. A Serra da Lapa assume, neste quadro, um papel determinante pelo seu posicionamento a quase mil metros de altitude, revelando todo um potencial cinegético que atrai cada vez mais praticantes da caça, de todo o País. Carregal, terra de Aquilino Ribeiro, é uma das freguesias do sopé da Lapa que acolhe um evento que é já uma referência nesta matéria: a Montaria ao Javali, organizada pela Associação Madrugadas. No dia 16 de fevereiro foi a 8ª edição e mais de uma centena de caçadores participaram nesta iniciativa, que tem como epicentro a localidade de Aldeia de Santo Estêvão.

 “aquilino”, a Revista literária do Município de Sernancelhe, à venda nas livrarias Bertrand de Viseu, Porto e Lisboa

“aquilino”, a Revista literária do Município de Sernancelhe, à venda nas livrarias Bertrand de Viseu, Porto e Lisboa

O número 4 da Revista Literária “aquilino”, editada pelo Município de Sernancelhe em finais de 2018, acaba de chegar às livrarias de referência do grupo Bertrand do nosso País: Chiado, em Lisboa, Bom Sucesso, no Porto, e Palácio do Gelo, em Viseu. Dedicada aos prefácios de Aquilino Ribeiro em obras de outros escritores, reúne mais de 30 textos, boa parte deles praticamente desconhecidos, que evidenciam a importância do escritor sernancelhense no século XX português, o seu sentido solidário e humano, notório no contributo que dava a novos autores e a todos quantos pretendiam iniciar-se no mundo da escrita.

 Dar vida aos anos com o boccia

Município de SERNANCELHE promove desporto Sénior com a iniciativa "Dar vida aos anos com o boccia"

O Convívio de Boccia juntou, no dia 1 de fevereiro, cerca de 250 seniores dos centros lúdicos de Sernancelhe, Sarzeda, Seixo, Vila da Ponte, Macieira, Tabosa da Cunha, Granjal, Cunha, Penso, Chosendo, Centros Sociais e Paroquiais de Lamosa, Lar do Sagrado Coração de Maria, de Ferreirim e Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe.

Pelo segundo ano consecutivo o convívio contou com a presença de Penedono e de Moimenta da Beira (CSP de Caria).
Esta iniciativa faz parte do plano anual de atividade do Programa de Atividade Física Sénior “MEXA-SE”, e é uma espécie de “campeonato” onde as equipas se defrontam por freguesias ou instituições, sempre num espírito de convívio e alegria.

Para além do Boccia, ao longo do ano, os utentes dos centros lúdicos têm oportunidade de desenvolver exercícios de ginástica de manutenção, jogos lúdicos, jogos tradicionais, bailes, caminhadas, exercícios de ginástica aquática na Piscina Municipal de Sernancelhe e participar em encontros desportivos.

A organização contou com a colaboração da Escola Profissional de Sernancelhe, cujos alunos dinamizaram o espaço saúde e de beleza, dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe e da Associação Mover Viseu.


FILANDORRA TROUXE “AUTO DA BARCA DO INFERNO” AOS ALUNOS DO 9º ANO DO AGRUPAMENTO E 10º ANO DA ESPROSER

FILANDORRA TROUXE “AUTO DA BARCA DO INFERNO” AOS ALUNOS DO 9º ANO DO AGRUPAMENTO E 10º ANO DA ESPROSER

Os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e os alunos do 10º ano da Escola Profissional de Sernancelhe assistiram, na manhã de 1 de fevereiro, no Auditório Municipal, à interpretação pela Filandorra – Teatro do Nordeste, da peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.
Levar Gil Vicente às escolas da região tem sido uma aposta da Filandorra, que ao longo dos anos tem vindo a teatralizar os textos vicentinos que integram os programas curriculares da disciplina de Português e mostrá-los ao público estudantil.

Pág. 1 de 4