Faia recebeu, durante a manhã de 28 de maio, mais de 150 pedestrianistas

MAIS DE 150 PESSOAS NA CAMINHADA DOS CENTROS LÚDICOS PELO TRILHO DA FAIA

O Trilho da Faia recebeu, durante a manhã de 28 de maio, mais de 150 pedestrianistas dos centros lúdicos de Granjal, Lamosa, Sarzeda, Tabosa da Cunha, Vila da Ponte, Seixo, Penso e Sernancelhe, no âmbito do programa "Mexa-se", dinamizado pela Câmara Municipal e que contou com o apoio dos alunos dos cursos de Saúde da Escola Profissional.

O programa "Mexa-se", dedicado à promoção de atividades desportivas para a população mais idosa, consiste na oferta de exercícios e aulas coordenadas pelo professor de Educação Física da Câmara, que procuram contribuir para a saúde física e mental, quer de quem está institucionalizado quer de quem vive só.
Por isso, o Trilho da Faia, percurso com cerca de três quilómetros e meio de extensão, considerado pequena rota, por estrada alcatroada, caminhos calcetados e de terra batida, com duração de 45 a 60 minutos e de grau de dificuldade baixo, revelou-se ideal para a franja da população dos centros lúdicos.
A estas caraterísticas, o Trilho da Faia alia vários pontos de interesse. Tendo como início e fim o Centro Interpretativo da Aldeia da Faia, este percurso leva os caminhantes pela margem esquerda do Távora até ao ponto de observação da necrópole de 16 sepulturas antropomórficas. A Capela de Nosso senhor da Aflição é outro local de reconhecido interesse na aldeia, de onde é possível observar-se a antiga e a nova Faia através das marcas na paisagem e dos edifícios que fizeram a transição. As ruelas e o património arquitetónico da aldeia da antiga Faia merecem igualmente destaque nesta "viagem", sem esquecer o enquadramento extraordinário que moldura toda a comunidade faiense.

s2smodern