sernancelhe

INAUGURADA NOVA SEDE DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SERNANCELHE E SARZEDA

Concretizou-se uma ambição antiga da União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda: a nova sede, no Centro Histórico da Vila. A cerimónia que simbolizou este momento decorreu na tarde de 20 de novembro, foi vivida intensamente pela população e constituiu uma homenagem aos presidentes de junta, aos membros dos executivos, à democracia e todos quantos dedicam as suas vidas à causa pública. José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, foi o convidado de honra e o seu nome ficará associado a esta obra que simboliza a importância do Poder Local para as populações.

Com uma chuva miudinha a marcar a tarde, a cerimónia começou na antiga sede, onde as bandeiras de Portugal, da União Europeia, do Município e da Freguesia desceram pela última vez os mastros, ao som da Banda Musical 81 de Ferreirim. Ao lado, de estandartes em riste, várias associações do concelho testemunharam o momento. Seria lido ainda um texto que homenageou o espaço e lembrou que ali foi a casa da democracia desde 1992.

Logo depois, e sempre com a Banda Musical 81 a liderar o cortejo, nova paragem em frente aos Paços do Concelho, onde mais um texto sobre o papel dos municípios e das freguesias foi enaltecido, recordando que uma das grandes conquistas do 25 de abril foi a proximidade entre eleitos e decisores políticos.

O Centro de Artes, casa da cultura, motivou nova paragem. Outro texto, outra mensagem, mais palavras de ordem sobre a importância que as autarquias têm no desenvolvimento cultural e na valorização da identidade dos territórios.

Tempo ainda para que, na varanda do Auditório Municipal, a Confraria da Castanha recordasse que ali foi a antiga câmara, ali se proclamou a República e que a democracia é o reflexo da vontade e da liberdade das pessoas.

O último momento seria já na nova sede da Junta de Freguesia. Primeiro com o hastear das bandeiras, depois com o descerramento da placa alusiva ao momento. Seguiram-se as intervenções, cabendo a Rafael Lopes, Presidente da União de Freguesias de Sernancelhe e Sarzeda, a recordar os presidentes de junta e executivos que, desde o 25 de abril, garantiram os atos democráticos na freguesia. Agradeceu ao Município por permitir que esta obra nascesse e demostrou a honra em que a inauguração seja feita pelo Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, um sinal de que a união é um dos valores mais estimados na Comunidade Intermunicipal do Douro.

Carlos Santos, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, elogiou todos quantos colaboraram para a concretização da obra de requalificação do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe e confirmou que é uma vontade do Município criar condições para que o Centro Histórico acolha cada vez mais pessoas e serviços e ganhe mais vida.

Já o Presidente da Câmara, Carlos Silva, reafirmou a ambição de Sernancelhe de continuar a querer fazer parte do futuro de Portugal. Com projetos inovadores, com ideias adaptadas aos tempos atuais e com sentido estratégico, Sernancelhe continuará a marcar o seu espaço na região e no País. Disse ainda que o convite ao colega Presidente da Câmara do Peso da Régua para presidir à inauguração da obra surge como forma de reconhecimento a quem luta e trabalha pelo território.