Jacou distinguiu com a Medalha da Cidade José Mário Cardoso, antigo Presidente da Câmara de Sernancelhe

A cidade de Jacou, no sul de França, com a qual Sernancelhe estabeleceu uma geminação em 1999, entregou, no dia 14 de setembro de 2014, a Medalha da Cidade a José Mário de Almeida Cardoso, antigo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, durante uma cerimónia de homenagem àquele que foi um dos impulsionadores desta ligação entre os dois concelhos, ligação que perdura há 15 anos.

Respondendo ao convite do Município de Jacou, uma comitiva de Sernancelhe deslocou-se àquela cidade francesa para participar numa homenagem de inteira justiça e reconhecimento para com quem, tal como Jean Castet, o edil francês falecido há sensivelmente um ano, tiveram o arrojo de assumir que era possível com a geminação criar um intercâmbio social, cultural, desportivo, educacional e até económico profícuo para ambas as comunidades.

O local escolhido para a homenagem foi um dos símbolos de Jacou, o Terraço do Castelo de Bocaud, onde o Presidente da Câmara local, Renaud Calvat, seguiu as regras protocolares de atribuição da distinção a José Mário Cardoso, numa cerimónia que ficou marcada pelas palavras do anfitrião, Renaud Calvat, da Presidente do Comité de Geminação, Françoise Péril, mas, em particular, pelos discursos de grande profundidade, reconhecimento e agradecimento, tanto do Presidente do Município de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, como do homenageado José Mário Cardoso.

Impossível de ocultar durante a cerimónia foi a figura de Jean Castet, o homem que assinou, em 25 de setembro de 1999, com José Mário Cardoso, o protocolo que uniu os dois povos. Por isso, Carlos Silva Santiago lembrou-o durante o seu discurso, comparando-o, na sua capacidade de liderar e sentido visionário, a José Mário Cardoso. O edil frisou ainda que se sentia reconhecido a Jacou e agradeceu, em nome do povo de Sernancelhe, pela distinção concedida ao antigo Presidente da Câmara, Dr. José Mário de Almeida Cardoso.

Quem também não escondeu a sua alegria e emoção foi o homenageado, que lembrou o percurso de 15 anos em que os povos de Jacou e Sernancelhe caminham lado a lado e de tantos momentos bonitos e produtivos que foram conseguidos. Agradeceu a Jacou e também a Carlos Silva Santiago, atual Presidente, que acompanhou o evoluir da geminação durante muitos anos nas suas funções de Vereador da Cultura.

Cumprindo-se o ritual protocolarmente estabelecido, o Presidente Renaud Calvat entregou a Medalha a José Mário Cardoso e, logo depois, assinou, com Carlos Silva Santiago, a renovação da Geminação, um sinal claro de que a união é para perdurar, como é desejo de ambos os povos.

José Mário Cardoso, Aquilino Ribeiro e a cultura de Sernancelhe

A ida à França para homenagear José Mário Cardoso aconteceu envolta em várias e felizes coincidências. A primeira foi porque Sernancelhe foi convidado de honra para participar na exposição intitulada "A Alameda dos Artistas", no Parque Bocaud, com trabalhos de autores concelhios de escultura, fotografia e artes plásticas, representando o que de melhor se faz no Concelho e a qualidade de pessoas que, sendo amadoras, criam arte com muito gosto e orgulho. Referir que neste grande certame, que acontece em Jacou uma vez por ano, participaram 95 artistas do sul de França.

Montada a exposição de Sernancelhe, procedeu-se à inauguração, tendo cabido ao Vereador Armando Mateus apresentar os artistas do concelho e as suas peças, reafirmando, a este propósito que, as obras trazidas de Portugal são a prova de que a arte é uma linguagem universal.

A outra feliz coincidência desta viagem a Jacou foi a comemoração dos 129 anos do nascimento do escritor Sernancelhense Aquilino Ribeiro, precisamente no dia 13 de setembro. E que melhor forma de o fazer do que com uma conferência, em francês, protagonizada por Paulo Neto, professor, admirador e reconhecido divulgador da obra do Mestre das Terras do Demo, em que explicou, na sala de espetáculo a "Passerelle, quem foi e a obra que legou o grande escritor português.

Coube depois ao Vereador Armando Mateus a apresentação da agenda cultural do Concelho ao longo do ano. Elencando os principais eventos, lançou o desafio a Jacou para que possa ser desencadeado um projeto comunitário de promoção dos eventos mais relevantes de cada Concelho, garantindo assim intercâmbios culturais de grande qualidade para ambos os países, projeto que poderá ser extensivo, por exemplo, a Moudon, Suíça, onde reside uma importante comunidade sernancelhense e com quem mantemos uma relação de grande proximidade.

Recordar a memória de Jean Castet

Ao longo dos dois dias em que a comitiva esteve em Jacou foi intensa a participação nos principais momentos culturais, sociais e económicos. Depois de uma visita ao Complexo Desportivo Las Bouzigues e a visita ao Torneio de Ténis de Jacou, houve tempo para conhecer os pomares do Carbet/Bernard Thibaut, espaço onde o sentido de horta comunitária ganha agora novo fôlego com a plantação de diversas espécies de árvores de fruto para que, no futuro, possam ser consumidos pela população local.

Logo depois foram depositados ramos de flores na campa onde está sepultado Jean-Marcel Castet, no cemitério de Draye, um gesto que foi também uma homenagem a um autarca reconhecido como determinante na história de Jacou.

Para finalizar a visita por terras francesas, a comitiva teve ainda a oportunidade de visitar o Castelo de Castries e a manada Vitou, uma experiência única para percebermos o que é a tradição camarguesa.

s2smodern