IV Encontro Nacional de Concertinas

IV Encontro Nacional de Concertinas trouxe a Sernancelhe 33 grupos de tocadores de todo o País

Pelo quarto ano consecutivo, o Expo Salão Sernancelhe recebeu o Encontro Nacional de Concertinas. Organizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda – Tocadores de Concertinas Terra da Castanha, com o apoio da Associação Sementes da Terra, do Município de Sernancelhe e da Caixa de Crédito Agrícola do Vale do Távora e Douro, o evento aconteceu no dia 22 de março de 2013 e trouxe a Sernancelhe 33 grupos de tocadores de todo o País, mais de meio milhar de concertinistas.

Tendo como objetivo principal dinamizar culturalmente o Concelho, a organização procurou também divulgar a concertina como instrumento da moda, que esteve quase extinto e que hoje é tocado regularmente por mais de duas centenas de pessoas só no concelho, em boa parte crianças e jovens. Aliás, a própria Associação promotora do evento, da qual fazem parte "Os Tocadores de Concertinas Terra da Castanha", é o melhor exemplo de como foi possível revitalizar a concertina e cativar jovens para aderirem ao grupo, desdobrando-se hoje em atuações por todo o país.

Do programa do IV Encontro Nacional, para além da receção aos concertinistas junto à Câmara Municipal pelas 14:00 horas e uma fotografia de grupo, constou o já célebre desfile dos grupos pela avenida principal até ao Expo Salão. Foi naquele local que atuaram os grupos e, logo depois, todos os tocadores presentes atuaram em conjunto. Muita música, muitas demonstrações da cultura popular portuguesa, de diversas regiões do País, foi o que trouxe este IV Encontro Nacional de Concertinas, que encerrou com a atuação bem animada do grupo "Minhotos Marotos".

s2smodern