FESTA DA CASTANHA DE SERNANCELHE

PRESIDENTE DO TURISMO DO PORTO E NORTE NA ABERTURA OFICIAL DA FESTA DA CASTANHA DE SERNANCELHE

É notória a importância dos eventos para a promoção turística dos lugares e dos territórios. Há acontecimentos que se destacam pela autenticidade, por conseguirem valorizar e promover tradições e por proporcionarem experiências inesquecíveis aos visitantes. A Festa da Castanha de Sernancelhe, que este ano completa 27 edições, é um desses exemplos de evento com história, com cultura e com potencial turístico inquestionável, pois foi vital para a valorização do fruto castanha e para o seu posicionamento no País. O impacto turístico, a importância económica regional e o reconhecimento do trabalho feito chega já no próximo dia 25 de outubro, pelas 18:00 horas, quando o Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Martins Pedro Martins, abrir oficialmente a Festa da Castanha.

Depois da abertura oficial do certame, cumprir-se-á a tradição da visita aos stands e à exposição de equipamentos e máquinas do setor agrícola. Ainda no dia 25, e já com a animação tradicional a preencher o Expo Salão, será a vez dos sabores de castanha serem comprovados, com a sessão de showcooking “iguarias de outono com castanha”. Este dia encerrará com o espetáculo pelo Grupo Teletuna, de Viseu.

O dia 26 amanhecerá com o desporto, mais exatamente com o 3º Passeio Equestre e o trail e caminhada pela Rota da Castanha e do Castanheiro.

A manhã será de competição para escolher a melhor castanha DOP Soutos da Lapa e o melhor doce de castanha. Para fechar, nada melhor do que mais uma sessão de showcooking “doces e doçuras de castanha”. Ao início da tarde, e já com o Juntos em Festa, da TVI, a mostrar Sernancelhe para o País e para o Mundo, numa transmissão em direto de seis horas, começará a animação com tocadores de concertinas e fado à desgarrada. Ao longo da tarde subirão ao palco central do Expo Salão as Concertinas Águias Vermelhas, da Carneca da Caparica, o Grupo Girafoles, os Cantares ao desafio de Maria do Carmo e Américo Silva. Para fechar será o concerto da Banda Polk, um grupo com fortes influências da música folk, celta e tradicional Irlandesa proporcionado um espetáculo denominado “Folk do Arco do Atlântico” que passa por sonoridades de países e regiões como a Irlanda, Escócia, Bretanha, Galiza e Portugal.

O domingo, 27, será marcado pela 12ª edição do Passeio BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro. À tarde chegará a desgarrada minhota com Pedro Cachadinha, Naty Vieira & Amigos. O Rancho Folclórico das Arnas e o Rancho Folclórico de Sernancelhe proporcionarão momentos musicais e etnográficos ao redor da castanha e, para o final serão reservados os prémios de melhor castanha, melhor doce e melhor montra de castanha.