DIA MUNDIAL DO LIVRO

NO DIA MUNDIAL DO LIVRO OS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS APRESENTAM O LIVRO “A CASA EM QUE NASCI, MARIANINHA… E DEPOIS…”

Dois anos depois de assinarem o projeto “Havia três dias e três noites… e depois…”, os alunos de todas as turmas do 1º ano ao 9º ano do Agrupamento Padre João Rodrigues, de Sernancelhe, reservaram para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor a apresentação online, e também áudio, da obra “A casa em que nasci, Marianinha… e depois”, um projeto organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e pela Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, no âmbito da Semana da Leitura. O livro está disponível para consulta no link

Inspirado no “Livro da Marianinha”, do escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, o livro em que os autores dos textos são os alunos do Agrupamento, e são também eles que dão voz às diversas passagens do mesmo, conta com ilustrações de Maria Keil e resulta do envolvimento da comunidade escolar que, mesmo tendo estado em isolamento e com aulas à distância, manteve o propósito de ler Aquilino, trabalhar Aquilino e escrever sobre este autor que é uma referência da literatura portuguesa do século XX.

E se a primeira parte deste projeto, de 2019, teve por base o “Romance da Raposa” e foi prefaciado por Paulo Neto, Diretor da Revista “aquilino”, “A casa em que nasci, Marianinha… e depois” bebeu inspiração “No livro da Marianinha”, que Aquilino Ribeiro dedicou à neta Mariana, e que congrega lengalengas e toadas infantis em prosa rimada, de características muito rurais, precisamente do meio de onde Aquilino era oriundo.

Com esta obra dos alunos do Agrupamento cumpre-se assim o propósito da Escola e do Município de trazer Aquilino Ribeiro para o contexto das aulas e, com o envolvimento dos docentes, da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal manterem vivo e vibrante este importante autor português, cuja naturalidade é o nosso Concelho, mais exatamente a freguesia de Carregal.

Neste dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues e a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira destacam ainda a iniciativa “De Livro na Mão”, em que durante a semana da leitura, os alunos caracterizaram-se de um escritor e leram um poema ou um trecho de uma das obras do escritor escolhido.

Veja o trabalho dos nossos pequenos/grande autores em: