tabosa cunha IMG 0321

Inaugurada a requalificação do Largo da Fonte de Sto. António, na Tabosa da Cunha

Nuno Gonçalves, Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, foi a personalidade convidada pela Junta de Freguesia de Cunha para a inauguração da requalificação do Largo da Fonte de Stº António, na Tabosa da Cunha, localidade anexa da freguesia de Cunha, ao final da tarde de 15 de junho.

Coincidindo com o Dia de Santo António, o povo da Tabosa marcou encontro para a tradicional missa na Igreja da Aldeia, a poucos metros do Largo. Entretanto, estavam já em preparação as tradicionais sardinhas assadas para o convívio de final de tarde. Terminada a missa, decorreu a bênção do Largo pelo Padre Aniceto, pároco da Tabosa, que emprestou grande solenidade ao momento.

Seguiu-se a intervenção de Luís Carlos Santos, representante da Tabosa, do Presidente da Junta de Freguesia de Cunha, Manuel Frias e do Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago. O autarca sernancelhense agradeceu ao povo da Tabosa por se associarem a este momento e lembrou que “a dimensão das obras mede-se pela importância que elas têm para as pessoas. E este Largo de Santo António, cujo projeto de arquitetura é da autoria de pessoas da terra, é um bom exemplo de obra pequena que diz muito a todos os habitantes da aldeia”.

Nuno Gonçalves, Vice-presidente da CIMDOURO e Presidente do Município de Torre de Moncorvo, agradeceu o convite para se associar a este momento. Confessando-se honrado com a oportunidade, elogiou a obra, o sentido comunitário que tem e a vontade de todos para que se concretizasse.

Com um custo final de 59.068,25 euros, suportados integralmente pelo Município de Sernancelhe, a obra incidiu na preservação da fonte de mergulho, na valorização do tanque público, no embelezamento do espaço envolvente e na colocação de mobiliário urbano que tornasse o Largo num lugar de lazer e um ponto de encontro das gentes da Tabosa.

Há muito ambicionada por todos os tabosenses, a requalificação do largo era uma urgência, pois o tanque público é utilizado com regularidade e necessitava de uma intervenção, principalmente para escamento de águas e ao nível da cobertura. Foi esse o propósito do Município, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cunha, que encomendaram um projeto de arquitetura que visasse encontrar soluções atuais e eficazes e, ao mesmo tempo, que respeitassem a história secular da Fonte de Mergulho.

O resultado corresponde ao esperado e o Largo da Fonte de Stº António é agora um espaço de evidente simplicidade e de grande beleza. A Fonte de Mergulho lá está, mais visível e protegida, o tanque passou a ser totalmente em granito amarelo, aproveitando a água que escorre da fonte. Há ainda um espaço amplo para lavadouro e o problema da água no chão foi solucionado. A cobertura é agora metálica, com uma parte central tapada e as laterais abertas para permitir a entrada da luz.

Mas verdadeiramente interessante foi o espaço ter dado lugar a uma Praça. Tal foi possível com a substituição dos cubos de granito por lajetas em granito, com a colocação de letras metálicas com a toponímia do lugar e mobiliário em madeira e ferro, nomeadamente um banco e uma papeleira.

O Largo da Fonte de Stº António é agora um ponto de encontro onde dá vontade de estar. O ruído provocado pela água sempre a correr, os castanheiros e a colina do Monte Pereiro são o cenário que dali se contempla.