Convento cisterciense de Nossa Senhora da Assunção, em Tabosa do Carregal

Consignada a obra de requalificação da sacristia do Convento cisterciense de Nossa Senhora da Assunção, em Tabosa do Carregal

A Fábrica da Igreja do Carregal e a empresa Lusocol, Lda. assinaram, no dia 18 de setembro, a consignação da segunda fase da obra de requalificação no convento cisterciense de Nossa Senhora da Assunção, em Tabosa do Carregal, Concelho de Sernancelhe, operação financiada pelo QREN "Requalificação da Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção em Tabosa do Carregal – Programa Regional Operacional do Norte – Valorização Económica dos Recursos Específicos" e pelo Município de Sernancelhe.

Numa cerimónia realizada no coro baixo daquele tempo, foi recordada pelo Padre Rui Borges, Pároco da Tabosa do Carregal e pelo técnico da Direção Regional da Cultura do Norte, Fernando Ribeiro, a evolução dos trabalhos realizados, nos últimos dois anos, na Igreja do Mosteiro, sendo agora evidente a valorização do templo e a recuperação dos elementos arquitetónicos, devolvendo à população, ao Concelho e ao País um imóvel com inquestionável importância histórica e religiosa, integrado na Rota de Cister.

A segunda fase da obra, que vai incidir na sacristia, é o resultado de uma candidatura ao QREN, no valor de cerca de 45 mil euros, permitindo por em prática o projeto da autoria do arquiteto Jorge da Costa. A intervenção pretende recuperar o teto da sacristia, criar condições para arrumo de paramentaria, redefinição do espaço interior por forma a torná-lo mais funcional e apto para apoiar na realização das cerimónias religiosas, bem como para visitação.

Dentro de três meses deverá estar concluída a intervenção, cumprindo-se assim o desejo do povo da Tabosa do Carregal de que a obra fique à disposição de todos antes da festa da comunidade, no dia 2 de fevereiro.

O momento da consignação da obra foi, aliás, testemunhado pelos elementos da Fábrica da Igreja, pelos técnicos da Delegação da Cultura do Norte, pela Junta de Freguesia de Carregal e pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, que reconheceu estar ali também na condição de natural da freguesia de Carregal.

Tratando-se de uma segunda fase que começou com todo o trabalho na Igreja, o Presidente do Município de Sernancelhe, Carlos Silva, agradeceu à Direção Regional da Cultura do Norte pelo trabalho e por toda a colaboração que tornou possível que "este património histórico pudesse ser legado às gerações vindouras devidamente recuperado e preservado".

Por fim, o edil deixou a garantia de que, para além do apoio financeiro para a concretização desta segunda fase, o Município disponibilizará os seus técnicos e os meios necessários para que, em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte e com a Fábrica da Igreja de Carregal, a obra fique concluída dentro do prazo previsto e respeitando o preconizado pelo projetista.

O Presidente da Câmara, Carlos Silva Santiago, deixou ainda a certeza de que uma outra intervenção, esta da inteira responsabilidade do município, irá avançar brevemente e permitirá a requalificação e embelezamento dos espaços envolventes à igreja, completando-se assim o conjunto de obras em redor do Convento e Igreja de Nossa Senhora da Assunção, um templo inserido na Rota do Douro Religioso.

 


 

Imprimir

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

logo biblioteca