POVO DE CHOSENDO FESTEJA SANTA BÁRBARA HÁ 15 ANOS

Foi há precisamente 15 anos que a Junta de Freguesia de Chosendo iniciou o ritual de, a cada dezembro, festejar a Santa Bárbara. E tal só foi possível graças ao trabalho da Junta de então, do povo e do Município, que recuperaram a capela pousada no monte sobranceiro à aldeia, criaram acessos condignos, um ponto de água e as indispensáveis condições para potenciar o culto religioso. Contudo, foi a resposta do povo que mais surpreendeu tudo e todos, pois, por sua vontade, nasceu em Chosendo uma festa comunitária, um convívio de Natal antecipado e um símbolo da união entre todos. Foi assim há 15 anos e foi assim no dia 8 de dezembro de 2019.

Este ano nada podia ser diferente. A começar pelo tom de festa que junto à Igreja de Chosendo ganhou forma a meio da manhã. Pouco depois saiu a procissão rumo à capela de Santa Bárbara. O dia estava escuro e o bom senso aconselhava a companhia de um guarda-chuva, até porque é raro o ano em que a festa não fica marcada por chuva e muito frio. Rapidamente se alcançou o alto da serra, onde a missa foi escutada por todos os presentes com particular atenção. Padre Moura, o pároco que acompanha a Festa de Santa Bárbara desde o primeiro ano, lembra a união e a determinação do povo de Chosendo em celebrar esta sua Santa, enaltecendo todos por continuarem a cumprir a tradição.

Entretanto, e já com a chuva a cair, foi tempo de todos se encaminharem para a sede da Junta, onde decorreu a segunda parte desta jornada de convívio. E aqui ficou bem visível o trabalho das doceiras de Chosendo, que confecionaram dezenas de sobremesas para que agora pudessem ser partilhadas por todos. O prato principal foi feijoada. A sopa de feijoca abriu os apetites, ela que é uma espécie de bilhete de Identidade de Chosendo, pois é com esta sopa que participa todos os anos, e com muito sucesso, no Festival de Sopas, em Sernancelhe.

Tempo ainda para os discursos, cabendo ao Padre Moura a mensagem inicial, tendo intervindo ainda Marco Proença, Presidente da Assembleia de Freguesia de Chosendo, Irene Proença, Presidente da Junta de Freguesia e Carlos Santos, Vice-Presidente do Município de Sernancelhe.