logosrn topo

Webmail Município de Sernancelhe

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE LAMOSA COMEMOROU 30 ANOS

O Centro Social e Paroquial de Lamosa assinalou, no dia 20 de março, 30 anos de existência. Numa cerimónia singela mas muito emotiva, os responsáveis daquela instituição de solidariedade social abriram as portas da instituição à população e, na companhia dos utentes, recordaram, com imagens e vídeos, o percurso de sucesso efetuado desde 1992. O momento foi ainda aproveitado para a inauguração de uma escultura que testemunha a efeméride e para todos ficarem a conhecer as modernas instalações de que dispõe na atualidade.

Sob a presidência de Joaquim Dionísio, que também é Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, e Direção Técnica de João Paulo Lacerda, o Centro Social e Paroquial de Lamosa acolhe, neste momento, 34 utentes, de Sernancelhe e de vários concelhos limítrofes. 21 funcionários garantem a qualidade e conforto a todos os utentes, continuando a promover a diferenciação do Lar de Lamosa como instituição moderna e que proporciona todas as condições a quem ali reside.

E foram precisamente essas qualidades que foram enaltecidas por Joaquim Dionísio, por Francisco Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Lamosa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva, e pelo Vigário-Geral da Diocese de Lamego, Joaquim Dias Rebelo. Enaltecendo o passado da instituição como forma de explicar o presente e perspetivar o futuro, foram unânimes em considerar que o Centro Social e Paroquial de Lamosa continuará a ser uma instituição muito importante na resposta social à população, como aliás demonstrou no contexto difícil e exigente da Pandemia da Covid-19.

Depois das intervenções, a cerimónia decorreu no exterior, onde a escultura de granito foi inaugurada pelos convidados e por uma pessoa especial: o Sr. Isaac, utente do Lar com 101 anos. Coube, de seguida, a Paulo Albino, a explicação do sentido artístico da escultura e do simbolismo que transmite a quem a contemplar. No final, o Pe. Alves Amorim contou os parabéns à Instituição e brindou-se ao sucesso de uma instituição que promete continuar empenhada na missão social que esteve na sua origem.

UMA HISTÓRIA COM 30 ANOS

Em 19 de março de 1992 foi inaugurado o primeiro Centro de Dia de Lamosa, que funcionou nas instalações da Casa do Povo, cedidas pela Junta de Freguesia. A ideia surgiu da constatação de que na aldeia “havia muita gente idosa e sem apoio”, fruto da emigração dos filhos para vários destinos da Europa.

Estiveram ligados ao processo, desde o início, Aníbal Oliveira, o Presidente da Junta de Lamosa, Abraão Figueiredo, o Vice-presidente Diamantino Frias e o Sr. Padre Lucas (na altura pároco de Lamosa) e, mais tarde, o Padre Amorim.

Dada a exiguidade e falta de condições da então Casa do Povo, os lamosenses empenharam-se para conseguir as verbas necessárias para a construção de um novo lar. A obra ficaria marcada pela enorme adesão dos populares e da comunidade espalhada pelo país, como noticiou o Jornal de Notícias daquela época. Em Lisboa, no teatro Maria Matos, foi organizado um espetáculo de angariação de fundos, que envolveu a Câmara de Lisboa, a Rádio Renascença e artistas como Paulo Gonzo, Carlos Vidal (Avô Cantigas), os Onda Choque, entre outros, que atuaram gratuitamente em favor da causa do novo Lar de Lamosa;

O custo total do novo lar foi de 63 mil contos (126 mil euros). O maior contributo veio de donativos (41 mil contos), o que é revelador da vontade do povo de Lamosa em ter esta obra. A inauguração do novo edifício (no lugar onde ainda hoje se encontra) aconteceu no dia 18 de agosto de 1998.

Proteção Civil Sernancelhe

gtf