logosrn topo

Comemorações do 25 de abril

Webmail Município de Sernancelhe

25 abril foto

Sernancelhe distinguiu Aquilino Ribeiro Machado e Carlos Duarte Oliveira no 25 de abril. Paulo de Carvalho e o Conservatório de Música de Ferreirim atuaram no Expo Salão

No dia em que se assinalaram 48 anos decorridos do 25 de abril de 1974, o Município de Sernancelhe distinguiu com a Medalha de Honra do Concelho Aquilino Ribeiro Machado, neto do escritor Aquilino Ribeiro, e Carlos Duarte Oliveira, antigo Secretário de Estado da Agricultura, antigo Deputado da Assembleia da República e antigo quadro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. A cerimónia, que decorreu no espaço exterior ao Município, teve ainda como ponto alto o concerto de Paulo de Carvalho com a Orquestra do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, no Expo Salão.

À semelhança do que acontece há cerca de uma década, o Município de Sernancelhe homenageou no Dia da Liberdade personalidades que deram, e continuam a dar, um contributo relevante ao seu desenvolvimento, são agentes de progresso e, pelos seus feitos, merecem ser distinguidos e inscritos na história concelhia.

São os casos dos homenageados nesta edição do 25 de abri. O dinamismo cultural e a afirmação de Sernancelhe também como a Terra de Aquilino Ribeiro, tem tido em Aquilino Ribeiro Machado um extraordinário colaborador, sempre disponível para participar nas mais diversas atividades, de que são exemplificativas a parceria com a Revista Aquilino, os colóquios Aquilino Letras e Terra, as comemorações do Centenário da Obra Terras do Demo e também a reedição das obras esgotadas de Aquilino Ribeiro, fruto do relacionamento que o Município mantém com a Editora Bertrand.

Foi igualmente homenageado o Eng.º Carlos Duarte, alto quadro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, antigo deputado na Assembleia da República e antigo Secretário de Estado Adjunto da Agricultura, Pescas e Floresta. Carlos Duarte foi determinante para que várias infraestruturas e equipamentos de que hoje usufruímos no nosso Concelho obtivessem reconhecimento e financiamento da Comunidade Europeia, como foram a Bio Interpretação da Rede Natura de Lamosa, o Parque Empresarial do Picoto, em Ferreirim, o Açude do Távora e o Centro Escolar de Sernancelhe, que permitiu ao Concelho dispor de um Agrupamento de Escolas, onde hoje o ensino é proporcionado às nossas crianças desde o primeiro ciclo do ensino básico.

As comemorações do 25 de abril ocuparam toda a manhã, começando pelas 9:30 horas, em frente aos Paços do Concelho, com a guarda de Honra pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores na rotunda de homenagem aos Combatentes do Ultramar, o hastear da Bandeira Nacional e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Musical 81 de Ferreirim. Logo depois procedeu-se à leitura de poemas de abril por crianças do Concelho, intervenções dos partidos políticos com assento na Assembleia, dos distinguidos, depois pelo momento solene de aposição das medalhas e entrega de certificados, culminando com discursos do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal. O Expo Salão recebeu a segunda parte da cerimónia com o Concerto Paulo de Carvalho e da Orquestra do Conservatório Regional de Música de Ferreirim.

Proteção Civil Sernancelhe

gtf